Strogonoff de Carne



Strogonoff de Carne
4 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 500 g de carne bovina cortada em tiras (alcatra, contrafilé ou filé mignon)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 4 colheres (sopa) de catchup
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 200 g de champignon fatiado
  • Arroz branco e batata palha para acompanhar

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
  • Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados.
  • Aumente o fogo e junte a carne. Frite por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que esteja cozida e dourada por fora. Se soltar muito líquido, escorra antes de adicionar os outros ingredientes.
  • Abaixe o fogo e acrescente a mostarda, o catchup e o molho inglês. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
  • Desligue o fogo e adicione o creme de leite sem soro. Misture delicadamente até obter um molho homogêneo. Junte o champignon fatiado e misture novamente.
  • Transfira o strogonoff para uma travessa e sirva com arroz branco e batata palha. Bom apetite!

Curiosidades Sobre a Receita

Strogonoff de Carne

O strogonoff de carne é uma das minhas receitas favoritas desde que eu era criança. Meu pai costumava fazer para mim e meus irmãos nos domingos, e era sempre um momento de alegria e união. Eu aprendi a fazer essa receita com ele, e hoje eu quero compartilhar com vocês.

Para fazer um strogonoff de carne delicioso, você vai precisar de ingredientes simples, mas que fazem toda a diferença no sabor. Você vai usar carne bovina cortada em tiras, cebola, alho, sal, pimenta, mostarda, catchup, molho inglês, creme de leite e champignon. Esses ingredientes vão criar um molho cremoso e aromático, que combina perfeitamente com o arroz branco e a batata palha.

O strogonoff de carne é uma receita versátil, que pode ser feita em qualquer ocasião. Você pode preparar para um almoço em família, um jantar romântico ou uma reunião com os amigos.

Uma receita fácil de fazer, que leva cerca de 40 minutos para ficar pronta. Você só precisa ter cuidado para não cozinhar demais a carne, para que ela fique macia e suculenta.

Que tal fazer um strogonoff de carne hoje mesmo? Eu tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado. Siga o passo a passo abaixo e aproveite essa delícia.

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo total: 40 minutos

Informação Nutricional

  • Calorias: 765Kcal
  • Carboidratos: 83,5g
  • Proteínas: 35,6g
  • Gorduras: 12,4g
  • Fibra: 3,1g
  • Sódios: 1,004g


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @receitassemblablabla

Você pode usar diferentes tipos de carne para fazer o strogonoff, como frango, lombo de porco, carne moída ou até mesmo carne vegetal.

Você pode substituir o creme de leite por iogurte natural, requeijão cremoso ou creme de ricota para uma versão mais leve e saudável.

Você pode adicionar outros legumes ao molho, como cenoura, ervilha, milho ou pimentão, para dar mais cor e sabor ao prato.

Você pode variar os temperos e acrescentar páprica, curry, mostarda dijon, molho de tomate ou molho barbecue ao seu gosto.


Dicas e Observações de Segurança

Ao cozinhar a carne, tome cuidado para não se queimar com o óleo quente ou com o vapor que sai da panela. Use luvas térmicas e uma tampa para evitar respingos.

Ao cortar a carne em tiras, use uma faca afiada e uma tábua de corte adequada. Mantenha os dedos longe da lâmina e corte sempre na direção contrária ao seu corpo.

Ao adicionar o conhaque ao molho, afaste a panela do fogo e incline-a levemente para flambar a bebida. Não deixe crianças ou animais por perto e tome cuidado para não se queimar com as chamas.

Ao consumir o strogonoff, verifique se a carne está bem cozida e se o molho não está azedo. Evite comer o prato se estiver guardado na geladeira por mais de três dias ou se apresentar mau cheiro ou aspecto estranho.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira as perguntas e respostas abaixo:

Qual a melhor carne para fazer strogonoff?

A melhor carne para fazer strogonoff é o filé mignon, pois é macio, suculento e sem gordura.

Como fazer o molho do strogonoff ficar cremoso?

O molho do strogonoff fica cremoso com o creme de leite, que deve ser adicionado no final do cozimento.

Como flambar a carne do strogonoff?

Para flambar a carne do strogonoff, você precisa colocar o conhaque em uma concha, acender com um fósforo e despejar na panela com cuidado.

Posso usar outro tipo de cogumelo no strogonoff?

Sim, você pode usar o tipo de cogumelo que preferir ou até mesmo substituir por outro ingrediente, como palmito ou milho.

Qual a origem do strogonoff?

O strogonoff é um prato de origem russa, criado no século XIX pela família Stroganov.


Curiosidades Dessa Receita

Agora que você já sabe como fazer strogonoff de carne, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse prato? Veja abaixo:

O nome do prato

O nome do prato vem do sobrenome da família Stroganov, que era uma das mais ricas e influentes da Rússia czarista. O conde Pavel Stroganov era um grande apreciador da gastronomia e tinha um cozinheiro francês que criou a receita para ele.

A receita original

A receita original do strogonoff era feita com carne bovina cortada em cubos grandes, cebola, mostarda, creme de leite e cogumelos. O prato era servido com arroz branco ou batatas cozidas. A receita foi modificada ao longo do tempo e ganhou novos ingredientes e acompanhamentos.

A popularização do prato

O strogonoff se popularizou em vários países depois da Segunda Guerra Mundial, quando os russos emigraram para a Europa e os Estados Unidos. No Brasil, o prato chegou na década de 1950 e se tornou um dos mais apreciados pelos brasileiros. Aqui, o strogonoff costuma levar ketchup e ser servido com batata palha.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor me avise.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Carnes


Como Fazer Strogonoff de carne


Mais Recentes


Como Fazer Cannelloni

Cannelloni