Plástica Gengival: O que é e para que serve

A plástica gengival é um procedimento feito pelo dentista para melhorar a estética do sorriso, já que em muitos casos isso atrapalha na autoestima do paciente. 


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Plástica Gengival: O que é e para que serve

Compartilhe:
Valéria Cristina




Plástica Gengival: O que é e para que serve

A plástica gengival é um procedimento feito pelo dentista para melhorar a estética do sorriso, já que em muitos casos isso atrapalha na autoestima do paciente. 

 

Para fazer essa cirurgia, é preciso de uma avaliação do cirurgião dentista, e para facilitar o acesso a uma operação desse porte é importante ter um plano dentário empresarial.

 

A retração gengival ou o sorriso gengival é um dos problemas mais frequentes para que as pessoas busquem a plástica.

 

Caso queira entender melhor sobre o que é a plástica gengival e para que ela serve, e quando é necessário o procedimento, continue a leitura. 

O que é a plástica gengival e para que serve?

A plástica gengival é uma cirurgia proposta para as pessoas que não estão confortáveis com a aparência do seus dentes e sorriso.

 

Geralmente esse tipo de plástica é feita para pessoas que têm muita gengiva ou pouca, tendo que recorrer a uma cirurgia para a melhora e volta da autoestima do paciente. 

 

Há pessoas que têm a gengiva muito aparente, e isso influencia na harmonia do sorriso. Com esse procedimento, há a possibilidade de corrigir esse excesso através da remoção do tecido. 

 

Em casos de pouca gengiva, é preciso retirar o tecido da parte do palato para repor no tecido gengival, trazendo a harmonia para o sorriso. 

 

Esse tipo de cirurgia, embora pareça complicado, é simples e é feito com anestesia local. 

 

Porém, é preciso ter um cirurgião dentista de confiança para realizar esse procedimento, com isso, veja os benefícios plano odontológico empresas e tenha um tratamento de qualidade. 

Quando é necessário que seja feita a realização desse procedimento?

Como dito anteriormente, a plástica gengival é indicada para pessoas que de alguma maneira não gostam da aparência dos seus dentes, mas especificamente do sorriso gengival, podendo afetar a autoestima e até os relacionamentos interpessoais. 

 

A necessidade vem de acordo com essas queixas e geralmente em casos, como: 

 

  • Hipertrofia gengival; 
  • Retração gengival;
  • Contorno irregular da gengiva;
  • Gengiva com aparência cinzenta e escura;
  • Gengiva com manchas. 

 

A hipertrofia gengival é quando há um excesso do tecido da gengiva, recobrindo grande parte dos dentes, o tão conhecido sorriso gengival. 

 

Na retração gengival, é totalmente o contrário, pois há pouco tecido da gengiva, deixando com aspecto pequeno, fazendo com que os dentes pareçam mais alongados. 

 

No caso do contorno irregular gengival, é quando a gengiva é irregular deixando os dentes com aspecto de um maior que outro.

 

A gengiva escura, acinzentada e com manchas geralmente é causada pelo tratamento de canal e próteses, afetando o sorriso e a sua aparência.

 

Dessa forma, saiba como funciona plano odontológico empresarial para fazer uma cirurgia plástica de qualidade e com os melhores profissionais, dando todo o suporte necessário durante e após o procedimento. 

Quais são os prós e contras da plástica gengival?

Todo procedimento cirúrgico tem seus prós e contras, pois toda cirurgia inclui riscos para o paciente. Por isso, é necessário ir em um profissional de confiança, e com um plano odonto empresa, isso é possível. 

 

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, é necessário uma bateria de exames onde são incluídos os radiográficos e tomográficos para que o profissional da odontologia realize o procedimento com a melhor técnica.

 

Analisando todos os prós e contras da cirurgia plástica gengival, os prós são:

 

  • Procedimento imediato;
  • Custo-benefício baixo;
  • Menos chances de complicações pós-cirurgia;
  • Resultados previsíveis. 

 

Entretanto, como em toda cirurgia, há os prós, mas infelizmente também tem os contras e no caso, um dos maiores problemas que podem ocorrer é que a cirurgia é irreversível na maioria dos casos, exige uma técnica mais cuidadosa. 

 

Além disso, durante o pós-operatório, é necessário um cuidado redobrado com a higiene oral e uma alimentação restrita, tendo que ficar alguns dias em repouso para uma boa recuperação.

 

Portanto, busque profissionais especializados para ter uma boa recuperação e um resultado que o agrade. 

 

Com o odonto empresarial, o beneficiário terá inúmeros benefícios e um atendimento com profissionais de qualidade que darão resultados satisfatórios. 

 

A plástica gengival é feita para melhorar a autoestima do paciente, já que de certa forma a retração e o excesso de gengiva estão entre os inúmeros problemas causados. 

 

De modo geral, para uma recuperação e um resultado satisfatório, tome os devidos cuidados pós cirúrgicos e tenha uma boa higiene bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Veja outros assuntos: Terceira idade: conheça as doenças bucais que mais afetam.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Plástica Gengival: O que é e para que serve

Plástica Gengival: O que é e para que serve

Terceira idade: conheça as doenças bucais que mais afetam

Terceira idade: conheça as doenças bucais que mais afetam

Tudo sobre endometriose

Tudo sobre endometriose

A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação

A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação

Vitaminas para o cabelo

Vitaminas para o cabelo: Quais são as necessárias?

Últimas Publicações