Doce de Aipim



Doce de Aipim
10 Porções
Tempo: 35 min
Ingredientes:
  • 1 kg de mandioca, cortada em cubos médios
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • água até encobrir as mandiocas
  • 4 cravos amassados

Modo de Preparo:
  • Em uma panela, coloque o açúcar, as mandiocas em cubos e a água até encobrir as mandiocas. Cozinhe em fogo alto por 30 minutos.
  • Quando iniciar a fervura, coloque o cravo, quando passar os 30 minutos retire do fogo, espere esfriar e sirva com a calda.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Doce de Aipim Caseiro

Doce de aipim é uma sobremesa típica da culinária brasileira, feita com mandioca, açúcar e cravo-da-índia. É um doce simples, mas muito saboroso e nutritivo, que pode ser servido quente ou frio.

A mandioca é um tubérculo rico em amido, que dá uma textura macia e cremosa ao doce. O açúcar carameliza e forma uma calda dourada e aromática, que contrasta com o sabor neutro da mandioca.

O cravo-da-índia é uma especiaria que adiciona um toque picante e perfumado ao doce, além de ter propriedades medicinais.

Essa receita é fácil de fazer e leva poucos ingredientes, sendo uma ótima opção para aproveitar a mandioca que sobrou do almoço ou do jantar. Experimente essa delícia e surpreenda sua família e seus amigos!

Informação Nutricional

A informação nutricional a seguir é baseada em uma porção de 100 g de doce de aipim.

  • Calorias: 195 kcal
  • Carboidratos: 47 g
  • Proteínas: 1,4 g
  • Gorduras: 0,3 g


Dicas Adicionais:

Receita em Vídeo

Receita do canal: @estervassao6326

Variações da Receita

Você pode variar a receita de doce de aipim usando outros ingredientes que combinam com o sabor da mandioca. Aqui estão algumas sugestões:

Leite condensado: Você pode adicionar uma lata de leite condensado na panela junto com o açúcar, a água e as mandiocas. Isso vai deixar o doce mais cremoso e doce. Você também pode polvilhar coco ralado por cima antes de servir.

Leite de coco: Você pode substituir parte da água por leite de coco, para dar um toque tropical ao doce. O leite de coco vai realçar o sabor da mandioca e do cravo, além de deixar o doce mais úmido e macio.

Queijo: Você pode acrescentar queijo ralado ou em pedaços na panela, depois que as mandiocas estiverem cozidas. O queijo vai derreter e formar uma casquinha crocante e dourada por cima do doce. Você pode usar queijo minas, queijo coalho ou queijo parmesão, de acordo com sua preferência.

Frutas secas: Você pode adicionar frutas secas picadas na panela, como damasco, uva passa, ameixa ou figo. As frutas secas vão dar um contraste de cores, texturas e sabores ao doce. Elas também vão adicionar fibras, vitaminas e minerais à receita.

Chocolate: Você pode derreter chocolate meio amargo em banho-maria e despejar sobre o doce depois de pronto. O chocolate vai formar uma cobertura brilhante e deliciosa, que vai harmonizar com o sabor da mandioca e do cravo. Você pode usar chocolate ao leite ou branco, se preferir um sabor mais suave.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Doces


Como fazer doce de aipim

Palha Italiana

Palha Italiana

Beijinho

Beijinho

Doce de Aipim

Doce de Aipim

Doce de Banana

Doce de Banana

Doce de Côco

Doce de Côco


Mais Recentes