Pão Caseiro de Liquidificador



Pão Caseiro de Liquidificador
2 Porções
Tempo: 1 h 20 min
Ingredientes:
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:
  • Comece dissolvendo o fermento no leite morno e reserve por alguns minutos. Em seguida, bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o sal. Adicione a mistura do leite e do fermento e bata bem.
  • Transfira a massa para uma tigela grande e acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo com uma colher de pau até obter uma massa homogênea e macia. Cubra a tigela com um pano limpo e deixe a massa descansar em um lugar aquecido por cerca de uma hora ou até dobrar de volume.
  • Depois que a massa crescer, sove-a levemente em uma superfície enfarinhada e modele os pães no formato que desejar. Coloque-os em uma forma untada e enfarinhada, deixando um espaço entre eles. Cubra novamente com o pano e deixe crescer por mais 30 minutos.
  • Preaqueça o forno a 180°C e asse os pães por cerca de 40 minutos ou até dourarem. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Curiosidades Sobre a Receita

Pão Caseiro de Liquidificador

Você já experimentou fazer pão caseiro de liquidificador? É um pão simples, mas muito saboroso e macio, que combina com qualquer recheio ou acompanhamento. Além disso, é muito fácil de fazer, pois não precisa sovar a massa nem usar muitos ingredientes.

Para fazer o pão caseiro de liquidificador, você vai precisar de farinha de trigo, fermento biológico, leite, ovos, açúcar, óleo e sal. Basta bater tudo no liquidificador, deixando a farinha por último, e colocar em uma forma untada. Depois é só esperar a massa crescer e levar ao forno até dourar. O resultado é um pão fofinho e delicioso, que vai deixar a sua casa com um aroma irresistível.

O pão caseiro de liquidificador é uma ótima opção para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Você pode servir com manteiga, geleia, queijo, presunto ou o que preferir. Também pode fazer variações na receita, adicionando ervas, queijo ralado ou pedaços de calabresa na massa. O pão caseiro de liquidificador é versátil e agrada a todos os paladares.

Que tal fazer essa receita hoje mesmo? Eu tenho certeza que você vai se surpreender com a facilidade e o sabor desse pão. Siga o passo a passo abaixo e depois me conte o que achou.

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Tempo de espera: 30 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 2 pães médios ou 20 fatias.
  • Cada fatia tem cerca de 120 calorias.

Informação Nutricional

  • Calorias: 170 kcal
  • Carboidratos: 27 g
  • Proteínas: 5 g
  • Gorduras: 5 g
  • Fibras: 1 g
  • Sódio: 150 mg


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @ReceitasnaNet

Você pode incrementar o seu pão caseiro de liquidificador com alguns ingredientes extras, como:

Queijo ralado, orégano, manjericão ou outras ervas aromáticas para dar um toque especial à massa.

Pedacinhos de bacon, calabresa, presunto ou frango desfiado para rechear o pão.

Canela, passas, nozes ou gotas de chocolate para fazer um pão doce.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e cuidados para fazer o seu pão caseiro de liquidificador são:

Use sempre leite morno para dissolver o fermento, pois se estiver muito quente ou muito frio pode comprometer o crescimento da massa.

Não abra o forno antes do tempo indicado, pois isso pode fazer o pão murchar.

Verifique se o pão está assado espetando um palito na massa. Se sair limpo, está pronto.

Consuma o pão em até três dias ou congele em porções individuais para conservar por mais tempo.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita de pão caseiro de liquidificador, por isso separamos as principais perguntas e respostas para você. Confira:

Como fazer pão caseiro de liquidificador fofinho?

Para fazer um pão caseiro de liquidificador fofinho, é importante usar o fermento biológico na quantidade certa, dissolvê-lo em leite morno e deixar a massa crescer bem antes de assar.

Como fazer pão caseiro de liquidificador sem ovo?

Para fazer um pão caseiro de liquidificador sem ovo, você pode substituir o ovo por 1/4 de xícara de água ou leite vegetal, ou usar uma colher de sopa de linhaça ou chia hidratada em três colheres de sopa de água.

Como fazer pão caseiro de liquidificador integral?

Para fazer um pão caseiro de liquidificador integral, você pode usar farinha de trigo integral no lugar da farinha branca, ou misturar as duas na proporção que preferir. Você também pode adicionar aveia, gérmen de trigo, sementes ou frutas secas na massa para enriquecer o pão.

Como fazer pão caseiro de liquidificador doce?

Para fazer um pão caseiro de liquidificador doce, você pode aumentar a quantidade de açúcar na massa, ou usar leite condensado no lugar do leite. Você também pode adicionar canela, baunilha, coco ralado ou gotas de chocolate na massa para dar mais sabor.

Como fazer pão caseiro de liquidificador recheado?

Para fazer um pão caseiro de liquidificador recheado, você pode abrir a massa com um rolo depois que ela crescer e espalhar o recheio de sua preferência. Depois é só enrolar a massa como um rocambole e colocar na forma para assar. Você pode usar recheios salgados como queijo, presunto, calabresa, frango ou recheios doces como goiabada, doce de leite, Nutella.

Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita de pão caseiro de liquidificador que vão te surpreender:

A origem do pão

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, sendo consumido há mais de 10 mil anos. Acredita-se que os primeiros pães eram feitos com farinha misturada com água e assados sobre pedras quentes ou sob as cinzas do fogo. O fermento foi descoberto acidentalmente, quando uma massa ficou exposta ao ar e capturou os micro-organismos presentes no ambiente.

Os benefícios do pão

O pão é uma fonte de carboidratos, que fornecem energia para o organismo. Ele também contém proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio e fósforo. O pão pode ajudar a regular o intestino, prevenir a anemia, fortalecer os ossos e os dentes e melhorar o humor.

Os tipos de pão

Existem diversos tipos de pão ao redor do mundo, cada um com suas características e ingredientes. Alguns exemplos são: o pão francês, que tem uma casca crocante e um miolo macio; o pão italiano, que tem uma forma redonda e uma casca grossa; o pão sírio, que é fino e achatado; o pão de forma, que é quadrado e fatiado; o pão integral, que é feito com farinha não refinada; o pão de queijo, que é típico do Brasil e leva polvilho e queijo na massa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Pães


como fazer pão caseiro de liquidificador

pão sem sovar

Pão Sem Sovar

Pão de Batata

Pão de Batata


Mais Recentes


Bolo de Pão

Bolo de Pão

Amendoim Cozido

Amendoim Cozido