Panqueca Americana



Panqueca Americana
12 Porções
Tempo: 25 min
Ingredientes:
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 e 1/4 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
  • Em outra tigela, bata os ovos com um garfo ou um fouet. Adicione o leite, a manteiga derretida e a baunilha, se for usar. Misture bem.
  • Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca e mexa delicadamente com uma espátula, até formar uma massa homogênea e sem grumos.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte levemente com manteiga ou óleo. Coloque cerca de 1/4 de xícara da massa na frigideira e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, ou até formar bolhas na superfície.
  • Vire a panqueca com uma espátula e cozinhe por mais 1 minuto, ou até dourar do outro lado. Repita o processo com o restante da massa, untando a frigideira a cada nova panqueca.

Curiosidades Sobre a Receita

Panqueca Americana

Você já experimentou panqueca americana? Eu adoro essa receita, que é muito popular nos Estados Unidos e em outros países. Ela é diferente da panqueca tradicional que estamos acostumados, pois tem uma massa mais grossa e fofinha, que pode ser servida com diversas coberturas doces.

Para fazer panqueca americana, você vai precisar de ingredientes simples, como farinha de trigo, açúcar, ovos, leite, manteiga, fermento em pó e bicarbonato de sódio. Você também pode adicionar canela em pó, raspas de laranja ou extrato de baunilha para dar um toque especial à massa. O preparo é muito fácil e rápido, basta misturar os ingredientes e fritar as panquecas em uma frigideira antiaderente.

A panqueca americana tem uma textura macia e aerada, e um sabor delicado que combina com várias opções de cobertura. Você pode servir as panquecas com mel, maple syrup, geleia, Nutella, frutas picadas, sorvete ou o que mais gostar. Ela é uma ótima opção para um café da manhã caprichado, um lanche da tarde ou até mesmo uma sobremesa. Eu aprendi essa receita com uma amiga que morou nos Estados Unidos e me ensinou o segredo das panquecas perfeitas.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu vou te mostrar o passo a passo de como fazer panqueca americana de um jeito simples e prático. Você vai se surpreender com o resultado e se deliciar com essa iguaria. Vamos começar?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 25 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 12 panquecas médias.
  • Cada porção equivale a duas panquecas.

Informação Nutricional

  • Calorias: 270 kcal
  • Carboidratos: 36 g
  • Proteínas: 8 g
  • Gorduras: 10 g
  • Gorduras saturadas: 6 g
  • Colesterol: 95 mg
  • Sódio: 380 mg
  • Potássio: 230 mg
  • Cálcio: 160 mg
  • Ferro: 2 mg

Fonte: FatSecret


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @BrunaBemHaja

Você pode variar a receita de panqueca americana adicionando outros ingredientes à massa ou à cobertura. Veja algumas sugestões:

Adicione canela em pó, raspas de laranja ou limão, noz-moscada ou cardamomo à massa para dar um sabor extra.

Adicione gotas de chocolate, pedaços de banana, maçã ou morango, nozes picadas ou coco ralado à massa para dar mais textura e sabor.

Sirva as panquecas com mel, maple syrup, geleia, doce de leite, Nutella, chantilly, cream cheese, iogurte ou sorvete.

Sirva as panquecas com frutas frescas ou cozidas, como morango, banana, maçã, pêssego, abacaxi ou mirtilo.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer panqueca americana são:

Não misture demais a massa, pois isso pode deixar as panquecas pesadas e duras. Misture apenas até incorporar os ingredientes.

Não deixe a frigideira muito quente, pois isso pode queimar as panquecas por fora e deixá-las cruas por dentro. Mantenha o fogo médio e ajuste conforme necessário.

Não empilhe as panquecas ainda quentes, pois isso pode deixá-las úmidas e murchas. Coloque-as em uma travessa e mantenha-as aquecidas no forno baixo até servir.

Não consuma as panquecas se tiver alergia ou intolerância a algum dos ingredientes. Consulte seu médico ou nutricionista antes de incluir essa receita em sua dieta.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira abaixo as perguntas e respostas mais buscadas no Google sobre a panqueca americana.

Como fazer panqueca americana fofinha?

Para fazer panqueca americana fofinha, use fermento em pó e bicarbonato de sódio na massa, e não misture demais os ingredientes.

Como fazer panqueca americana sem leite?

Para fazer panqueca americana sem leite, você pode substituir o leite por água, suco de laranja, leite vegetal ou iogurte.

Como fazer panqueca americana com aveia?

Para fazer panqueca americana com aveia, você pode substituir parte da farinha de trigo por farinha de aveia ou flocos de aveia triturados.

Como fazer panqueca americana sem ovo?

Para fazer panqueca americana sem ovo, você pode usar uma colher (sopa) de linhaça ou chia hidratada em três colheres (sopa) de água para cada ovo.

Como fazer panqueca americana integral?

Para fazer panqueca americana integral, você pode substituir a farinha de trigo branca por farinha de trigo integral ou uma mistura das duas.

Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que é tão popular nos Estados Unidos e em outros países.

A origem da panqueca americana

A panqueca americana tem origem no final do século XVIII, quando a receita chegou às colônias americanas. Ela era chamada de bolo de enxada ou johnnycakes, e era feita com farinha de trigo sarraceno ou farinha de milho. Um dos primeiros presidentes americanos, Thomas Jefferson, era fã das panquecas e contribuiu para a sua popularização.

O dia nacional da panqueca

Nos Estados Unidos, existe um dia dedicado à panqueca: o National Pancake Day. Ele é celebrado na terça-feira antes da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma no calendário cristão. Nesse dia, muitas pessoas comem panquecas como uma forma de aproveitar os alimentos gordurosos antes do período de jejum.

As diferentes coberturas da panqueca

A panqueca americana pode ser servida com diversas coberturas, que variam de acordo com o gosto e a região. A mais famosa é o xarope de bordo, feito da seiva das árvores de bordo-açucareiro. Outras opções são mel, geleia, manteiga de amendoim, Nutella, chantilly, frutas frescas ou cozidas, sorvete e até bacon.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Massas


Como Fazer Panqueca Americana

Como Fazer Cannelloni

Cannelloni

Tagliolini

Tagliolini

Ravioli

Ravioli


Mais Recentes


Creme Belga

Creme Belga

Bolo Branco

Bolo Branco

Doce Casadinho

Doce Casadinho

Como Fazer Cannelloni

Cannelloni