Início » Especiais

Polenta Mole

Polenta Mole


PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

41


CHEFF

Naoca


Polenta Mole

Hoje temos por aqui Polenta Mole que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de receita da categoria Especiais para seus convidados. A receita pode render até 8 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Polenta Mole

A polenta mole é um prato à base de milho típico das regiões do norte da Itália (especialmente nas áreas dos Alpes) e geralmente é consumido no inverno, embora nada nos impeça de prepará-lo durante todo o ano!

A origem desta preparação é muito antiga, algo semelhante costumava ser preparado antes da época romana, mas outros cereais eram usados, como trigo, painço ou centeio.

Além disso, o milho possui muitos benefícios interessantes para a saúde.

De fato, uma das descobertas mais importantes das civilizações antigas é a possibilidade de usar o milho como alimento básico para a dieta regular.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer uma deliciosa polenta mole. Quer saber mais? Continue lendo!

Como Fazer Polenta Mole?

Veja também: Fricassê de Frango Simples

Para preparar a receita de polenta mole, você vai precisar de:


Ingredientes Para Polenta Mole

  • (POLENTA)
  • 1 xícara de polenta instantânea
  • 1 caldo de carne
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado
  • 1⁄2 colher de chá de pimenta preta
  • 300 gramas de queijo cremoso
  • 1⁄2 colher de sopa de salsa.
  • (MOLHO)
  • 300g de carne moída
  • 2 tomates picados
  • Temperos a gosto
  • Sal a gosto

Como Fazer Polenta Mole


Inicie

Colocando 3 xícaras de água em uma panela e deixe ferver. Depois adicione um caldo de carne.


Então...

Quando dissolver, adicione a polenta e mexa constantemente enquanto cozinha por 1 minuto em fogo médio.


Em seguida

Adicione queijo ralado e tempere com pimenta do reino moída na hora. Em uma assadeira previamente untada, coloque a polenta e depois o molho pronto.


Por cima

Incorpore o queijo cremoso em pedaços pequenos e salsa. Coloque tudo em um forno forte por 10 minutos até que o queijo derreta.



Molho

Para fazer o molho, pique 1 cebola e 1 pimenta. Refogue isso em uma frigideira em fogo médio com um pouco de óleo por cerca de 5 minutos.


Então

Adicione 300 gramas de carne moída e cozinhe por 10 minutos, a carne tem que mudar de cor.


Adicionar

Adicione dois tomates picados e tempere com sal e um pouco de tempero de sua preferencia. Cozinhe em fogo baixo por mais 15 minutos.


Servir

Finalmente, incorpore por cima da polenta. Para quem preferir a polenta com molho, desse jeito fica pronto. Só servir.


Informações Adicionais

O milho é um alimento muito completo que contém principalmente vitaminas A, B e E, bem como inúmeros minerais, que favorecem o metabolismo no corpo.

É por isso que é benéfico para combater várias doenças, como diabetes ou problemas de hipertensão.

Cuida do nosso cérebro

O milho é uma fonte de vitaminas do complexo B. Esse tipo de nutriente tem o benefício de melhorar várias funções cerebrais.

Por exemplo, a vitamina B1, além de participar da obtenção de energia, está associada a um melhor funcionamento da memória, concentração e bom humor, e é muito adequada para momentos em que grandes esforços intelectuais são feitos.

Por outro lado, o inositol, uma forma de vitamina B3, é muito útil em períodos de estresse, pois favorece o bom funcionamento das glândulas suprarrenais, facilitando também o sono.

Previne doenças cardiovasculares

O milho também possui ácido fólico, que desempenha um papel fundamental na formação de glóbulos vermelhos e previne doenças cardíacas, entre outros.

Por outro lado, a fibra também regula os níveis de glicose e colesterol, ambos diretamente relacionados à saúde do coração.

É ideal para perda de peso

Graças ao fato de ser rico em carboidratos, o milho não deve faltar nas dietas dos pequenos da casa ou dos atletas.

Da mesma forma, o milho tem a capacidade de acalmar o apetite, o que poderia torná-lo um ótimo companheiro durante dietas de perda de peso.

É aliado de celíacos e intolerantes ao glúten

O milho é o substituto por excelência do trigo e é especialmente valorizado em dietas para celíacos ou intolerantes ao glúten. Na verdade, massas, pães, biscoitos e qualquer outra preparação podem ser preparados com farinha de milho.

É muito rico em fibra

Como todos os cereais, o milho também tem uma grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis. Portanto, seu consumo é recomendado quando estamos diante de um processo de constipação e para dietas que visam reduzir o nível de colesterol e triglicérides no sangue.

Você certamente vai comer mais milho a partir de agora, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre como fazer polenta mole? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas