Pão de Batata



Pão de Batata
12 Porções
Tempo: 1 h
Ingredientes:
  • 3 batatas médias cozidas e amassadas (cerca de 400 g)
  • 1 xícara de leite morno (240 ml)
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida (30 g)
  • 2 colheres de sopa de açúcar (24 g)
  • 1 colher de chá de sal (5 g)
  • 1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
  • 4 xícaras de farinha de trigo (480 g), aproximadamente

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela grande, misture o leite morno, a manteiga derretida, o açúcar, o sal e o fermento biológico. Mexa bem até dissolver o fermento. Adicione as batatas amassadas e misture bem.
  • Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo, mexendo com uma colher ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Você pode precisar de mais ou menos farinha, dependendo da umidade das batatas.
  • Sove a massa por cerca de 10 minutos, em uma superfície enfarinhada, até ficar lisa e elástica.
  • Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano limpo ou um plástico filme. Deixe a massa descansar em um lugar quente e abafado por cerca de 40 minutos, ou até dobrar de volume.
  • Divida a massa em 12 partes iguais, se quiser fazer pães médios, ou em 24 partes, se quiser fazer pães pequenos.
  • Modele cada parte em uma bola e coloque em uma forma untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas. Cubra novamente com um pano ou um plástico filme e deixe crescer por mais 20 minutos.
  • Preaqueça o forno a 180°C; Pincele os pães com um pouco de leite ou gema batida, se quiser dar mais brilho e cor à casca. Leve os pães ao forno por cerca de 25 minutos, ou até dourarem.
  • Retire os pães do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Curiosidades Sobre a Receita

Como Fazer Pão de Batata

Para quem gosta de receita em vídeo, indiquei um do canal do youtube: @meninoprendado

Caso contrário, acompanhe mais abaixo a versão do receitinhas leves de como fazer pãozinhos de batata.

Receita de Pão de Batata

A receita de pão de batata é uma dasquelas receitas de vó, feitas nas tardes alegres que só casa de vó tem.

Este pão tem uma massa macia, saboroso e que combina com vários recheios e acompanhamentos.

Você vai precisar de batatas cozidas, farinha de trigo, fermento biológico, leite, manteiga, sal e açúcar. Esses são os ingredientes básicos para fazer a massa do pão de batata.

O pão de batata é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para servir em ocasiões especiais. Ele fica pronto em cerca de uma hora e meia, contando o tempo de preparo e o tempo de cozimento.

Na hora de enrolar, você pode fazer o pão do tamanho que preferir, desde mini pãezinhos até um pão grande e fofinho. O importante é deixar a massa crescer bem antes de assar, para garantir a textura macia e aerada do pão.

A receita de pão de batata não é difícil de fazer, mas requer um pouco de paciência e cuidado. Você vai precisar amassar bem a massa, sovar até ficar lisa e elástica, e deixar descansar em um lugar quente e abafado.

Depois, é só modelar os pães, colocar em uma forma untada e enfarinhada, e levar ao forno pré-aquecido até dourar. O resultado é um pão de batata irresistível, que vai deixar a sua casa com um cheiro maravilhoso.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Vou te mostrar o passo a passo de como fazer pão de batata e dar algumas dicas para você acertar em cheio. Vamos lá?

Pão de Batata

Informação Nutricional

  • Calorias: 118 kcal
  • Carboidratos: 24 g
  • Proteínas: 4,6 g
  • Gorduras: 3,7 g
  • Fibras: 0,8 g
  • Sódio: 232 mg

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo total: 1 hora e 25 minutos


Dicas Adicionais:

Dicas:

Você pode rechear o pão de batata com queijo, presunto, frango, carne moída ou o que preferir.

Você pode usar batata doce, batata baroa ou batata salsa no lugar da batata inglesa para variar o sabor e a cor do pão.

Você pode adicionar ervas frescas ou secas, como salsinha, cebolinha, orégano ou manjericão na massa para dar mais aroma e sabor.


Dicas e Observações de Segurança

Tome cuidado ao manusear o leite e a batata quentes para não se queimar.

Use uma superfície enfarinhada para sovar a massa e evitar que grude nas mãos ou na bancada.

Deixe a massa crescer em um lugar quente e abafado até dobrar de volume, isso pode levar de 40 minutos a 1 hora dependendo da temperatura ambiente.

Asse os pães em forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até dourarem.

Consuma os pães em até 3 dias ou congele por até 3 meses em sacos plásticos bem fechados. Para descongelar, leve ao micro-ondas por alguns segundos ou ao forno por alguns minutos.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira as perguntas e respostas mais buscadas no Google sobre o Pão de batata.

Como fazer pão de batata sem fermento?

Você pode substituir o fermento biológico por bicarbonato de sódio e vinagre. Use uma colher de chá de cada para cada xícara de farinha.

Como fazer pão de batata doce?

Você pode usar a mesma receita do Pão de batata, mas trocando a batata inglesa pela batata doce cozida e amassada. O sabor e a cor ficarão diferentes, mas ainda assim deliciosos.

Como fazer pão de batata com queijo?

Você pode rechear os pãezinhos com queijo prato cortado em cubos ou ralado. Coloque o queijo no centro da massa, feche bem e modele os pães. Depois é só deixar crescer e assar como de costume.

Como fazer pão de batata na airfryer?

Você pode assar os pães na airfryer sem precisar pré-aquecer. Coloque os pães na cesta, deixando espaço entre eles, e asse por 15 minutos a 180°C ou até dourar.

Como fazer pão de batata vegano?

Você pode adaptar a receita do Pão de batata usando leite vegetal, óleo vegetal e substituindo os ovos por linhaça hidratada ou purê de maçã. O resultado será um pão macio e saboroso, sem ingredientes de origem animal.


Curiosidades dessa Receita

Para deixar a sua experiência com o Pão de batata ainda mais interessante, separamos algumas curiosidades sobre essa receita. Acompanhe:

Origem do Pão de batata

O Pão de batata surgiu na Europa, provavelmente na Alemanha ou na Áustria, como uma forma de aproveitar as sobras de batatas cozidas. A batata era misturada com farinha, leite, ovos e fermento para fazer um pão macio e nutritivo.

Variações do Pão de batata

O Pão de batata pode ser feito com diferentes tipos de batatas, como a inglesa, a doce, a baroa ou a salsa. Cada uma delas confere um sabor e uma textura diferentes ao pão. Além disso, o Pão de batata pode ser recheado com diversos ingredientes, como queijos, presunto, frango, carne moída ou doce de leite.


Benefícios do Pão de Batata

O Pão de batata é uma fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia ao organismo. Além disso, a batata contém vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e magnésio, que são importantes para o funcionamento dos músculos e dos nervos.

O Pão de batata também é rico em fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Pães


Como fazer pão de batata

pão sem sovar

Pão Sem Sovar

Pão de Batata

Pão de Batata


Mais Recentes