Manteiga Vegana Caseira



Manteiga Vegana Caseira
20 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 1/2 xícara de leite de soja sem açúcar
  • 2 colheres de chá de vinagre de maçã
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de lecitina de soja líquida

Modo de Preparo:
  • Em uma panela pequena, leve o óleo de coco ao fogo baixo até derreter completamente. Desligue o fogo e reserve.
  • Em uma tigela, misture o leite de soja com o vinagre de maçã. Deixe descansar por alguns minutos até formar grumos.
  • No liquidificador, coloque o leite coagulado, o sal, o óleo de coco derretido, o azeite e a lecitina de soja. Bata por cerca de um minuto ou até ficar bem homogêneo.
  • Despeje a mistura em uma forma quadrada forrada com papel manteiga. Alise a superfície com uma espátula e leve à geladeira por pelo menos 40 minutos ou até endurecer.
  • Retire a forma da geladeira e desenforme a manteiga sobre uma tábua. Corte em pedaços do tamanho que desejar e guarde em um recipiente fechado na geladeira por até duas semanas.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Manteiga Vegana Caseira

Olá, neste post eu vou te ensinar como fazer uma receita de manteiga vegana caseira, que é uma ótima alternativa para quem não consome produtos de origem animal.

A manteiga vegana é feita com ingredientes naturais e saudáveis, como óleo de coco, leite vegetal, vinagre de maçã e sal. Eu sei que os ingredientes são um pouco caro, mas jogando na ponta do lápis sai mais barato fazer uma versão caseira em casa do que comprar no supermercado.

Além do mais, rende bastante e ela tem uma textura cremosa e um sabor suave, que combina com pães, torradas, bolos e outras receitas. Você pode variar o sabor adicionando ervas, alho, manjericão ou outros temperos de sua preferência.

Eu aprendi essa receita num canal do YouTube vegano que me mostrou como é fácil e rápido preparar a manteiga em casa. Você só precisa de um liquidificador, uma forma e uma geladeira. Em menos de uma hora, você tem uma manteiga vegana caseira e deliciosa. Que tal experimentar essa receita hoje mesmo?

Informações Nutricionais

Valores nutricionais para uma porção padrão de 10g da receita de manteiga vegana, baseada nos ingredientes usados acima.

  • Valor energético: cerca de 78 kcal
  • Carboidratos: 0 g
  • Proteínas: 0 g
  • Gorduras totais: cerca de 8,7 g
  • Gorduras saturadas: cerca de 4,5 g
  • Gorduras trans: 0 g

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de espera: 40 minutos na geladeira

Essa receita rende cerca de 200 gramas de manteiga vegana, que pode servir até 20 porções.


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Outra dica: Se você quer variar o sabor da sua manteiga vegana, pode experimentar alguns ingredientes diferentes que vão dar um toque especial à sua receita. Aqui vão algumas ideias:

Manteiga vegana de coco: substitua o óleo de coco por leite de coco e adicione um pouco de açúcar demerara para uma manteiga mais doce e aromática.

Manteiga vegana de couve-flor: substitua as castanhas de caju por couve-flor cozida e adicione psyllium para dar mais consistência. Essa é uma opção mais leve e com menos calorias.

Manteiga vegana de ervas: adicione ervas frescas picadas, como salsa, cebolinha, manjericão ou orégano, à receita básica de manteiga vegana. Essa é uma ótima opção para temperar pães, torradas ou massas.

Dicas e Observações de Segurança

Para fazer a sua manteiga vegana com sucesso e segurança, é importante seguir algumas dicas e observações:

Escolha um óleo vegetal de boa qualidade e que não tenha um sabor muito forte. O óleo de coco é uma boa opção, pois tem uma textura firme quando refrigerado e um sabor suave. Outras opções são o óleo de girassol, o óleo de canola ou o azeite de oliva.

Hidrate bem as castanhas de caju antes de bater no liquidificador. Isso vai facilitar o processo e deixar a sua manteiga mais cremosa. Você pode deixá-las de molho na água por cerca de 12 horas ou cozinhar na água fervente por cerca de 15 minutos.

Use um liquidificador potente para bater todos os ingredientes até ficarem bem homogêneos. Se o seu liquidificador não for muito forte, você pode precisar parar algumas vezes e raspar as laterais do copo com uma espátula.

Adicione o vinagre de maçã e o sal aos poucos e prove a sua manteiga para ajustar o sabor ao seu gosto. O vinagre vai dar um toque ácido que lembra o sabor da manteiga tradicional, enquanto o sal vai realçar o sabor dos outros ingredientes.

Use uma forma de silicone ou um pote com tampa para guardar a sua manteiga vegana na geladeira. Isso vai facilitar na hora de desenformar ou servir a sua manteiga. Você também pode usar forminhas individuais para fazer porções menores.

Mantenha a sua manteiga vegana sempre refrigerada para evitar que ela derreta ou estrague. A validade da sua manteiga vai depender dos ingredientes usados, mas em geral ela dura de 2 a 3 semanas na geladeira. Você também pode congelar a sua manteiga por até 3 meses, mas lembre-se de descongelar na geladeira antes de usar.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita de manteiga vegana, então separamos as principais para você. Veja as perguntas e respostas abaixo:

A manteiga vegana é saudável?

Na verdade é uma opção mais saudável do que a manteiga de origem animal, pois não contém colesterol, lactose ou gorduras trans. Além disso, ela é rica em gorduras insaturadas, que são benéficas para a saúde cardiovascular e o controle do colesterol.

No entanto, isso não significa que ela possa ser consumida sem moderação, pois ela ainda é um alimento calórico e gorduroso. O ideal é consumir a manteiga vegana com equilíbrio e dentro de uma alimentação variada e balanceada.

A manteiga vegana tem o mesmo sabor da manteiga tradicional?

A manteiga vegana não tem o mesmo sabor da manteiga tradicional, pois ela é feita com ingredientes diferentes. No entanto, ela tem uma textura e uma cor similares à margarina e um sabor suave e agradável. Você pode saborizar a sua manteiga vegana com ervas, especiarias, alho ou outros ingredientes para deixá-la mais gostosa e aromática.

A manteiga vegana serve para cozinhar?

Serve para cozinhar sim, pois ela tem uma boa resistência ao calor e não queima facilmente. Você pode usar a manteiga vegana para refogar, assar, fritar ou grelhar alimentos, assim como faria com a manteiga tradicional. Ela também serve para fazer bolos, tortas, biscoitos ou outras receitas que levam manteiga na massa ou na cobertura.

A manteiga vegana é cara?

A manteiga vegana não é cara se você fizer em casa, pois os ingredientes usados são simples e acessíveis. Você pode encontrar óleo de coco, castanhas de caju, leite vegetal e outros ingredientes em supermercados, lojas de produtos naturais ou pela internet.

O custo da receita vai depender da quantidade e da qualidade dos ingredientes que você usar, mas em geral ela sai mais barata do que comprar uma manteiga vegana pronta.

A manteiga vegana é fácil de fazer?

É fácil de fazer sim, pois ela não requer nenhum equipamento especial ou técnica complicada. Você só precisa de um liquidificador potente para bater todos os ingredientes até ficarem bem cremosos e homogêneos. Depois é só colocar em uma forma ou um pote e levar à geladeira para endurecer. Em poucas horas você terá uma manteiga vegana deliciosa e caseira.

Curiosidades dessa Receita

Para deixar essa receita de manteiga vegana ainda mais interessante, vamos compartilhar algumas curiosidades sobre ela. Veja a seguir:

A origem da manteiga vegana

A manteiga vegana é um produto relativamente novo no mercado, mas a ideia de substituir a gordura animal por gordura vegetal já existe há muito tempo. A primeira margarina foi criada em 1869 pelo químico francês Hippolyte Mège-Mouriès, que usou óleo de vaca e leite desnatado para produzir uma pasta amarelada que imitava a manteiga. Essa invenção foi motivada por um concurso promovido pelo imperador Napoleão III, que buscava uma alternativa mais barata e durável para alimentar as tropas francesas. Com o passar do tempo, a margarina foi sendo aprimorada e passou a usar óleos vegetais em sua composição, como o óleo de palma, o óleo de soja e o óleo de girassol. No entanto, somente no século XXI surgiram as primeiras marcas de margarina totalmente veganas, que não levam nenhum ingrediente de origem animal.

Os benefícios do óleo de coco

Usamos o óleo de coco na receita de manteiga vegana, que é um dos ingredientes da manteiga vegana. O óleo de coco tem ação antibacteriana, antifúngica e antiviral, melhora o metabolismo e a queima de calorias, reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, hidrata a pele e o cabelo e protege a saúde cerebral.

No entanto, o óleo de coco é calórico e gorduroso, e deve ser consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada. O excesso de óleo de coco pode causar aumento do colesterol total, ganho de peso e problemas digestivos.

 

Pronto! Agora você já sabe como fazer manteiga vegana em casa. Espero que você tenha gostado dessa receita e que se divirta fazendo-a. Se você quiser ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog Naoca. Até a próxima!




Você Comentou Este Artigo
  1. Marirose disse:

    Boa tarde
    Eu gostaria de umas informações sua a respeito da manteiga vegana, pode ser? Se puder falar comigo via zapp eu agradeceria. Fico aguardando a sua resposta. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Vegetariano e Vegano


Como Fazer Manteiga Vegana Caseira

nuggets vegano

Nuggets Vegano


Mais Recentes


Patê de Salsicha

Patê de Salsicha

Peixe Cozinho

Peixe Cozinho