Panqueca de Frango



Panqueca de Frango
10 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • Para a massa
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • Sal a gosto
  • Para o recheio
  • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 1 lata de molho de tomate pronto
  • Queijo ralado para polvilhar

Modo de Preparo:
  • Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o frango desfiado e tempere com sal, pimenta e salsinha. Misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos. Reserve o recheio e mantenha aquecido.
  • No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea e sem grumos. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo.
  • Com uma concha, coloque uma porção da massa na frigideira e espalhe bem, formando um disco fino. Deixe dourar de um lado e vire para dourar do outro. Repita o processo até acabar a massa.
  • Em um refratário untado com um pouco de molho de tomate, coloque uma panqueca e recheie com uma porção do frango. Enrole e disponha no refratário. Faça o mesmo com as demais panquecas.
  • Cubra as panquecas com o restante do molho de tomate e polvilhe queijo ralado por cima. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter. Sirva em seguida ou guarde na geladeira por até dois dias.

Curiosidades Sobre a Receita

Panqueca de Frango

A panqueca de frango é uma receita que eu gosto muito de fazer, pois é simples, rápida e deliciosa. Ela consiste em uma massa fina e macia, recheada com frango desfiado e coberta com molho de tomate e queijo. É uma ótima opção para variar o cardápio do dia a dia, ou para servir em ocasiões especiais, como um almoço em família ou um jantar romântico.

Eu aprendi a fazer essa receita com a minha mãe, que sempre me ensinou os segredos da cozinha. Ela me mostrou como temperar o frango, como fazer a massa no liquidificador e como montar as panquecas. Eu gosto de usar um pouco de milho e requeijão no recheio, para dar mais sabor e cremosidade. O molho de tomate pode ser comprado pronto ou feito em casa, com tomates frescos e ervas aromáticas.

A panqueca de frango é uma receita que agrada a todos os paladares, pois tem uma textura leve e um sabor suave. Ela pode ser acompanhada de uma salada verde ou de um arroz branco soltinho. O queijo derretido por cima dá um toque especial e deixa a apresentação mais bonita. Se você quiser fazer essa receita junto comigo, siga o passo a passo abaixo e aproveite!

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 30 minutos

Rendimento da Receita

  • Porções: 10
  • Quantidade por porção: 1 panqueca

Informação Nutricional

  • Calorias: 163 kcal
  • Carboidratos: 20,43 g
  • Proteínas: 9,07 g
  • Gorduras: 5,41 g
  • Fibras: 1,3 g
  • Sódio: 173 mg


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @GabrielFreitass

Você pode variar a receita de panqueca de frango usando alguns ingredientes diferentes, como:

Trocar o molho de tomate pronto por um caseiro, feito com tomates frescos, cebola, alho, sal, açúcar e manjericão.

Adicionar queijo mussarela ou requeijão ao recheio de frango para deixá-lo mais cremoso e saboroso.

Usar farinha integral ou aveia no lugar da farinha branca para fazer uma massa mais nutritiva e rica em fibras.

Acrescentar legumes cozidos ao recheio de frango, como cenoura, milho, ervilha ou brócolis.

Temperar a massa com ervas secas ou frescas, como orégano, salsinha ou manjerona.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer a panqueca de frango são:

Cozinhe bem o peito de frango antes de desfiá-lo, para evitar o risco de contaminação por salmonela ou outras bactérias. Você pode usar uma panela de pressão para acelerar o processo.

Não deixe a massa da panqueca muito grossa ou muito fina, pois pode dificultar na hora de virar ou enrolar. O ideal é que ela tenha cerca de 2 mm de espessura.

Use uma espátula para soltar as bordas da panqueca antes de virá-la, para evitar que ela se quebre ou grude na frigideira.

Não recheie as panquecas com o frango muito quente, pois pode deixar a massa mole e se desfazer. Espere esfriar um pouco antes de montar as panquecas.

Se for guardar as panquecas na geladeira, coloque-as em um recipiente fechado e consuma em até dois dias. Se for congelar, embrulhe-as individualmente em papel-alumínio e guarde em um saco plástico por até três meses. Para descongelar, leve ao forno ou ao micro-ondas.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita de panqueca de frango, por isso separamos as principais e respondemos para você. Confira:

Como fazer a massa de panqueca ficar macia?

Para que a massa de panqueca fique macia, é importante não deixá-la muito grossa na frigideira e não cozinhar demais. Também é recomendado usar leite integral e manteiga na massa.

Como desfiar o frango mais rápido?

Uma dica para desfiar o frango mais rápido é usar uma panela de pressão para cozinhar o peito de frango com água e temperos. Depois de cozido, retire o frango da panela e coloque-o em uma batedeira. Bata em velocidade baixa até o frango se desfiar.

Como fazer molho branco para panqueca de frango?

Para fazer molho branco para panqueca de frango, você vai precisar de manteiga, farinha de trigo, leite, sal, noz-moscada e queijo ralado. Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha, mexendo bem. Junte o leite aos poucos, sem parar de mexer, até formar um creme liso e sem grumos. Tempere com sal e noz-moscada e acrescente o queijo ralado. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre, até engrossar.

Como congelar panqueca de frango?

Para congelar panqueca de frango, você deve esperar as panquecas esfriarem completamente depois de montadas. Em seguida, embrulhe cada panqueca individualmente em papel-alumínio e coloque-as em um saco plástico bem fechado. Leve ao freezer por até três meses. Para descongelar, retire as panquecas do freezer e leve-as ao forno ou ao micro-ondas.

Como variar o recheio da panqueca de frango?

Você pode variar o recheio da panqueca de frango usando outros ingredientes, como queijo, requeijão, milho, ervilha, cenoura, brócolis, bacon, presunto ou o que mais você gostar. Basta misturar esses ingredientes ao frango refogado ou colocá-los por cima do recheio na hora de enrolar as panquecas.

Curiosidades Dessa Receita

Vamos compartilhar algumas curiosidades sobre essa receita de panqueca de frango que você talvez não saiba. Veja só:

A origem da panqueca

A panqueca é uma receita muito antiga, que já era feita pelos antigos gregos há cerca de dois mil anos. Eles chamavam essa iguaria de tagenias, que significa “frito em uma panela”. A receita se espalhou pela Europa e pelo mundo, ganhando diferentes nomes e variações.

A diferença entre panqueca e crepe

Você sabe qual é a diferença entre panqueca e crepe? As duas receitas têm a mesma base de massa, mas se diferenciam no modo de preparo e na espessura. A panqueca tem uma massa mais grossa e é frita dos dois lados na frigideira. Já o crepe tem uma massa mais fina e líquida, que é frita apenas de um lado e depois dobrada.

O dia da panqueca

Você sabia que existe um dia dedicado à panqueca? Na Inglaterra e em outros países anglo-saxônicos, existe uma tradição chamada Pancake Day ou Shrove Tuesday, que é celebrada na terça-feira antes da Quaresma. Nesse dia, as pessoas comem panquecas doces ou salgadas como forma de usar os ingredientes que seriam evitados durante o período religioso.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Massas


Como Fazer Panqueca de Frango

Tagliolini

Tagliolini

Ravioli

Ravioli

Macarronese

Macarronese


Mais Recentes


Bolo de Pão

Bolo de Pão

Amendoim Cozido

Amendoim Cozido