Barrigudinho de Frigideira



Barrigudinho de Frigideira
20 Porções
Tempo: 25 min
Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de iogurte natural

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, misture o fubá, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Reserve. Em outro recipiente, bata os ovos e acrescente o iogurte. Misture bem e acrescente os ingredientes secos à mistura de ovos e iogurte.
  • Adicione a manteiga derretida aos poucos e misture bem até formar uma massa homogênea.
  • Passe manteiga nas mãos e faça bolinhas achatadas com a massa. Unte a frigideira com um pouco de manteiga e aqueça em fogo médio.
  • Coloque os bolinhos na frigideira, vire-os para que os dois lados dourem igualmente. Sirva-os quentes ou frios, com ou sem recheio. Bom apetite!

Curiosidades Sobre a Receita

Você vai se surpreender com a facilidade e a rapidez que é preparar essa receita de barrigudinho na frigideira. Essa delícia é um bolinho fofinho e saboroso, feito com fubá, farinha, açúcar, ovos e iogurte.

Esse bolinho tem uma textura macia por dentro e crocante por fora, e um sabor que lembra o bolo de fubá da vovó.

É perfeito para o café da manhã ou para o lanche da tarde, acompanhado de uma xícara de café ou de chá. Você pode servir os barrigudinhos quentes ou frios, e até recheá-los com doce de leite, goiabada ou queijo.

Eu aprendi essa receita no facebook a um tempo atrás, fiz na época e faço vez ou outra até hoje, agora venho aqui compartilhar com vocês.

Que tal fazer essa receita de barrigudinho na frigideira junto comigo? Vou te mostrar o passo a passo e os ingredientes que você vai precisar. Vamos lá?

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 25 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 20 barrigudinhos de frigideira.
  • Cada porção equivale a um barrigudinho de 40g.


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Se você quiser variar o sabor do seu barrigudinho de frigideira, pode experimentar algumas ideias de outros ingredientes que podem deixar a receita ainda mais gostosa. Por exemplo:

Você pode substituir o iogurte natural por iogurte de frutas, como morango, abacaxi ou maracujá, para dar um toque refrescante e colorido aos bolinhos.

Adicionar raspas de limão, laranja ou tangerina à massa, para dar um aroma cítrico e contrastar com o doce da banana.

Pode misturar pedaços de chocolate, coco ralado, nozes, castanhas ou amendoim à massa, para dar uma textura crocante e um sabor extra aos bolinhos.

Ou rechear os bolinhos com geleia, nutella, brigadeiro, beijinho ou outro doce de sua preferência, para deixá-los ainda mais irresistíveis.


Dúvidas Frequentes da Receita

Confira algumas dúfidas relacionadas a receita ensinada:

O que é fubá?

Fubá é uma farinha fina feita de milho moído, muito usada na culinária brasileira para fazer bolos, pães, biscoitos e outras receitas. O fubá dá uma textura macia e um sabor característico aos bolinhos.

Posso usar fermento químico no lugar do fermento biológico?

Não, o fermento químico não é adequado para essa receita, pois ele não faz a massa crescer e fermentar como o fermento biológico. O fermento biológico é um ingrediente essencial para dar leveza e fofura aos bolinhos.

Posso assar os bolinhos no forno?

Sim, você pode assar os bolinhos no forno, mas eles não ficarão com a mesma textura e sabor dos bolinhos fritos na frigideira. Os bolinhos assados ficarão mais secos e menos crocantes, mas ainda assim deliciosos.

Como conservar os bolinhos?

Você pode conservar os bolinhos em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses. Para consumir, basta aquecer no micro-ondas ou na frigideira.

Como saber se os bolinhos estão prontos?

Você pode saber se os bolinhos estão prontos observando a cor e a textura deles. Eles devem ficar dourados e soltos da frigideira, e com pequenos furinhos na superfície. Você também pode espetar um palito nos bolinhos e ver se ele sai limpo.


Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que vão te deixar com mais vontade de fazer e comer o seu barrigudinho de frigideira.

Origem do nome

O nome barrigudinho de frigideira vem do formato arredondado e achatado dos bolinhos, que lembram uma barriguinha. Além disso, o nome também faz referência ao modo de preparo dos bolinhos, que são fritos na frigideira.

História da receita

A receita do barrigudinho de frigideira é uma adaptação do bolo de fubá, um prato típico da culinária brasileira, que tem origem na época da colonização portuguesa.

O bolo de fubá era feito com farinha de milho, que era um alimento abundante e barato no Brasil. Com o tempo, a receita foi ganhando variações e ingredientes, como o iogurte, a banana e o leite de coco, que enriqueceram o sabor e a textura do bolo.

O barrigudinho de frigideira é uma versão em miniatura do bolo de fubá, que pode ser feita rapidamente na frigideira, sem precisar de forno.

Benefícios da receita

A receita do barrigudinho de frigideira é uma ótima opção para quem quer um lanche saboroso e nutritivo. Além de ser uma fonte de energia, a receita também contém ingredientes que trazem benefícios para a saúde, como:

Fubá: O fubá é rico em fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol e da glicose. O fubá também contém vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia.

Banana: A banana é uma fruta que contém potássio, magnésio, vitamina C e antioxidantes, que contribuem para a saúde cardiovascular, muscular, imunológica e celular. A banana também é uma fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Iogurte: O iogurte é um alimento que contém cálcio, fósforo, proteínas e probióticos, que fortalecem os ossos, os músculos e a flora intestinal. O iogurte também ajuda a regular o pH do organismo e a prevenir infecções.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Lanche


Como fazer barrigudinho de frigideira

Batata Doce Frita

Batata Doce Frita

Cachorro Quente

Cachorro Quente

Fogazza

Fogazza

Waffles

Waffles


Mais Recentes


Amendoim Cozido

Amendoim Cozido