Início » Especiais

Arroz Chaufa

Arroz Chaufa

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

3


CHEFF

Naoca


Arroz Chaufa

Hoje temos por aqui Arroz Chaufa que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de receita da categoria Especiais para seus convidados. A receita pode render até 4 porções e é bem simples de fazer.


Arroz Chaufa

Arroz Chaufa é um prato típico da culinária peruana, que tem origem na influência chinesa no país. É uma forma deliciosa e diferente de aproveitar o arroz que sobrou do dia anterior, adicionando alguns ingredientes simples e saborosos.

Para fazer o Arroz Chaufa, você vai precisar de arroz cozido, ovos, cebola, alho, cenoura, ervilha, presunto, molho de soja e óleo de gergelim. O preparo é rápido e fácil, basta refogar os ingredientes em uma panela ou wok, misturar o arroz e temperar com o molho de soja e o óleo de gergelim.

O resultado é um arroz soltinho, colorido e cheio de sabor, que pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. O Arroz Chaufa é ideal para qualquer ocasião, seja durante a semana, no fim de semana ou em datas especiais. Eu aprendi essa receita há alguns anos, pesquisando sobre a gastronomia peruana, e desde então é uma das minhas favoritas.

Que tal experimentar o Arroz Chaufa hoje mesmo? Eu tenho certeza que você vai se surpreender com essa receita simples e deliciosa. Acompanhe o passo a passo abaixo e faça junto comigo (Valéria).

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 30 minutos

Rendimento da Receita

  • Porções: 4 pessoas
  • Quantidade por porção: 1 xícara de arroz chaufa

Ingredientes Para Arroz Chaufa

  • 4 xícaras de arroz cozido
  • 4 ovos batidos
  • 1/4 de xícara de óleo vegetal
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 xícara de ervilhas
  • 200 g de presunto em cubos
  • 1/4 de xícara de molho de soja
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • Sal e pimenta a gosto
  • Cebolinha picada para decorar

Como Fazer Arroz Chaufa


Aquecendo o óleo

Em uma panela grande ou wok, aqueça metade do óleo vegetal em fogo alto. Adicione os ovos batidos e mexa rapidamente para formar uma omelete. Retire do fogo e corte em pedaços pequenos. Reserve.


Refogando os temperos

Na mesma panela ou wok, aqueça o restante do óleo vegetal em fogo alto. Adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem macios e dourados. Tempere com sal e pimenta a gosto.


Adicionando os legumes e o presunto

Acrescente a cenoura, as ervilhas e o presunto e misture bem. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os legumes estejam cozidos e o presunto esteja levemente tostado.


Em seguida

Adicione o arroz cozido e o molho de soja e misture bem. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre, até que o arroz esteja bem quente e incorporado ao molho. Desligue o fogo e regue com o óleo de gergelim.


Finalizando o arroz

Misture delicadamente e transfira para uma travessa. Decore com a cebolinha picada e sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.


Informações Adicionais

Variações da Receita

O Arroz Chaufa é um prato versátil, que pode ser adaptado de acordo com as preferências de cada pessoa. Além das variações de carnes e legumes, é possível adicionar outros ingredientes, como:

– Abacaxi, castanhas ou frutas secas, para dar um toque agridoce e crocante.

– Arroz integral, quinoa ou couscous, para uma versão mais saudável e nutritiva.

– Molho de ostra, vinagre de arroz ou óleo de gergelim torrado, para realçar o sabor oriental.

– Pimenta dedo-de-moça, ají amarillo ou molho de pimenta, para quem gosta de um toque picante.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais. Veja a seguir as perguntas e respostas mais comuns sobre o Arroz Chaufa.

O que é Arroz Chaufa?

Arroz Chaufa é um prato típico da culinária peruana, que tem origem na influência chinesa no país. É uma forma de aproveitar o arroz que sobrou, adicionando carnes, ovos, legumes e molho de soja.

Como cozinhar o arroz para o Arroz Chaufa?

O ideal é cozinhar o arroz com pouco sal e deixar esfriar bem antes de usar na receita. Assim, o arroz fica mais soltinho e não empapa. Você pode cozinhar o arroz no dia anterior e guardar na geladeira.

Como fritar o ovo para o Arroz Chaufa?

O ovo deve ser batido com um pouco de sal e pimenta e frito em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo. Depois de pronto, deve ser cortado em pedaços pequenos e misturado com o arroz e os demais ingredientes.

Como cortar o frango para o Arroz Chaufa?

O frango deve ser cortado em cubos pequenos e temperado com sal, pimenta e molho de soja. Depois, deve ser frito em uma panela ou wok com um pouco de óleo, alho e gengibre, até dourar e cozinhar bem.

Como servir o Arroz Chaufa?

O Arroz Chaufa pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. Você pode decorar com cebolinha picada e servir com uma salada verde ou uma porção de ceviche, que é outro prato típico peruano.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas