Panetone Trufado Caseiro



Panetone Trufado Caseiro
02 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 30 gramas de açúcar
  • 45 gramas de manteiga
  • 120 gramas de farinha de trigo
  • 30 gramas de cacau em pó
  • 30g de fermento biológico
  • 2 colher (sopa) de essência de panetone
  • RECHEIO
  • 100 gramas de chocolate preto.
  • 100 gramas de creme de leite
  • 1 pote de 100g de Nutella
  • Chocolate picado para polvilhar.

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, misture e peneire a farinha e o cacau em pó. Reserve até o momento de usar. Em outra tigela misture a manteiga juntamente com o açúcar, até obter um creme.
  • Adicione os ovos, a essência e bata até que se integrem. Acrescente o fermento e misture novamente até integrá-lo. E agora junte com a mistura de farinha e cacau que tínhamos reservadas e misture até obter uma massa homogênea.
  • Neste ponto, cubra a tigela com papel filme e deixe até que pelo menos triplique seu volume inicial. O tempo pode ser de cerca de 5-6 horas à temperatura ambiente.
  • Em uma panela aqueça em fogo médio o creme até observar que começa a ferver. Então coloque o chocolate picado e mexa bem até dissolver tudo. Retire do fogo reserve.
  • Divida a massa ao meio e abra elas em cima de uma bancada lisa, passe chocolate dentro das duas massas. então, enrole em formato de bola e coloque em uma forma própria de panetone.
  • Leve para o forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos ou até que você veja que o panetone está bem assado. Quando sair do forno espere ficar morno e logo passe nutella por cima e jogue os chocolates picados por cima para decorar e ficar mais saboroso.
  • Para decorar você pode usar castanhas de caju, castanhas do Pará, nozes, granulados, chocolate preto e branco picado. Descore seu panetone de chocolate trufado do jeito que você preferir.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Panetone Trufado Caseiro

De fato, o panetone é um dos doces mais apreciados no final do ano. Contudo, eles estão cada vez mais caros. Felizmente, é possível fazer panetone trufado caseiro, para que você possa economizar e ao mesmo tempo, consumir algo de qualidade.

Nesta receita leva poucos ingredientes e eu te ensinarei a fazer a massa e o recheio desse panetone de forma simples e prática.

Quer aprender a fazer panetone trufado caseiro? Então acompanhe agora mesmo, eu deixei uma receita perfeita para ajudar você a entender mais sobre como fazer!

veja também: Cupcake de Árvore de Natal.


Dicas Adicionais:

A receita dura em média:

20 minutos de preparo;

6 horas descansando a massa;

30 minutos no forno.

Benefícios do cacau para a saúde

Alto em antioxidantes: o cacau é tão rico em antioxidantes como o chá verde e o vinho tinto.

Alivia o estresse: graças à teobromina, que estimula o sistema nervoso central, e é mais suave que a cafeína, o cacau ajuda você a reduzir seus níveis de estresse com um efeito mais prolongado.

Diminui os níveis de colesterol: o consumo de chocolate preto com 60 ou 70% de cacau pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Combate doenças: graças aos seus antioxidantes, o cacau está associado à prevenção de patologias por estresse oxidativo, tais como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, câncer de fígado, gástrico, cólon e diabetes.

Funciona como diurético: a teobromina contida no cacau cuida dos rins, sendo parente da cafeína, aumenta a produção de urina.

Hidratação do corpo: o cacau é um super ingrediente em produtos tópicos, tem benefícios de hidratação para o cabelo e a diminuição da celulite.

Contra o câncer de pele: o cacau é um grande antioxidante para a pele, graças aos seus flavonoides que protegem contra os danos celulares que os radicais livres exercem.

Excelente para o desempenho sexual: os químicos do cacau, como a feniletilamina e a serotonina, são neurotransmissores responsáveis por estimular no cérebro as endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar, prazer, euforia e excitação.

 

Espero que você tenha gostado da minha receita de Panetone Trufado Caseiro, e que você tenha a oportunidade de fazê-la. Compartilhe a receita para os amigos e familiares.




2 Comentários Sobre
  1. GIAM CARLO PISCITELLI disse:

    Vc não colocou a quantidade de fermento na receita.

    E o tempo total da receita não é 40 minutos e sim 7 horas no total

    1. São 30g de fermento biológico, e tempo total da receita ta nofinal do artigo, detalhado.
      Obrigada.
      Abraços. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Natal


Como fazer Panetone Trufado Caseiro

Bolotone de Natal

Bolotone de Natal

Arroz de ano novo

Arroz de ano novo

Petiscos de Natal

Petiscos de Natal

Bolo de Panetone

Bolo de Panetone


Mais Recentes


Beijo Quente

Beijo Quente