Batata Doce Frita



Batata Doce Frita
4 Porções
Tempo: 10 min
Ingredientes:
  • 4 batatas doces médias
  • Óleo suficiente para fritar
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:
  • Lave bem as batatas doces e descasque-as com uma faca ou um descascador. Corte-as em palitos finos e uniformes. Coloque-os em uma tigela com água fria para evitar que escureçam.
  • Escorra as batatas e seque-as bem com um pano de prato ou papel toalha. Aqueça o óleo em uma panela funda em fogo médio-alto. Frite as batatas em pequenas porções até ficarem douradas e crocantes, mexendo de vez em quando.
  • Retire-as com uma escumadeira e coloque-as sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo. Tempere com sal a gosto.
  • Sirva as batatas doces fritas ainda quentes, acompanhadas de molho de sua preferência ou simplesmente puras. Aproveite essa delícia!

Curiosidades Sobre a Receita

Como Fazer Batata Doce Frita

Para quem gosta de receita em vídeo, indiquei um do canal do youtube: @MaeParaTodaObra

Caso contrário, acompanhe mais abaixo a versão do Blog Naoca de como fazer batata doce frita.

Receita de Batata Doce Frita

A batata doce é um tubérculo rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais.

Ela pode ser consumida de várias formas, mas uma das mais saborosas é fritá-la em óleo quente até ficar crocante por fora e macia por dentro. Você vai precisar de apenas três ingredientes: batata doce, óleo e sal.

Essa receita é ideal para um lanche rápido, um acompanhamento para o almoço ou jantar, ou até mesmo para uma ocasião especial. Ela é muito fácil de fazer e não leva muito tempo. Eu aprendi a fazer batata doce frita com um amigo que me ensinou o truque para deixá-la bem sequinha e crocante.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado. Vamos começar?

Batata Doce Frita

Informação Nutricional

Cada porção de 100 gramas de batata doce frita contém as seguintes informações nutricionais:

  • Calorias: 253 kcal
  • Carboidratos: 28,2 g
  • Proteínas: 1,3 g
  • Gorduras: 14,7 g
  • Fibras: 2,6 g
  • Sódio: 55 mg
  • Potássio: 337 mg

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 4 porções de aproximadamente 100 gramas cada.


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Você pode variar a receita de batata doce frita usando diferentes temperos, cortes e formas de preparo. Veja algumas ideias:

Batata doce frita com alecrim: adicione folhas de alecrim fresco ou seco à batata doce antes de fritar para dar um sabor aromático e refrescante.

Batata doce frita com queijo: depois de fritar a batata doce, polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno para derreter. Você pode usar queijo parmesão, mussarela, cheddar ou o que preferir.

Batata doce frita na airfryer: se você quer evitar o excesso de óleo, pode fazer a batata doce frita na airfryer. Basta cortar a batata doce em fatias finas, temperar com sal, pimenta e azeite e colocar na cesta da airfryer. Asse por cerca de 20 minutos a 180°C, mexendo na metade do tempo, até ficarem crocantes e douradas.

Batata doce frita em palitos: se você gosta de batata doce frita no estilo batata frita, corte-a em palitos finos e uniformes. Frite em óleo quente até ficarem dourados e crocantes, escorra em papel toalha e tempere com sal a gosto.

Batata doce frita com mel: para uma versão doce e deliciosa, frite a batata doce em rodelas grossas e depois regue com mel. Você pode salpicar canela em pó por cima para dar um toque especial.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais perguntas feitas no Google em relação a essa receita. Veja as respostas abaixo:

Para fritar batata doce precisa cozinhar?

Sim, é recomendável cozinhar a batata doce antes de fritar para que ela fique macia por dentro e crocante por fora.

Como deixar a batata doce frita sequinha?

Uma dica é deixar a batata doce na geladeira por pelo menos uma hora depois de cozida e antes de fritar. Isso vai deixá-la mais firme e seca, o que ajuda a ficar mais sequinha na fritura.

Como temperar a batata doce frita?

Você pode usar os temperos que mais gostar, como sal, pimenta, páprica, alho, cebola, orégano, alecrim, coentro, etc. O importante é temperar a batata doce antes de fritar para que ela absorva o sabor.

Qual o melhor óleo para fritar batata doce?

O melhor óleo para fritar batata doce é aquele que tem um ponto de fumaça alto, ou seja, que não queima facilmente. Alguns exemplos são o óleo de girassol, de canola, de milho e de soja.

Batata doce frita engorda?

A batata doce frita é mais calórica do que a batata doce cozida, pois absorve o óleo da fritura. No entanto, ela ainda é uma fonte de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, que trazem benefícios para a saúde.

O ideal é consumir com moderação e preferir as versões assadas ou na airfryer, que são mais saudáveis.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Pedro Santos

Outras Lanche




Batata Doce Frita

Batata Doce Frita

Cachorro Quente

Cachorro Quente

Fogazza

Fogazza

Waffles

Waffles


Mais Recentes


Bolo de Pão

Bolo de Pão

Amendoim Cozido

Amendoim Cozido