Informações Adicionais
A erva-mate é muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:
Uma bebida rica em nutrientes
A erva-mate possui muitos nutrientes para a saúde:
- 15 aminoácidos diferentes que compõem as proteínas.
- Magnésio, potássio, mas também cálcio e ferro
- Principalmente vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e E
- Saponinas, que também são encontradas em alimentos como espinafre, soja ou quinoa.
- Polifenóis que são antioxidantes naturais cujos efeitos são amplamente utilizados na medicina.
- Teobromina, que é encontrada especialmente no cacau.
- E, finalmente, cafeína, um reforço de escolha que você já conhece.
Um estímulo incomparável
Os benefícios do mate são frequentemente associados às propriedades estimulantes contidas nesta bebida. Essa ação é explicada e caracterizada pela presença de três moléculas conhecidas por seu efeito no sistema nervoso central:
- A erva-mate contém cafeína e deve-lhe seu efeito energizante. No entanto, sua concentração permanece menor do que a do café. Nesse sentido, o risco de sofrer os efeitos adversos é reduzido.
- A teobromina, responsável pela amargura da erva-mate e que também é encontrada em sementes de cacau, também estimula ativamente o sistema nervoso. De acordo com alguns estudos, a teobromina também é responsável pelo efeito de bem-estar fornecido pelo chocolate.
- A teofilina é a principal molécula ativa das folhas de chá. Além disso, o efeito energizante da erva-mate é comparável ao do chá, que age suave e gradualmente no corpo.
Efeito progressivo
Portanto, a infusão não produz picos de energia como o café. Pelo contrário, a energia permanece constante por várias horas. Além disso, os cientistas estudaram de perto sua ação e parece que a erva-mate aumenta significativamente a concentração e o estado de alerta.
Estudos mostram que a erva-mate atua principalmente nas próximas duas horas após o consumo. Então, sua ação diminui gradualmente.
Portanto, é necessário evitar consumi-la no final do dia. A erva-mate pode de fato alterar os ciclos de sono, como mostram alguns estudos.
Propriedades antioxidantes
A erva-mate contêm quase 90% mais polifenóis do que o chá verde. Essas moléculas estão particularmente envolvidas no tratamento do câncer.
De fato, os polifenóis lutam contra o aparecimento e proliferação de radicais livres, isso também é o que é chamado de “efeito antioxidante”. Como lembrete, os radicais livres, quando em excesso, causam envelhecimento prematuro e degeneração celular.
Efeito termogênico
Vários estudos demonstraram o efeito termogênico da erva-mate. Tenha cuidado, apesar do que se possa pensar, não há questão de “queima de gordura” no sentido estrito do termo.
A erva-mate contém saponinas, essas substâncias têm a capacidade de encapsular lipídios (em outras palavras, células de gordura) para facilitar sua eliminação. Isso, como parte de uma dieta equilibrada e da prática regular de um esporte, é claro.
Um experimento realizado em indivíduos enquanto praticavam atividade física mostrou que aqueles que consumiram mate queimaram 24% mais gordura do que aqueles que não consumiram.
Ação diurética e desintoxicante
Graças à cafeína que contém, a erva-mate é considerada um excelente diurético. Nesse sentido, reduz a retenção de líquidos. Como você deve ter entendido, a erva-mate luta efetivamente contra a celulite!
Além disso, essa ação diurética terá um efeito de desintoxicação, o que ajuda a preservar a função renal, melhorar a qualidade da textura da pele e aumentar ainda mais os níveis de energia.
Gostou de saber mais sobre como fazer chimarrão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!