Vaca Atolada



Vaca Atolada
6 Porções
Tempo: 1 h 25 min
Ingredientes:
  • 1,5Kg costela de boi
  • 1Kg mandioca (descascados e cortados)
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
  • 2 cebolas (picadas)
  • 4 dentes de alho (picados)
  • 4 tomates (cortados em cubos e sem sementes)
  • Sal a gosto
  • 1 colher (chá) de colorau
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher (chá) de salsinha
  • 2 folhas de louro
  • Água quente (suficiente para cobrir a carne)
  • Cheiro verde ou coentro a gosto (picado)

Modo de Preparo:
  • Corte a costela em pedaços e limpe. Depois tempere com sal, alho e pimenta do reino. Misture bem e reserve para marinar a carne por no mínimo 30 minutos.
  • Faça a mandioca ficar pré-cozida. Pra isso, pegue uma panela coloque-as já descascadas e cortadas em pedaços relativamente grandes. Cubra com água, sal e leva ao fogo. Como queremos ela pré-cozida não deixe muito tempo, ela precisa ainda está com aspecto firme. E reserve.
  • Em uma panela grande ou de pressão e ligue o fogo, acrescente o óleo ou azeite e ponha os pedaços da costela e frite dos dois lados para ficar bem douradinhos. Faça com todos os pedaços, se não der na panela terá que fazer este processo mais de uma vez.
  • Todos os pedaços estão dourados, agora reserve em um recipiente. Na mesma panela que foi frito a costela, refogue a cebola, por alguns minutinhos e logo depois coloque o alho, salsinha, Depois coloque os tomates e o colorau e misture bem até que fique homogêneo.
  • Ponha de volta os pedaços e misture novamente, acrescente as folhas de louro. E então, chegou a hora de cozinhar, coloque a água quente até cobrir a carne e tampe-a deixando de 30-40 minutos, se você for fazer na panela de pressão, espere pegar pressão e comece a contar desde aí.
  • Carne pronta, adicione a mandioca e água caso estiver seco ou com pouco caldo. Deixe por mais 10-15 minutos no fogo. E aí se a carne estiver macia, a mandioca mole, quase se desmanchando, é hora de desligar e de acertar no sal se precisar. Para finalizar jogue o cheiro verde.
  • Já pode servir na hora para quem quiser!

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Vaca Atolada

Quem gosta de uma boa comida caipira vai adorar a receita de vaca atolada, uma receita típica da culinária de Minas Gerais, mas que conquistou o Brasil inteiro, até porque todo brasileiro que se preze adora uma receitinha caseira, parecendo que foi avó que fez.

Com aquela carne macia e suculenta, um caldinho quente cremoso e bem temperado, com um cheiro e sabor maravilhoso… Deu agora na boca, né?

Esse prato de vaca atolada tem como principais ingredientes tradicionais a costela de boi e a mandioca, e são complementados com iguarias que você pode facilmente achar na sua casa além de ser bem prático e simples de fazer.

Então, junte a família, amigos ou convidados se você está querendo preparar para um almoço, talvez até mesmo um jantar, é uma ótima opção. Sem dúvidas eles vão sair satisfeitos e esbanjando elogios para você!

Vaca Atolada

Veja também: Farofa de Ovo.


Dicas Adicionais:

1- Qual é o melhor jeito de cozinhar a receita de vaca atolada?

A melhor forma de cozinhar a vaca atolada é cozinhá-la lentamente em fogo médio, deixando-a apurar durante 4 a 5 horas para garantir que a carne esteja macia e saborosa.

2- Quais são os ingredientes principais para preparar a vaca atolada?

Os principais ingredientes necessários para preparar uma vaca atolada são: vaca desfiada, creme de leite, óleo, cebola, alho, louro, caldo de carne, sal, pimentão, cenoura e tomate.

3- Qual é o melhor tempero para usar com a vaca atolada?

Os melhores temperos para usar com a vaca atolada são os mais suaves, cebola, alho, tomate, como coentro, azeite, pimenta do reino e sal. Além da própria carne e mandioca.

4- Quanto tempo leva para servir esta receita?

Dependendo do tamanho de sua panela e do fogo, a vaca atolada pode levar entre 2 horas a 1 hora e meia para estar pronta.

5- Que tipos de acompanhamentos são servidos com a vaca atolada?

Os acompanhamentos mais comuns para servir a vaca atolada são arroz, feijão, farofa, couve e mandioca.

 

Assista uma variação da receita de vaca atolada

A história do nome “Vaca Atolada”

Nome peculiar, não é mesmo ?

Qual o motivo da escolha?

É o que vamos saber agora…

Não há uma concordância exata sobre quando, mas a história mais contada é que na época das expedições por ouro na região de Minas Gerais, por volta dos anos 1800, era comum a comitiva andar por solos íngremes, úmidos e frios, dificultando a travessia. O gado dos tropeiros acabava atolando em vários trechos das trilhas por conta dessas condições e isso fazia as viagens durarem bastante tempo.

Por conta disso, eles paravam para remanejar os animais e por a tropa para descansar, priorizando uma alimentação boa para repor energias. Enquanto viajavam, eles levavam carne bovina; em especial costela de boi; mergulhada na gordura do animal para garantir a qualidade da comida. Durante o trajeto também, era muito comum que procurassem e cortassem mandioca pela estrada para encorpar o caldo e cozinhar junto a carne para dar mais vigor ao prato, além de aprimorar o sabor.

O prato de Vaca Atolada era servido justo nesses momentos de parada, quando os peões precisavam ajudar o gado da tropa a sair do atoleiro; daí, então, que veio o nome de vaca atolada. É uma narrativa curiosa de uma receita típica que faz parte da história do nosso país, além de ser deliciosa!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Carnes


Como fazer vaca atolada


Mais Recentes


Beijo Quente

Beijo Quente