Saúde bucal
Home » Saúde bucal
Com a chegada da terceira idade, a saúde bucal tende a enfraquecer. Por isso, é necessário cuidados mais específicos para evitar doenças que possam causar a perda dos dentes. Com a chegada da terceira idade, a saúde bucal tende a enfraquecer. Por isso, é necessário cuidados mais específicos para evitar doenças que possam causar a perda dos dentes. Assim como em todas as idades, a prevenção de doenças bucais é essencial para pessoas idosas principalmente.  Então, é importante sempre fazer consultas periódicas em uma clínica dentária da sua confiança para evitar problemas, como cáries, gengivite entre outras.  Cuidar da saúde bucal diariamente é a melhor forma de prevenir que doenças bucais surjam e atrapalhem a qualidade de vida. Na terceira idade, esses cuidados precisam ser redobrados. Caso queira entender sobre os cuidados e prevenções na terceira idade, continue a leitura.  

Na terceira idade os cuidados com a saúde bucal devem ser alterados?

Geralmente é necessário cuidar da saúde dos dentes e gengivas desde a primeira infância, tomando todos os devidos cuidados para assim prevenir as doenças bucais.  Na terceira idade, esse cuidado deve ser redobrado pois com o avanço da idade há o enfraquecimento dos ossos o que leva a maior perda de dentes nessa faixa etária. Dessa forma, para evitar que esses problemas acometem a saúde do idoso, é preciso prevenir algumas doenças com alguns hábitos, como:  
  • Escovando os dentes após todas as refeições;
  • Fazendo uso do fio dental com mais frequência;
  • Fazendo limpeza profissional (profilaxia);
  • Utilizando cremes dentais com flúor. 
 Muitos idosos que não cuidam da saúde bucal de um jeito adequado acabam perdendo os dentes, tendo que recorrer muitas vezes a uma clínica de implante dentário Porém, com a prevenção, é possível manter dentes saudáveis, por mais que muitos fatores alteram o organismo, mas ainda sim, é preciso iniciar esses cuidados desde cedo.

Existem doenças bucais que podem atingir com mais frequência a terceira idade?

Com o tempo, o sistema imunológico e os ossos tendem a enfraquecer, podendo surgir diversas doenças na terceira idade, tais como as enfermidades bucais. Dentre as que mais atingem os idosos, são: 
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Câncer bucal. 
 O processo de envelhecimento tende a fazer com que a saliva tenha uma diminuição na boca, o que pode causar mau hálito e a potencialização de doenças bucais como a cárie. A cárie é a deterioração dos dentes, e a alimentação rica em açúcares contribui para que ela ocorra. Da mesma maneira é a falta de escovação, levando a destruição da coroa dental e podendo atingir a polpa dentária, sendo preciso a intervenção de um dentista para canal, fazendo o tratamento e restaurando o dente afetado.  Além da cárie, uma doença que acomete os idosos é a gengivite, que é a inflamação da gengiva. Caso ela não seja cuidada, pode agravar o quadro, passando a inflamação para o periodonto- ossos e tecidos que revestem o dente. A periodontite se não for tratada a tempo pode levar a perda dos dentes, tendo que buscar então por um dentista especialista em implantodontia. Uma doença bem comum entre as pessoas de terceira idade é o câncer bucal, podendo ser percebido na língua, bochecha e em toda cavidade bucal.  Portanto, é preciso estar sempre fazendo consultas periódicas para prevenção desse problema e ter um tratamento precoce caso ocorra alguma vez.

Quais os tratamentos para as doenças bucais na terceira idade?

As doenças citadas anteriormente são as que mais acometem os idosos devido a vários fatores, como: 
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de doces;
  • Alcoolismo; 
  • Falta de higiene bucal. 
 A cárie por exemplo pode ser tratada com uma restauração caso esteja em fase inicial.  Porém, em casos em que a polpa dentária é afetada, é necessário a intervenção de um dentista que faz tratamento de canal, retirando a polpa inflamada e reestruturando o dente com material de resina.  A gengivite inicial pode ser tratada com uma profilaxia. Já em casos de periodontite, é necessário uma intervenção cirúrgica em ocasiões mais extremas.  Quando é um tratamento específico para o câncer bucal, é necessário muitos fatores, de acordo com o avanço da doença. Na maioria das vezes, é necessário a radioterapia e quimioterapia, tendo que consultar além do dentista, um médico oncologista. A saúde dos idosos precisa de mais cuidados do que de pessoas de outras idades. Para isso, é necessário cuidados específicos e consultas periódicas com maior frequência para evitar que essas doenças bucais surjam e atrapalhem a qualidade de vida do indivíduo. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental. Veja também: Dicas para equilibrar saúde e trabalho em casa.
Saúde e Beleza - Saúde bucal


    Publicado em 12/8/2022 - 16h12
    Terceira idade: conheça as doenças bucais que mais afetam

    Com a chegada da terceira idade, a saúde bucal tende a enfraquecer. Por isso, é necessário cuidados mais específicos para evitar doenças que possam causar a perda dos dentes.