Manteiga Ghee



manteiga ghee
1 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 250g Manteiga sem sal

Modo de Preparo:
  • Comece colocando a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até derreter completamente.
  • Depois que a manteiga derreter, reduza o fogo e deixe cozinhar lentamente, sem mexer, até formar uma espuma branca na superfície. Essa espuma é a lactose e as impurezas da manteiga, que devem ser removidas.
  • Com uma escumadeira, retire cuidadosamente a espuma e descarte em uma tigela. Repita esse processo até que não haja mais espuma na superfície da manteiga. Isso pode levar de 20 a 30 minutos, dependendo da quantidade de manteiga.
  • Observe que a manteiga vai ficar com uma cor dourada e um aroma de nozes. Esse é o ponto da manteiga ghee. Não deixe cozinhar demais, pois pode queimar e ficar amarga.
  • Desligue o fogo e deixe a manteiga ghee esfriar um pouco. Em seguida, coe a manteiga ghee em um pano de algodão ou um filtro de papel, para eliminar os resíduos sólidos que ficaram no fundo da panela.
  • Transfira a manteiga ghee para um pote de vidro limpo e seco, com tampa, e guarde na geladeira. Ela vai endurecer e ficar com uma cor mais clara quando esfriar. Você pode usar a manteiga ghee por até um mês, se conservada na geladeira.

Curiosidades Sobre a Receita

O Que é Manteiga Ghee?

Manteiga ghee é um tipo de manteiga que passa por um processo de clarificação, no qual são removidos a água, a lactose, as proteínas do leite e as impurezas da manteiga comum.

Ela é feita com apenas um ingrediente: manteiga sem sal.

Sua textura é cremosa e o sabor é suave e delicado. Ela pode ser usada para cozinhar, assar, fritar ou até mesmo passar no pão.

Eu gosto de preparar esta manteiga sem lactose no fim de semana, quando tenho mais tempo. Pois fazer a manteiga ghee caseira, o processo dela não é difícil, mas requer um pouco de paciência e atenção.

Ela dura por vários dias e fica sempre pronta para usar.

Eu aprendi a fazer essa receita pesquisando na internet e testando algumas dicas. O resultado é uma manteiga mais saudável, saborosa e versátil.

Rendimento da Receita

A receita vai render 200g, com o processo ela reduz. Então, em cada 15g de ghee contem:

  • Calorias: 112 kcal


Dicas Adicionais:

A manteiga ghee tem alguns benefícios para a saúde, como ser mais fácil de digerir, ter vitaminas A, E e K, e ter ácidos graxos com ação anti-inflamatória.

No entanto, ela também é rica em gordura saturada e deve ser consumida com moderação. A manteiga ghee pode ser usada para cozinhar, assar, fritar ou passar no pão, substituindo a manteiga comum ou outros óleos.

Se você quiser saber como fazer manteiga ghee em casa, eu posso te ensinar o passo a passo. Basta me perguntar. 😊

Pronto, agora você já sabe como fazer manteiga ghee em casa, de forma simples e rápida. Experimente essa receita e aproveite os benefícios dessa manteiga clarificada.

Espero que você tenha gostado do post e que volte sempre ao blog Naoca para conferir mais dicas e receitas. Um abraço, Valéria.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Saudável


Como fazer manteiga ghee

manteiga ghee

Manteiga Ghee

Panqueca Low Carb

Panqueca Low Carb


Mais Recentes