Chá para Baixar Febre



Chá para baixar Febre
2 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro
  • 1 xícara de água fervente
  • Mel ou açúcar a gosto (opcional).

Modo de Preparo:
  • Coloque as flores de sabugueiro em uma xícara e despeje a água fervente por cima; Tampe a xícara e deixe o chá em infusão por cerca de 10 minutos.
  • Coe o chá e adoce com mel ou açúcar, se desejar; Beba o chá ainda quente, de preferência antes de dormir.

Curiosidades Sobre a Receita

Chá para Baixar Febre

Você está com febre e quer uma solução natural para aliviar o sintoma? Então, você vai gostar de conhecer algumas receitas de chá para baixar febre que são fáceis de fazer e muito eficazes. Eu já usei esses chás em várias ocasiões e posso garantir que eles me ajudaram a me sentir melhor.

Os chás para baixar febre são preparados com ingredientes que possuem propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias, antioxidantes e imunoestimulantes.

Ajudam a combater as infecções que causam a febre e a regular a temperatura corporal. Alguns exemplos de ingredientes são: gengibre, camomila, eucalipto, canela, hortelã e sabugueiro.

Esses chás têm um sabor agradável e uma textura suave. Eles podem ser consumidos várias vezes ao dia, até que a febre diminua. Eles são ideais para tomar quando você está se sentindo mal e precisa de um alívio rápido.

Que tal experimentar esses chá para baixar febre e ver como eles podem te ajudar? Eu vou te ensinar como fazer cada um deles, passo a passo. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos
  • Tempo total: 15 minutos

Rendimento da Receita

  • Cada receita rende cerca de 2 xícaras de chá.
  • Cada xícara tem aproximadamente 200 ml.

Informação Nutricional

  • Calorias: 5 kcal
  • Carboidratos: 1,2 g
  • Proteínas: 0,1 g
  • Gorduras: 0 g
  • Fibras: 0,4 g
  • Cálcio: 20 mg
  • Magnésio: 4 mg
  • Potássio: 29 mg

Fonte: USDA FoodData Central


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @TemperosdaVida

Você pode variar o chá de sabugueiro adicionando outros ingredientes que também têm benefícios para a saúde, como:

Gengibre: tem ação anti-inflamatória, expectorante e termogênica, podendo ajudar a aliviar a tosse, a congestão nasal e a acelerar o metabolismo;

Limão: é rico em vitamina C e antioxidantes, podendo ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir infecções;

Cravo-da-índia: tem propriedades antissépticas, analgésicas e antiespasmódicas, podendo ajudar a combater bactérias, aliviar dores e cólicas;

Mel: tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e umectante, podendo ajudar a combater infecções, aliviar a irritação da garganta e hidratar as mucosas.

Para fazer essas variações, basta adicionar uma colher de chá do ingrediente escolhido junto com as flores de sabugueiro na hora de preparar o chá.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer e consumir o chá de sabugueiro são:

Use apenas as flores secas de sabugueiro para fazer o chá, pois as folhas e as bagas podem ser tóxicas se não forem cozidas adequadamente;

Não consuma mais do que três xícaras de chá de sabugueiro por dia, pois pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos e diarreia;

Evite tomar o chá de sabugueiro se estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos para diabetes, pressão alta ou problemas autoimunes, pois pode haver interações indesejadas;

Consulte um médico antes de tomar o chá de sabugueiro se tiver alguma condição médica crônica ou alergia a plantas da família das caprifoliáceas.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita de chá para baixar febre, por isso separamos as principais e respondemos de forma simples e objetiva. Confira a seguir:

Quais são os melhores chás para baixar febre?

Os melhores chás para baixar febre são aqueles que têm propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias e imunoestimulantes, como o chá de sabugueiro, o chá de gengibre, o chá de camomila, o chá de canela, o chá de hibisco, o chá de equinácea e o chá de eucalipto.

Por que usar chás para reduzir a febre?

Usar chás para reduzir a febre é uma forma natural e segura de aliviar o sintoma, pois os chás ajudam a desintoxicar o organismo, estimular a transpiração, fortalecer o sistema imunológico e combater as infecções que causam a febre.

Como baixar a febre com chá de freixo?

Para baixar a febre com chá de freixo, basta preparar uma infusão com a casca seca da planta e beber três ou quatro xícaras por dia. O freixo tem propriedades antitérmicas e anti-inflamatórias que ajudam a regular a temperatura corporal.

Como baixar a febre com chá de salgueiro-branco?

Para baixar a febre com chá de salgueiro-branco, basta preparar uma infusão com a casca da planta e beber uma xícara antes de cada refeição. O salgueiro-branco contém salicósido, um composto que tem ação anti-inflamatória, analgésica e febrífuga.

O chá de manjericão é bom para baixar a febre?

Sim, o chá de manjericão é bom para baixar a febre, pois ele induz a transpiração, ajuda a regular a temperatura do corpo e fortalece o sistema imunológico. Além de beber o chá, também é recomendado passar uma toalha fria embebida no chá nas axilas, testa e nuca.

Curiosidades Dessa Receita

Vamos compartilhar algumas curiosidades sobre essa receita de chá para baixar febre. Você sabia que:

O sabugueiro é uma planta milenar

O sabugueiro é uma planta que existe há mais de 4 mil anos e que já era usada pelos antigos egípcios, gregos e romanos para tratar diversas doenças, como resfriados, gripes, febres, inflamações e até mesmo problemas de pele. Ele é considerado um dos remédios naturais mais poderosos que existem.

O gengibre tem origem asiática

O gengibre é uma raiz originária da Ásia, especialmente da China e da Índia, onde é usado há mais de 3 mil anos como condimento e como medicamento. Ele tem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, termogênicas e digestivas, sendo útil para tratar diversos problemas de saúde.

A camomila é uma das ervas mais populares do mundo

A camomila é uma erva aromática que pertence à família das margaridas e que é cultivada em várias partes do mundo. Ela é usada há séculos como um calmante natural, pois tem propriedades sedativas, relaxantes e anti-inflamatórias. Ela também ajuda a aliviar cólicas, dores de cabeça, insônia e ansiedade.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Chás


Como fazer Chá para Febre

Chá para Tosse

Chá para Tosse

Chá Verde

Chá Verde

Chá de Boldo

Chá de Boldo

Chá de Cavalinha

Chá de Cavalinha

Chá de Alecrim

Chá de Alecrim

Chá de Erva Doce

Chá de Erva Doce


Mais Recentes


Patê de Salsicha

Patê de Salsicha

Peixe Cozinho

Peixe Cozinho