ROSBIFE



Rosbife
6 Porções
Tempo: 55 min
Ingredientes:
  • 1 kg de contrafilé em peça
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
  • 2 ramos de alecrim

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, misture o alho, o sal, a pimenta e a mostarda. Esfregue essa pasta por toda a superfície da carne. Coloque a carne em uma assadeira e regue com o vinho. Espalhe o alecrim por cima.
  • Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos 2 horas para pegar o sabor.
  • Preaqueça o forno a 200°C. Retire o papel-alumínio e leve a assadeira ao forno por cerca de 30 minutos, regando a carne com o caldo que se forma na assadeira de vez em quando.
  • Retire o papel-alumínio e aumente a temperatura do forno para 220°C. Asse por mais 10 minutos ou até que a carne esteja dourada.
  • Retire a carne do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de fatiar. Corte em fatias finas e sirva com o molho que se formou na assadeira. Você pode acompanhar o rosbife com salada verde, arroz branco ou batatas assadas. Bom apetite!

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Rosbife

Rosbife é uma das minhas receitas favoritas desde que eu era criança. Meu pai costumava fazer nos domingos e eu adorava o cheiro e o sabor da carne assada. Ele me ensinou como fazer rosbife com alguns ingredientes simples, mas que fazem toda a diferença.

Para fazer rosbife, você vai precisar de uma peça de contrafilé, alho, sal, pimenta, mostarda, vinho tinto e alecrim. Esses temperos vão dar um toque especial à carne, que fica macia por dentro e crocante por fora.

O rosbife é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como aniversários, Natal ou Ano Novo.

Se você quer aprender como fazer rosbife, acompanhe o passo a passo desta receita de rosbife que eu vou te mostrar. Você vai ver como é fácil e rápido preparar essa delícia que vai surpreender a sua família e os seus convidados. Vamos lá?

Tempo total de preparo e cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Tempo total: 55 minutos

Informação Nutricional

  • Calorias: 311 kcal
  • Proteínas: 32 g
  • Gorduras 18 g
  • Carboidratos: 1 g
  • Sódio: 130 mg


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @mohindi

Você pode usar outros cortes de carne para fazer o rosbife, como filé mignon, contrafilé ou alcatra. O tempo de forno pode variar de acordo com a espessura e o ponto da carne.

Você pode adicionar outros temperos ao rosbife, como alecrim, tomilho, louro, orégano ou páprica. Eles vão dar mais sabor e aroma à carne.

Você pode substituir o vinho tinto por vinagre de maçã, suco de laranja ou caldo de carne. Esses líquidos vão ajudar a deixar o rosbife mais macio e suculento.

Você pode fazer um molho para acompanhar o rosbife, usando o caldo que se forma na assadeira. Basta levar ao fogo com um pouco de farinha de trigo, manteiga e sal e mexer até engrossar.

Dicas e Observações de Segurança

Ao manusear a carne crua, lave bem as mãos e os utensílios usados. Evite o contato da carne com outros alimentos para prevenir a contaminação cruzada.

Ao assar a carne no forno, tome cuidado para não se queimar. Use luvas térmicas e pegadores adequados para retirar a assadeira do forno.

Ao cortar o rosbife em fatias finas, use uma faca bem afiada e faça movimentos firmes e precisos. Mantenha os dedos longe da lâmina da faca e apoie a carne sobre uma tábua de corte estável.

Ao consumir o rosbife, verifique se a carne está bem cozida e no ponto desejado. Se preferir uma carne mais mal passada, certifique-se da procedência e da qualidade da carne. Evite consumir carnes cruas ou mal passadas se você tiver problemas de saúde ou imunidade baixa.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você tirar o máximo proveito do seu rosbife. Confira:

Como escolher a carne para rosbife?

A carne ideal para rosbife é a que tem pouca gordura e fibras, como o lagarto, o filé mignon, o contrafilé ou a alcatra.

Como temperar a carne para rosbife?

O tempero básico para rosbife é sal e pimenta-do-reino, mas você pode adicionar ervas frescas ou secas, alho, mostarda, vinagre ou molho inglês para dar mais sabor.

Como saber o ponto da carne para rosbife?

O ponto da carne para rosbife depende do seu gosto, mas geralmente é ao ponto, com o interior rosado. Você pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura interna da carne: 55 ºC para mal passado, 60 ºC para ao ponto e 65 ºC para bem passado.

Como cortar a carne para rosbife?

O corte da carne para rosbife deve ser feito em fatias finas, no sentido contrário ao das fibras. Isso garante uma textura macia e suculenta.

Como conservar e reaproveitar o rosbife?

O rosbife pode ser conservado na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Você pode reaproveitá-lo em sanduíches, saladas, tábuas de frios ou aquecê-lo no forno ou na frigideira.

Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades da receita de rosbife que vão te surpreender e te deixar com mais vontade de experimentar esse prato delicioso.

Origem do rosbife

O rosbife é um prato típico da culinária britânica, que surgiu no século XVIII como uma forma de aproveitar as carnes que sobravam dos banquetes reais. O nome “rosbife” vem do inglês “roast beef”, que significa “carne assada”.

Variações do rosbife

O rosbife pode ser feito com diferentes tipos de carne, como bovina, suína, ovina ou de aves. Também pode ser preparado com diferentes técnicas, como assado no forno, na frigideira, na panela de pressão ou na churrasqueira.

Benefícios do Rosbife

O rosbife é uma fonte de proteína de alto valor biológico, que ajuda na formação e manutenção dos músculos. Também é rico em ferro, que previne a anemia, e em zinco, que fortalece o sistema imunológico. Além disso, o rosbife é uma opção de carne magra, com baixo teor de gordura e colesterol.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Carnes


Como Fazer Rosbife


Mais Recentes