Início » Natal

Panetone Trufado Caseiro

Panetone Trufado Caseiro


PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

02 Porções


FAVORITOS

50


CHEFF

Naoca


Panetone Trufado Caseiro

Hoje temos por aqui Panetone Trufado Caseiro que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de receita da categoria Natal para seus convidados. A receita pode render até 02 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Panetone Trufado Caseiro

De fato, o panetone é um dos doces mais apreciados no final do ano. Contudo, eles estão cada vez mais caros. Felizmente, é possível fazer panetone trufado caseiro, para que você possa economizar e ao mesmo tempo, consumir algo de qualidade.

Nesta receita leva poucos ingredientes e eu te ensinarei a fazer a massa e o recheio desse panetone de forma simples e prática.

Quer aprender a fazer panetone trufado caseiro? Então acompanhe agora mesmo, eu deixei uma receita perfeita para ajudar você a entender mais sobre como fazer!

veja também: Cupcake de Árvore de Natal.


Ingredientes Para Panetone Trufado Caseiro

  • 2 ovos
  • 30 gramas de açúcar
  • 45 gramas de manteiga
  • 120 gramas de farinha de trigo
  • 30 gramas de cacau em pó
  • 30g de fermento biológico
  • 2 colher (sopa) de essência de panetone
  • RECHEIO
  • 100 gramas de chocolate preto.
  • 100 gramas de creme de leite
  • 1 pote de 100g de Nutella
  • Chocolate picado para polvilhar.

Como Fazer Panetone Trufado Caseiro


Primeiro a massa

Em uma tigela, misture e peneire a farinha e o cacau em pó. Reserve até o momento de usar. Em outra tigela misture a manteiga juntamente com o açúcar, até obter um creme.


Em seguida

Adicione os ovos, a essência e bata até que se integrem. Acrescente o fermento e misture novamente até integrá-lo. E agora junte com a mistura de farinha e cacau que tínhamos reservadas e misture até obter uma massa homogênea.


Descansar a massa

Neste ponto, cubra a tigela com papel filme e deixe até que pelo menos triplique seu volume inicial. O tempo pode ser de cerca de 5-6 horas à temperatura ambiente.


Recheio

Em uma panela aqueça em fogo médio o creme até observar que começa a ferver. Então coloque o chocolate picado e mexa bem até dissolver tudo. Retire do fogo reserve.


Montar o panetone

Divida a massa ao meio e abra elas em cima de uma bancada lisa, passe chocolate dentro das duas massas. então, enrole em formato de bola e coloque em uma forma própria de panetone.


Assar e finalizar

Leve para o forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos ou até que você veja que o panetone está bem assado. Quando sair do forno espere ficar morno e logo passe nutella por cima e jogue os chocolates picados por cima para decorar e ficar mais saboroso.


Dica

Para decorar você pode usar castanhas de caju, castanhas do Pará, nozes, granulados, chocolate preto e branco picado. Descore seu panetone de chocolate trufado do jeito que você preferir.


Informações Adicionais

A receita dura em média:

20 minutos de preparo;

6 horas descansando a massa;

30 minutos no forno.

Benefícios do cacau para a saúde

Alto em antioxidantes: o cacau é tão rico em antioxidantes como o chá verde e o vinho tinto.

Alivia o estresse: graças à teobromina, que estimula o sistema nervoso central, e é mais suave que a cafeína, o cacau ajuda você a reduzir seus níveis de estresse com um efeito mais prolongado.

Diminui os níveis de colesterol: o consumo de chocolate preto com 60 ou 70% de cacau pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Combate doenças: graças aos seus antioxidantes, o cacau está associado à prevenção de patologias por estresse oxidativo, tais como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, câncer de fígado, gástrico, cólon e diabetes.

Funciona como diurético: a teobromina contida no cacau cuida dos rins, sendo parente da cafeína, aumenta a produção de urina.

Hidratação do corpo: o cacau é um super ingrediente em produtos tópicos, tem benefícios de hidratação para o cabelo e a diminuição da celulite.

Contra o câncer de pele: o cacau é um grande antioxidante para a pele, graças aos seus flavonoides que protegem contra os danos celulares que os radicais livres exercem.

Excelente para o desempenho sexual: os químicos do cacau, como a feniletilamina e a serotonina, são neurotransmissores responsáveis por estimular no cérebro as endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar, prazer, euforia e excitação.

 

Espero que você tenha gostado da minha receita de Panetone Trufado Caseiro, e que você tenha a oportunidade de fazê-la. Compartilhe a receita para os amigos e familiares.




2 thoughts on “Panetone Trufado Caseiro”
  1. GIAM CARLO PISCITELLI disse:

    Vc não colocou a quantidade de fermento na receita.

    E o tempo total da receita não é 40 minutos e sim 7 horas no total

    1. São 30g de fermento biológico, e tempo total da receita ta nofinal do artigo, detalhado.
      Obrigada.
      Abraços. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas