Início » Especiais

Chimarrão




PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

1 Porções


FAVORITOS

46


CHEFF

Naoca


Chimarrão

Hoje temos por aqui Chimarrão que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de receita da categoria Especiais para seus convidados. A receita pode render até 1 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Chimarrão

Chimarrão é o nome de uma bebida feita com erva-mate. Esta bebida é muito popular na Região Sul do Brasil, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Chimarrão é uma bebida pouco conhecida fora do Brasil. Isso pode ser devido à produção local quase exclusiva.

O chimarrão tem um sabor fresco e muito suave, o que o torna uma ótima alternativa a outras ervas.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso chimarrão. Quer saber mais? Continue lendo!

Como fazer Chimarrão

Veja também: Strogonoff de Filé de Carne

Para preparar a receita de chimarrão, você vai precisar de:


Ingredientes Para Chimarrão

  • Erva-mate a gosto
  • Água morna

Como Fazer Chimarrão


Erva mate

Se você tiver uma cuia, encha-a completamente com erva-mate.


Dica

Cubra a parte superior da cuia com a mão, evitando assim que o conteúdo derrame.


Em seguida

Agite suavemente de cima para baixo para remover um pouco da poeira da erva.


Continue

Continue cobrindo o topo do cuia e incline-o quase horizontalmente. A ideia é cobrir um lado com a erva e deixar o outro vazio.


Retornar

Retorne lentamente o cuia à sua posição original e, pressione suavemente a erva.


Adicionar

Adicione água morna no lado vazio que resta até que o recipiente esteja quase completamente cheio.


Servir

Seu chimarrão está pronto!


Informações Adicionais

A erva-mate é muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

Uma bebida rica em nutrientes

A erva-mate possui muitos nutrientes para a saúde:

  • 15 aminoácidos diferentes que compõem as proteínas.
  • Magnésio, potássio, mas também cálcio e ferro
  • Principalmente vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e E
  • Saponinas, que também são encontradas em alimentos como espinafre, soja ou quinoa.
  • Polifenóis que são antioxidantes naturais cujos efeitos são amplamente utilizados na medicina.
  • Teobromina, que é encontrada especialmente no cacau.
  • E, finalmente, cafeína, um reforço de escolha que você já conhece.

Um estímulo incomparável

Os benefícios do mate são frequentemente associados às propriedades estimulantes contidas nesta bebida. Essa ação é explicada e caracterizada pela presença de três moléculas conhecidas por seu efeito no sistema nervoso central:

  • A erva-mate contém cafeína e deve-lhe seu efeito energizante. No entanto, sua concentração permanece menor do que a do café. Nesse sentido, o risco de sofrer os efeitos adversos é reduzido.
  • A teobromina, responsável pela amargura da erva-mate e que também é encontrada em sementes de cacau, também estimula ativamente o sistema nervoso. De acordo com alguns estudos, a teobromina também é responsável pelo efeito de bem-estar fornecido pelo chocolate.
  • A teofilina é a principal molécula ativa das folhas de chá. Além disso, o efeito energizante da erva-mate é comparável ao do chá, que age suave e gradualmente no corpo.

Efeito progressivo

Portanto, a infusão não produz picos de energia como o café. Pelo contrário, a energia permanece constante por várias horas. Além disso, os cientistas estudaram de perto sua ação e parece que a erva-mate aumenta significativamente a concentração e o estado de alerta.

Estudos mostram que a erva-mate atua principalmente nas próximas duas horas após o consumo. Então, sua ação diminui gradualmente.

Portanto, é necessário evitar consumi-la no final do dia. A erva-mate pode de fato alterar os ciclos de sono, como mostram alguns estudos.

Propriedades antioxidantes

A erva-mate contêm quase 90% mais polifenóis do que o chá verde. Essas moléculas estão particularmente envolvidas no tratamento do câncer. 

De fato, os polifenóis lutam contra o aparecimento e proliferação de radicais livres, isso também é o que é chamado de “efeito antioxidante”. Como lembrete, os radicais livres, quando em excesso, causam envelhecimento prematuro e degeneração celular.

Efeito termogênico

Vários estudos demonstraram o efeito termogênico da erva-mate. Tenha cuidado, apesar do que se possa pensar, não há questão de “queima de gordura” no sentido estrito do termo.

A erva-mate contém saponinas, essas substâncias têm a capacidade de encapsular lipídios (em outras palavras, células de gordura) para facilitar sua eliminação. Isso, como parte de uma dieta equilibrada e da prática regular de um esporte, é claro.

Um experimento realizado em indivíduos enquanto praticavam atividade física mostrou que aqueles que consumiram mate queimaram 24% mais gordura do que aqueles que não consumiram.

Ação diurética e desintoxicante

Graças à cafeína que contém, a erva-mate é considerada um excelente diurético. Nesse sentido, reduz a retenção de líquidos. Como você deve ter entendido, a erva-mate luta efetivamente contra a celulite!

Além disso, essa ação diurética terá um efeito de desintoxicação, o que ajuda a preservar a função renal, melhorar a qualidade da textura da pele e aumentar ainda mais os níveis de energia.

Gostou de saber mais sobre como fazer chimarrão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas