Lista de Festa Junina: Comidas Salgadas e Doces Simples (28 Comidas)

Procurando por uma Lista de Festa Junina com Comidas Salgadas e Doces? Pois então arraste pra cima e acompanhe uma lista excelente com as principais comidas!


CRÉDITOS: Naoca
Lista de festa junina comidas salgadas e doces

Compartilhe:
Valéria Cristina


Procurando uma lista de festa junina com comidas doces e salgadas? Pois bem, como você sabe, as festas juninas são uma das celebrações mais amadas do Brasil, recheadas de danças, brincadeiras e, claro, comidas típicas.



Lista de Festa Junina: Comidas Salgadas e Doces Simples (28 Comidas)

Em cada canto do país, encontramos pratos diferentes, todos carregados de sabor e tradição. A variedade é grande e vai desde delícias salgadas até irresistíveis sobremesas.

 

Os pratos são variados, indo desde as comidas salgadas até as doces, todas recheadas de sabor e tradição. Cada região do país tem as suas particularidades e preferências, mas algumas receitas são clássicas e aparecem na maioria das festas.

 

Pamonhas, canjica, bolo de milho, quentão… Quem resiste a essas delícias típicas das festas de São João? Cada prato tem uma história e uma técnica própria de preparo, enriquecendo ainda mais a nossa culinária.

 

Hoje, faremos uma lista com alguns dos pratos mais populares das festas juninas, tanto salgados quanto doces. Prepare-se para se deliciar com essas receitas e quem sabe até se aventurar na cozinha para prepará-las.

 

lista de comidas de festa junina[

Veja nossa Lista de Festa Junina: Comidas Salgadas e Doces Simples

Selecionamos pratos que não podem faltar na sua festa junina. Cada um deles tem uma particularidade que faz a diferença no sabor final, surpreendendo o paladar.

 

Combinando tradição e sabor, esses pratos são a cara das festas juninas. Não perca a chance de aprender um pouco mais sobre cada um deles.

 

Arroz Doce

O Arroz Doce é uma sobremesa tradicional em muitas culturas ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente. Nas festas juninas, essa delícia feita com arroz, leite, açúcar e canela é um verdadeiro sucesso.

 

A chave para um Arroz Doce perfeito está no tempo de cozimento. O arroz deve ser cozido lentamente, em fogo baixo, para que absorva o leite e o açúcar e adquira uma textura cremosa e um sabor suave.

 

Mingau de Milho Branco

O Mingau de Milho Branco é um prato tradicional das festas juninas que encanta com sua cremosidade e sabor suave. Feito com milho branco, leite, açúcar e canela, é uma opção deliciosa para aquecer as noites de festa.

 

O preparo do Mingau de Milho Branco requer atenção para que a consistência fique perfeita. O milho branco deve ser cozido até ficar macio e, em seguida, batido no liquidificador com o leite. Depois, é só levar ao fogo com açúcar e canela, mexendo constantemente até engrossar.

 

Bolo Podre

O Bolo Podre é uma receita tradicional de bolo de fubá, também conhecido como bolo podre cremoso. O nome pode não ser muito atraente, mas o sabor desse bolo é irresistível.

 

A receita do bolo podre é simples e leva ingredientes como fubá, açúcar, ovos, leite e manteiga. O diferencial deste bolo está no modo de preparo, onde a massa é cozida em banho-maria antes de ir ao forno, resultando em um bolo úmido e com uma textura diferenciada.

 

Bolo de Milho com Flocão

O Bolo de Milho com Flocão é um clássico das festas juninas, com um sabor marcante de milho e uma textura incrivelmente macia. Os flocos de milho dão um toque especial a essa receita, criando uma experiência única ao paladar.

 

Os ingredientes são simples: milho, flocos de milho (flocão), ovos, leite de coco, açúcar e margarina. A combinação resulta em um bolo delicioso, que fica ainda melhor quando acompanhado de um bom café.

 

Pamonha de Forno

A Pamonha de Forno é um prato icônico nas festas juninas. Feita à base de milho, a pamonha tem uma textura macia e um sabor inconfundível.

 

Nas festas juninas, a pamonha ganha um toque especial ao ser preparada no forno. O resultado é uma pamonha dourada e com um delicioso aroma que encanta a todos.

 

Bolo de Milho com Flocão

O Bolo de Milho com Flocão é uma receita clássica da culinária junina. A combinação do milho com o flocão resulta em um bolo fofo e saboroso, perfeito para a festa.

 

O Bolo de Milho com Flocão é fácil de fazer e agrada a todos os gostos. A sua textura macia e o seu sabor adocicado fazem deste bolo um sucesso nas festas juninas.

 

Maçã do Amor

A Maçã do Amor é um dos doces mais icônicos de qualquer festa junina. Consiste em uma maçã fresca e crocante coberta com uma camada brilhante de caramelo vermelho. O contraste entre o doce do caramelo e o azedinho da maçã é simplesmente irresistível.

 

A preparação envolve o cozimento do açúcar com corante alimentício vermelho até se transformar em um caramelo espesso. As maçãs são mergulhadas no caramelo e deixadas para endurecer, resultando em uma guloseima deliciosa e muito atraente.

 

Canjica de Milho Verde

A Canjica de Milho Verde é uma sobremesa tradicional das festas juninas. A doçura do milho verde combinada com o leite e o açúcar resulta em uma sobremesa cremosa e deliciosa.

 

A Canjica de Milho Verde é um prato simples de preparar, mas que exige paciência, pois o milho precisa cozinhar lentamente para soltar todo o seu sabor e engrossar o caldo.

 

Quentão de Vinho

O Quentão de Vinho é uma bebida tradicional das festas juninas, perfeita para aquecer nas noites frias de junho. Feito com vinho, açúcar, especiarias e frutas cítricas, o quentão tem um sabor forte e agradável.

A receita do Quentão de Vinho varia de região para região, mas geralmente inclui cravo, canela, gengibre e cascas de laranja ou limão. A bebida deve ser servida quente, realçando ainda mais o sabor das especiarias.

 

Pé de Moleque

O Pé de Moleque é um doce típico das festas juninas, feito com amendoim e rapadura. A sua textura crocante e o sabor adocicado fazem deste doce um sucesso entre adultos e crianças.

 

O segredo para um bom Pé de Moleque está na qualidade dos ingredientes. O amendoim deve ser torrado e a rapadura deve ser de boa qualidade. A receita é simples, mas exige atenção para chegar ao ponto certo.

 

Bolo de Paçoca

O Bolo de Paçoca é uma delícia que une duas tradições das festas juninas: o bolo e a paçoca. O resultado é um bolo macio e saboroso, perfeito para acompanhar o café.

 

A receita do Bolo de Paçoca é simples e pode ser preparada até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha. O importante é usar paçoca de boa qualidade para garantir o sabor do bolo.

 

Quentão

Quentão é uma bebida quente e agridoce, preparada com cachaça, açúcar e especiarias, muito popular nas festas juninas. É ideal para as noites frias, pois além de aquecer, proporciona uma sensação de aconchego e festividade.

 

A receita de quentão varia de acordo com a região do país, mas geralmente inclui cravo, canela, gengibre e limão.

Para prepará-la, é necessário aquecer todos os ingredientes até que a mistura comece a ferver e liberar os sabores e aromas característicos.

 

Milho Cozido

O Milho Cozido é um clássico das festas juninas, sendo um dos pratos mais simples e populares. É uma opção saudável e saborosa, ideal para comer durante as celebrações.

 

Para preparar o Milho Cozido, basta colocar as espigas de milho em uma panela com água e sal, e deixar cozinhar até que os grãos fiquem macios. Depois, é só servir com manteiga derretida ou molho de sua preferência.

 

Mingau de Milho Verde

O Mingau de Milho Verde é uma sobremesa cremosa e irresistível. Feito com milho verde, leite, açúcar e especiarias, é uma opção deliciosa para saborear nas festas juninas.

 

O segredo para um bom Mingau de Milho Verde está em utilizar milho verde fresco, retirando os grãos diretamente da espiga.

O milho é batido no liquidificador com leite e açúcar, e depois cozido até atingir a consistência desejada. É comum adicionar canela em pó ou cravo para dar um toque especial.

 

Canjica Amarela

A Canjica Amarela é um doce tradicional e irresistível das festas juninas. Feita com milho amarelo, leite de coco, leite condensado e especiarias, é uma sobremesa cremosa e cheia de sabor.

 

A preparação da Canjica Amarela requer um tempo maior de cozimento para garantir que o milho fique bem macio.

Os grãos são cozidos com água e depois adiciona-se leite de coco, leite condensado, canela e cravo. O resultado é um doce que conquista todos os paladares.

 

Pudim de Milho Verde

O Pudim de Milho Verde é uma sobremesa irresistível e perfeita para as festas juninas. Feito com milho verde, leite condensado, ovos e açúcar, tem uma textura cremosa e um sabor marcante.

 

O segredo para um Pudim de Milho Verde delicioso está em utilizar milho verde fresco e batê-lo no liquidificador com os demais ingredientes.

 

Depois, é só assar em banho-maria até ficar firme. O resultado é um pudim com um leve toque de milho verde que encanta a todos.

 

Pudim de São João

O Pudim de São João é uma variação do clássico pudim de leite condensado, com um toque especial das festas juninas: a adição de coco ralado e leite de coco na receita.

 

É um doce que harmoniza a cremosidade do pudim com a textura e o sabor marcante do coco.

 

Para preparar o Pudim de São João, basta adicionar coco ralado e leite de coco à receita tradicional de pudim. Depois, é só assar em banho-maria até ficar firme e dourado. A calda de caramelo é indispensável e dá o toque final a essa delícia.

 

Pé de Moça Caseiro

O Pé de Moça Caseiro é uma versão mais macia do famoso pé de moleque, também feito com amendoim, mas que leva leite condensado na receita. É um doce que agrada a todos e é perfeito para as festas juninas.

 

O segredo para um bom Pé de Moça Caseiro é usar amendoim fresco e torrado. O leite condensado dá uma textura macia e o açúcar cristalizado na superfície adiciona um toque crocante. A combinação desses elementos resulta em um doce irresistível.

 

Canjica com Amendoim

A Canjica com Amendoim é um prato que une dois sabores tradicionais das festas juninas: a canjica e o amendoim. É uma sobremesa cremosa, rica e muito saborosa.

 

A preparação envolve o cozimento lento da canjica com leite e açúcar. Quando os grãos estão macios, adiciona-se o amendoim torrado e moído, que dá um sabor especial à sobremesa.

A Canjica com Amendoim é perfeita para quem adora combinar texturas diferentes na mesma receita.

 

Bolo de Macaxeira

O Bolo de Macaxeira, também conhecido como bolo de mandioca, é uma receita tradicional das festas juninas. Sua textura úmida e o sabor marcante da macaxeira fazem desta uma das sobremesas mais apreciadas.

 

A receita do Bolo de Macaxeira é simples e requer poucos ingredientes: macaxeira ralada, açúcar, ovos, manteiga e leite de coco. O resultado é um bolo saboroso e úmido, que pode ser servido tanto quente quanto frio.

 

Docinho de Paçoca com Amendoim

O Docinho de Paçoca com Amendoim é uma delícia que une duas paixões nacionais: a paçoca e o amendoim. Essa sobremesa é simples de fazer e é um sucesso garantido na festa junina.

 

A preparação envolve apenas misturar paçoca esfarelada, amendoim torrado e leite condensado. Depois, é só moldar os docinhos e passá-los no amendoim moído. O resultado são docinhos deliciosos, que derretem na boca.

 

Pamonha de Liquidificador

A Pamonha de Liquidificador é uma versão mais prática da tradicional pamonha, perfeita para quem quer preparar essa delícia em casa. O sabor e a textura cremosa são os mesmos da receita original, mas o preparo é bem mais simples.

 

Para fazer a Pamonha de Liquidificador, basta bater o milho verde, o leite, o açúcar e a manteiga no liquidificador, até obter uma massa homogênea. Depois, é só levar ao forno em uma forma de pudim, até que esteja firme e dourada.

 

Bolo Caipira da Roça

O Bolo Caipira da Roça é uma receita típica das festas juninas, que remete ao sabor da culinária rural. Este bolo leva ingredientes como milho verde, fubá, queijo minas e leite de coco, resultando em um bolo úmido e muito saboroso.

 

O segredo para um bom Bolo Caipira da Roça está na qualidade dos ingredientes. O milho deve ser bem fresco e o queijo minas deve ser curado, para dar mais sabor ao bolo. A receita é simples e o resultado é uma delícia que vai agradar a todos.

 

Pamonha de Forno

A Pamonha de Forno é uma variação do tradicional prato de festa junina, e uma ótima opção para quem prefere evitar a complexidade do preparo da pamonha tradicional.

É feita com milho verde, leite, açúcar e queijo, criando um sabor doce e salgado que encanta a todos.

 

O segredo para uma Pamonha de Forno saborosa é usar milho verde fresco e queijo de boa qualidade. O resultado é um prato suave, cremoso e deliciosamente aconchegante.

 

Chá de Burro

O Chá de Burro é uma bebida tradicional das festas juninas, conhecida por sua combinação de sabores e benefícios à saúde. É feito com erva cidreira, erva doce, camomila e capim limão, criando uma bebida refrescante e relaxante.

 

O preparo do Chá de Burro é bastante simples: basta ferver as ervas em água por alguns minutos, coar e servir.

 

Pode ser apreciado tanto quente quanto frio, tornando-se uma opção deliciosa e saudável para qualquer festa junina.

 

Brigadeiro de Milho

O Brigadeiro de Milho é uma variação do doce brasileiro mais famoso, com um toque especial das festas juninas. É feito com leite condensado, milho verde e manteiga, resultando em um doce cremoso e muito saboroso.

 

Para fazer o Brigadeiro de Milho, é necessário bater o milho com o leite condensado no liquidificador e depois cozinhar a mistura com manteiga. Após esfriar, são enrolados e passados no açúcar ou em flocos de milho triturados.

 

Paçoca Cremosa de Colher

A Paçoca Cremosa de Colher é uma variação da tradicional paçoca, perfeita para quem gosta de sobremesas cremosas. Feita com amendoim, leite condensado e creme de leite, essa delícia promete agradar a todos na festa junina.

 

A preparação envolve apenas triturar o amendoim, misturar com leite condensado e creme de leite, e levar ao fogo até atingir uma consistência cremosa.

 

A Paçoca Cremosa de Colher é perfeita para servir em copinhos ou tigelas pequenas.

 

Mingau de Fubá

O Mingau de Fubá é um prato aconchegante e delicioso, muito popular nas festas juninas. Feito com fubá, leite, açúcar e um toque de canela, esse mingau é a combinação perfeita de sabor e conforto.

 

O segredo para um delicioso Mingau de Fubá está em cozinhar lentamente a mistura, mexendo sempre para não empelotar.

 

A canela, seja em pó ou em pau, dá um toque especial ao prato, deixando-o ainda mais saboroso. Para finalizar, polvilha-se um pouco mais de canela por cima do mingau, garantindo um aroma irresistível.

 

https://www.youtube.com/watch?v=9nxDIoJPvg4&pp=ygUgbGlzdGEgZGUgY29taWRhcyBkZSBmZXN0YSBqdW5pbmE%3D

 

E então, gostou da nossa lista de festa junina comidas salgadas e doces? Então agora basta você selecionar a comida que quiser e mandar ver no preparo, abração!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Trufa de Milho para Festa Junina

Canjica com Leite Condensado

Canjica com Leite Condensado

Canjica Branca

Canjica Branca

Canjica Nordestina

Canjica Nordestina

Canjica Cremosa

Canjica Cremosa

Lista de festa junina comidas salgadas e doces

Lista de Festa Junina: Comidas Salgadas e Doces Simples (28 Comidas)

Brigadeiro de milho

Brigadeiro de Milho

Paçoca Cremosa de Colher

Paçoca Cremosa de Colher

Receita de Maçã do Amor

Maçã do Amor

Últimas Publicações