Waffles



Waffles
8 Porções
Tempo: 25 min
Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 e 3/4 xícaras de leite
  • 2 ovos
  • 1/4 xícara de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Reserve.
  • Em outra tigela, bata os ovos com um garfo ou um batedor de arame até ficarem espumosos. Junte o leite, a manteiga derretida e a essência de baunilha aos ovos batidos e misture bem.
  • Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca e mexa delicadamente até formar uma massa homogênea. Não bata demais, pois isso pode deixar os waffles duros.
  • Ligue a sanduicheira e deixe-a aquecer por alguns minutos. Unte as placas com um pouco de óleo ou manteiga para evitar que a massa grude.
  • Com uma concha, coloque uma porção da massa no centro da sanduicheira e feche-a. Deixe assar por cerca de 3 minutos ou até que os waffles estejam dourados e crocantes.
  • Retire os waffles da sanduicheira com cuidado e coloque-os em um prato. Repita o processo com o restante da massa, untando a sanduicheira a cada vez.
  • Você pode servir os waffles quentes ou frios, com os acompanhamentos de sua preferência. Algumas sugestões são mel, geleia, frutas picadas, chantilly, chocolate derretido ou creme de avelã.

Curiosidades Sobre a Receita

Waffles são uma das minhas receitas favoritas para o café da manhã ou para um lanche da tarde. Eles são fáceis de fazer e ficam deliciosos com diversos acompanhamentos, como frutas, mel, chocolate ou geleia.

A massa de waffle é feita com ingredientes simples que você provavelmente já tem em casa: farinha de trigo, leite, ovos, açúcar, manteiga, fermento e baunilha. Você pode usar um liquidificador para misturar tudo e depois colocar na máquina de waffle ou na sanduicheira. Se você não tiver nenhum desses aparelhos, pode usar uma frigideira antiaderente e fazer como se fosse uma panqueca.

Waffles são uma ótima opção para qualquer ocasião, seja para começar o dia com energia, para surpreender alguém especial ou para reunir a família em um momento de diversão. Você pode variar os sabores da massa e dos recheios, usando chocolate, coco, fubá, tapioca ou o que mais gostar. O importante é se deliciar com essa receita que agrada a todos os paladares.

Que tal fazer waffles hoje mesmo? Eu vou te ensinar o passo a passo de como fazer waffle simples e rápido, usando apenas uma tigela e uma sanduicheira. Você vai ver como é fácil e prático preparar essa delícia em casa. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 8 waffles médios, que podem servir 4 pessoas (2 waffles por pessoa).

Informação nutricional

  • Calorias: 310 kcal
  • Carboidratos: 38 g
  • Proteínas: 6 g
  • Gorduras: 15 g
  • Gorduras saturadas: 3 g
  • Colesterol: 52 mg
  • Sódio: 402 mg
  • Potássio: 119 mg
  • Fibras: 1 g

Fonte: FatSecret


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @CooknEnjoy

Você pode variar os sabores da massa e dos recheios dos waffles, usando diferentes ingredientes. Veja algumas ideias:

Waffle de chocolate: Adicione 1/4 xícara de cacau em pó à mistura seca e sirva com chocolate derretido ou creme de avelã.

Waffle de coco: Substitua o leite por leite de coco e adicione 1/4 xícara de coco ralado à mistura seca. Sirva com leite condensado ou doce de leite.

Waffle de fubá: Substitua metade da farinha por fubá e adicione uma pitada de erva-doce à mistura seca. Sirva com queijo minas ou requeijão cremoso.

Waffle de tapioca: Substitua toda a farinha por farinha de tapioca e adicione uma pitada de sal à mistura seca. Sirva com queijo coalho ou manteiga de garrafa.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer waffles são:

Não abra a sanduicheira antes do tempo indicado, pois isso pode fazer com que os waffles se quebrem ou fiquem mal cozidos.

Não encha demais a sanduicheira com a massa, pois ela pode transbordar e sujar o aparelho. Use apenas uma concha por vez e espalhe bem a massa pelo centro da placa.

Não use utensílios metálicos para retirar os waffles da sanduicheira, pois eles podem arranhar as placas antiaderentes. Use uma espátula de silicone ou de madeira.

Não deixe a sanduicheira ligada sem supervisão, pois ela pode superaquecer e causar acidentes. Desligue-a da tomada quando terminar de usar e deixe-a esfriar completamente antes de limpá-la.

Não consuma os waffles se você tiver alergia ou intolerância a algum dos ingredientes. Consulte um médico ou nutricionista antes de incluir essa receita na sua dieta.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja a seguir as perguntas e respostas mais comuns sobre como fazer waffles.

Como fazer waffles sem máquina?

Você pode usar uma sanduicheira ou uma frigideira antiaderente para fazer waffles sem máquina. Basta untar bem o aparelho ou a panela e colocar uma porção da massa no centro. Deixe assar por alguns minutos de cada lado até ficar dourado e crocante.

Como fazer waffles veganos?

Você pode substituir os ovos por linhaça hidratada, o leite por leite vegetal de sua preferência e a manteiga por óleo de coco ou margarina vegetal. O restante dos ingredientes é o mesmo da receita tradicional.

Como conservar os waffles?

Você pode guardar os waffles em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Para consumir, basta aquecê-los no micro-ondas, no forno ou na torradeira.

Como fazer waffles crocantes?

Para fazer waffles crocantes, você deve usar uma massa bem aerada, com as claras em neve e o fermento bem incorporados. Além disso, você deve usar uma máquina de waffle bem quente e untada e deixar os waffles assarem até ficarem bem dourados.

Como fazer waffles salgados?

Você pode fazer waffles salgados usando a mesma massa da receita doce, mas reduzindo ou eliminando o açúcar e adicionando uma pitada de sal. Você também pode acrescentar queijo ralado, ervas finas ou bacon picado à massa para dar mais sabor.

Curiosidades Dessa Receita

Se você gostou de aprender como fazer waffle simples e rápido, que tal conhecer algumas curiosidades sobre essa delícia? Veja a seguir algumas informações interessantes sobre a origem, os tipos e as variações dos waffles pelo mundo.

A origem dos waffles

Os waffles são originários da Bélgica, onde são chamados de gaufres ou wafels, dependendo da região. Eles surgiram na Idade Média, como uma forma de aproveitar a massa de pão que sobrava nas padarias. Os padeiros usavam placas de ferro com desenhos religiosos para prensar a massa e criar um lanche rápido e barato.

Os tipos de waffles

Existem três tipos principais de waffles na Bélgica: os de Bruxelas, os de Liège e os de Flandres. Os de Bruxelas são os mais conhecidos internacionalmente, com formato quadrado, superfície lisa e interior macio. Eles são servidos com açúcar de confeiteiro, chantilly, frutas ou chocolate. Os de Liège são menores, mais grossos e mais doces, com pedaços de açúcar caramelizado na massa. Eles são consumidos sem cobertura, como um biscoito. Os de Flandres são ovais, finos e crocantes, parecidos com um biscoito de gengibre. Eles são recheados com creme de baunilha ou chocolate.

As variações dos waffles

Os waffles se espalharam pelo mundo e ganharam diversas adaptações e sabores. Nos Estados Unidos, eles são redondos e mais leves, feitos com fermento químico em vez de biológico. Eles são servidos com manteiga e xarope de bordo (maple syrup) ou mel. Na França, eles são chamados de gaufres e podem ser doces ou salgados, com recheios variados como queijo, presunto, cogumelos ou Nutella. Na Holanda, eles são chamados de stroopwafels e consistem em duas camadas finas de massa recheadas com caramelo. Eles são colocados sobre uma xícara de chá ou café para amolecer antes de comer.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Lanche


Como Fazer Waffles

Batata Doce Frita

Batata Doce Frita

Cachorro Quente

Cachorro Quente

Fogazza

Fogazza


Mais Recentes


Doce Casadinho

Doce Casadinho

Como Fazer Cannelloni

Cannelloni