Sopa de Legumes Simples e Nutritiva



Sopa de Legumes Simples e Nutritiva
6 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 4 batatas médias descascadas e picadas
  • 2 cenouras médias descascadas e picadas
  • 1 abobrinha média lavada e picada
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 2 litros de água fervente
  • 2 tabletes de caldo de legumes
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada para decorar (opcional)

Modo de Preparo:
  • Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados, mexendo de vez em quando. Adicione a batata, a cenoura e a abobrinha e refogue por mais alguns minutos, mexendo bem para envolver os legumes no óleo.
  • Dissolva os tabletes de caldo de legumes na água fervente e despeje sobre os legumes na panela. Se necessário, acrescente mais água até cobrir todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem.
  • Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até que os legumes estejam macios.
  • Desligue o fogo e transfira a sopa para um liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo. Se preferir, deixe alguns pedaços de legumes inteiros para dar mais textura à sopa.
  • Volte a sopa para a panela e aqueça novamente em fogo baixo, ajustando o sal e a pimenta se necessário. Sirva a sopa em pratos fundos ou tigelas, decorando com salsinha picada se desejar. Aproveite!

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Sopa de Legumes Simples e Nutritiva

Você está procurando uma receita de sopa de legumes simples e nutritiva para fazer em casa? Então você veio ao lugar certo! Vou te ensinar como fazer essa delícia que é perfeita para os dias frios ou para quem quer uma refeição leve e saudável.

Essa sopa de legumes é feita com ingredientes que você provavelmente já tem na sua cozinha, como batata, cenoura, abobrinha, cebola, alho e temperos. Ela fica bem cremosa e saborosa, sem precisar de nenhum creme de leite ou queijo. Você pode bater os legumes no liquidificador ou deixá-los em pedaços, como preferir.

Eu aprendi essa receita com a minha mãe, ela sempre faz sopa em casa, geralmente no jantar.

Eu adoro fazer essa sopa ao longo da semana, pois é rápida e fácil de preparar. Ela também é ótima para congelar e ter sempre à mão.

Que tal fazer essa sopa de legumes simples e nutritiva junto comigo? Eu tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado. Vamos lá?

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 6 porções de aproximadamente 300 ml cada.


Dicas Adicionais:

Receita em Vídeo

Se você gosta de receitas em vídeo, eu deixe uma variação do canal: @maracaprioculinariaedicas


Variações da Receita

Você pode variar a receita de sopa de legumes simples e nutritiva de acordo com o seu gosto e os ingredientes que tiver disponíveis. Algumas ideias de variações são:

Adicionar carne bovina, frango, peixe ou tofu para aumentar o teor de proteína da sopa.

Adicionar outros legumes como couve-flor, abobrinha, berinjela, espinafre, milho, ervilha ou grão-de-bico para diversificar os nutrientes e as cores da sopa.

Adicionar macarrão, arroz, quinoa ou aveia para deixar a sopa mais consistente e saciante.

Adicionar leite de coco, creme de leite ou queijo ralado para dar mais cremosidade e sabor à sopa.

Adicionar temperos diferentes como curry, páprica, noz-moscada, gengibre ou pimenta para dar mais personalidade e picância à sopa.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira abaixo as perguntas e respostas mais comuns sobre a sopa de legumes simples e nutritiva.

Como fazer sopa de legumes sem liquidificador?

Você pode amassar os legumes cozidos com um garfo ou um espremedor de batatas

Como fazer sopa de legumes com caldo caseiro?

Você pode fazer um caldo caseiro com ossos de frango ou carne, água, sal e temperos a gosto. Cozinhe por cerca de duas horas e coe

Como fazer sopa de legumes na panela de pressão?

Você pode colocar todos os ingredientes na panela de pressão e cozinhar por cerca de 15 minutos após pegar pressão. Depois é só bater no liquidificador ou deixar em pedaços.

Como congelar sopa de legumes?

Você pode congelar a sopa em potes plásticos ou sacos ziplock por até três meses. Na hora de descongelar, coloque na geladeira ou no micro-ondas.

Como engrossar sopa de legumes?

Você pode engrossar a sopa com amido de milho dissolvido em água, farinha de trigo ou aveia. Basta adicionar à sopa e mexer até engrossar.


Custo da Receita

O custo da receita de sopa de legumes simples e nutritiva pode variar de acordo com os preços dos ingredientes na sua região, mas em média, é uma receita bem econômica. Considerando os ingredientes listados no subtítulo 3, o custo total da receita é de cerca de R$ 10,00, o que dá um custo por pessoa de R$ 1,67, considerando o rendimento de 6 porções.

Se você quiser lucrar vendendo essa receita, você pode cobrar um preço justo e competitivo, levando em conta os seus custos com os ingredientes, a embalagem, o transporte e a mão de obra. Você pode oferecer a sopa em potes individuais ou em porções maiores para famílias. Pode também diversificar o seu cardápio com outras variações de sopas e cremes, usando diferentes legumes, carnes e temperos.


Curiosidades Dessa Receita

Você sabia que a sopa de legumes é um prato muito antigo e popular em diversas culturas? Neste subtítulo, vamos conhecer algumas curiosidades sobre essa receita que é tão simples e deliciosa. Acompanhe!

A origem da sopa

A sopa é provavelmente uma das formas mais antigas de preparar alimentos. Os primeiros registros de uma tigela de sopa datam do ano de 20.000 a.C., na caverna de Xianrendong, na China. A cerâmica antiga exibia marcas de queimaduras, o que sugere que o usuário estivesse fazendo algum tipo de sopa quente.

A palavra sopa

A palavra sopa vem do francês soupe (sopa, caldo) que, por sua vez, deriva do termo suppa (pão embebido em caldo) em Latim. Há uma versão que afirma que a sopa é um prato de origem sânscrita e que seu nome vem de su e po, que significam boa nutrição.

A sopa no espaço

A sopa também fez parte das missões espaciais. Quando a missão Gemini foi lançada em 1965, o prato havia se tornado um pouco mais saboroso. Os astronautas puderam degustar, entre outros alimentos, uma deliciosa sopa de galinha.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Sopa


Como Fazer Sopa de Legumes Simples e Nutritiva

Receita de Sopa Paraguaia

Sopa Paraguaia

Receita de Sopa de Cebola

Sopa de Cebola


Mais Recentes


Peixe Cozinho

Peixe Cozinho