Canjica Branca



Canjica Branca
8 Porções
Tempo: 10 min
Ingredientes:
  • 500 gramas de milho branco para canjica
  • 2 litros de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Canela em pau e em pó a gosto

Modo de Preparo:
  • Deixe o milho de molho em água por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
  • Escorra o milho e coloque em uma panela de pressão com os 2 litros de água. Cozinhe por cerca de 30 minutos após pegar pressão, ou até o milho ficar macio.
  • Abra a panela com cuidado e escorra o excesso de água, se houver. Reserve um pouco da água do cozimento para ajustar a consistência da canjica, se necessário.
  • Adicione o leite condensado, o leite de coco, a manteiga e a canela em pau à panela com o milho. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar. Se ficar muito seco, adicione um pouco da água reservada.
  • Desligue o fogo e transfira a canjica para uma travessa ou copinhos individuais. Polvilhe canela em pó por cima e sirva quente ou gelada. Bom apetite!

Curiosidades Sobre a Receita

Eu sempre gostei de canjica branca desde que eu era criança. É uma sobremesa cremosa e doce, feita com milho branco, leite condensado, leite de coco e canela. Eu adoro o contraste entre o sabor suave do milho e o toque aromático da canela.

Canjica branca é uma ótima opção para qualquer ocasião e você pode servir como sobremesa depois de uma refeição, ou como um lanche no meio da tarde.

É uma receita fácil e rápida de fazer, que não requer muitos ingredientes ou utensílios. Eu aprendi a fazer canjica branca com uma revista de culinária que eu encontrei na internet.

Que tal fazer canjica branca comigo? Eu vou te ensinar o passo a passo dessa receita, que vai deixar você com água na boca. Vamos começar?


Dicas Adicionais:

Receita em Vídeo

Para quem gosta de receita em vídeo, indiquei um do canal: @ReceitasdePai

Variações da Receita

A canjica branca é uma receita versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto e à sua criatividade. Você pode variar os ingredientes e obter resultados diferentes e saborosos. Veja algumas ideias:

Você pode adicionar amendoim torrado e moído à canjica, para dar um toque crocante e nutritivo. O amendoim combina muito bem com o milho e o leite condensado, e é um ingrediente típico das festas juninas.

Você pode substituir o leite condensado por doce de leite, para obter uma canjica mais caramelizada e intensa. O doce de leite pode ser comprado pronto ou feito em casa, cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão por 20 minutos.

Você pode acrescentar frutas secas à canjica, como uva passa, damasco, ameixa ou figo. As frutas secas dão um toque de cor e sabor à canjica, além de serem fontes de fibras e antioxidantes.

Você pode aromatizar a canjica com essência de baunilha, para dar um sabor mais delicado e perfumado. A baunilha combina muito bem com o leite e o coco, e realça o sabor do milho.

Você pode incrementar a canjica com chocolate em pó ou achocolatado, para obter uma canjica mais cremosa e chocolatada. O chocolate é uma paixão nacional, e agrada a todos os paladares.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira as perguntas e respostas a seguir:

Como deixar a canjica mais cremosa?

Para deixar a canjica mais cremosa, você pode adicionar mais leite condensado, creme de leite ou leite de coco à receita.

Como cozinhar a canjica sem panela de pressão?

Para cozinhar a canjica sem panela de pressão, você pode usar uma panela comum, mas o tempo de cozimento será maior. Você deve deixar a canjica de molho por pelo menos 4 horas antes de cozinhar, e depois cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas, ou até o milho ficar macio.

Como fazer canjica com milho verde?

Para fazer canjica com milho verde, você pode usar o milho fresco ou em lata. Você deve retirar os grãos do milho com uma faca ou um ralador, e depois cozinhar na panela de pressão por 15 minutos, ou na panela comum por 30 minutos. Depois é só seguir o restante da receita.

Como fazer canjica salgada?

Para fazer canjica salgada, você deve cozinhar o milho apenas com água e sal na panela de pressão por 20 minutos, ou na panela comum por 40 minutos. Depois você pode temperar a canjica com manteiga, cebola, alho, cheiro-verde, bacon ou linguiça.

Como conservar a canjica?

Para conservar a canjica, você deve guardar em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Se quiser congelar, você deve colocar em um pote plástico ou saco próprio para freezer por até 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no micro-ondas ou no fogão.




Você Comentou Este Artigo
  1. Neusa disse:

    Gamei nessa receitinha!

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Festa Junina


Como fazer Canjica Branca

Canjica Branca

Canjica Branca

Canjica Cremosa

Canjica Cremosa

Receita de Maçã do Amor

Maçã do Amor


Mais Recentes


Amendoim Cozido

Amendoim Cozido