Mingau de Aveia



Mingau de Aveia
1 Porções
Tempo: 5 min
Ingredientes:
  • 3 colheres de (sopa) aveia em flocos
  • 250ml de leite
  • açúcar a gosto ou adoçante (opcional)

Modo de Preparo:
  • Em uma panela pequena aqueça o leite e logo acrescente a aveia e o açúcar ou adoçante (opcional) em fogo médio. E vá mexendo até que engrosse, chegando nesse ponto já pode desligar e servir quente ou esperar até que fique frio.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Mingau de Aveia 

Acredito que todos tenham tomado mingau de aveia pelo menos uma vez na vida, principalmente na infância.

Minha avó sempre fazia, dizendo que eu ficaria forte, e gente ela tinha total razão, porque com apenas DOIS ingredientes você consegue consumir uma grande quantidade de nutrientes que muitos outros produtos não conseguem te fornecer.

Tanto que hoje em dia se tornou uns dos queridinhos dos nutricionistas, que recomendam para aqueles que fazem dieta, pois o mingau de aveia auxilia também no processo de emagrecimento.

É uma receita sensacional, porque ela combina perfeitamente em qualquer horário do dia (café da manhã, lanche ou até mesmo a noite), já que por ser uma iguaria bem versátil te dá várias opções de preparo, você pode por exemplo, fazer um mingau simples e desse mingau fazer uma sobremesa acrescentando frutas, chocolate, mel, etc.

Mas antes de tudo isso, você primeiro deve aprender a fazer da forma tradicional- isso que a Chef Naoca vai te ensinar agora, de forma bem rápido e simples.

Então se você faz dieta, ou tem uma rotina corrida ou simplesmente quer tomar um mingauzinho delicioso pra saciar a sua fome, essa é uma boa opção, porque de qualquer forma vai te trazer benefícios para sua saúde.

como fazer mingau de aveia

Veja também essas receitas:

Informações Nutricionais

  • Quantidade: 100 g
  • Calorias: 62 kcal
  • Carboidratos: 10,84 g
  • (Açúcar: 0,24 g)
  • Proteínas: 2,59 g
  • Gorduras: 1,02 g
  • (Gordura Saturada: 0,18 g)
  • (Gordura Monoinsaturada: 0,32 g)
  • (Gordura Poliinsaturada: 0,37 g)
  • Colesterol: 0 mg
  • Fibras: 1,6 g
  • Sódio: 119 mg
  • Potássio: 54 mg

Como fazer mingau de aveia

Agora, para aprender a como fazer o mingau de aveia, iremos listar os ingredientes que você vai precisar, veja-os no próximo tópico.


Dicas Adicionais:

Gostaria de acompanhar essa receita através de um vídeo? Então veja abaixo a receita sendo explicada pelo canal Bora Provar, veja a variação que ela criou para enriquecer o mingau:

Benefícios do Mingau de Aveia

A aveia por si só já é um grande benefício para a saúde. É um cereal extremamente rico em fibras, ferro, cálcio, zinco, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas.

Sendo comprovado cientificamente que auxilia no controle no açúcar no sangue, melhora a digestão, reduz o colesterol ruim e previne o surgimento de doenças cardiovasculares graves como infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

E, complementando com o leite, que possuí também proteínas, vitaminas (do complexo B, E e D3, essenciais para o corpo), fósforo; que ajuda no funcionamento do sistema nervoso; e o magnésio; que aumenta o sistema imunológico.

Com certeza, uma combinação incrível de componentes nutritivos super benéficos para o seu organismo.

Mas, caso você não queira usar o leite ou até mesmo porque seja intolerante à lactose, você pode substituí-lo por apenas água.  

Essa receita por ser tão simples te dá a possibilidade de incrementar outros ingredientes, vamos te mostrar outras formas a seguir.

Outras formas de consumir o Mingau de Aveia

Além do leite, você pode substituir o açúcar pelo adoçante ou por frutas como por exemplo bananas, morangos, uvas, maçãs… Pode acrescentar também nozes e amêndoas, fica ainda mais saboroso.

Essas são outras opções bem mais saudáveis e que fortificam ainda mais essa receita, contribuindo positivamente para a sua saúde.

IMPORTANTE: Por mais que seja um alimento super nutricional e que vale a pena fazer dele parte da sua rotina, em excesso pode fazer mal; principalmente para quem tem o intestino acelerado, pois pode causar fermentação intestinal, fazendo com que aumente a produção de gases e o número de evacuações.

Então, para evitar, coma com moderação e se possível procure por um nutricionista.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Mingau


Como Fazer Mingau de Aveia

Mingau de Aveia

Mingau de Aveia


Mais Recentes


Beijo Quente

Beijo Quente