Purê de Batata com Carne Moída



Purê de Batata com Carne Moída
6 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 1 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara de molho de tomate
  • Salsinha picada a gosto
  • 100 g de queijo ralado

Modo de Preparo:
  • Em uma panela grande, coloque as batatas e cubra com água. Leve ao fogo alto e cozinhe até que estejam macias, cerca de 20 minutos.
  • Escorra as batatas e transfira para uma tigela. Amasse-as com um garfo ou um espremedor, até formar um purê. Adicione o leite, a manteiga, o sal, a pimenta e a noz-moscada e misture bem. Reserve.
  • Em uma panela média, aqueça um fio de óleo e refogue a cebola e o alho até que estejam dourados, cerca de 10 minutos.
  • Junte a carne moída e tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que esteja cozida e soltinha, cerca de 15 minutos.
  • Adicione o molho de tomate e a salsinha e misture bem. Deixe ferver por alguns minutos, até que o molho esteja encorpado.
  • Preaqueça o forno a 180°C e unte um refratário com um pouco de manteiga ou óleo. Espalhe metade do purê de batata no fundo do refratário, formando uma camada uniforme. Cubra com a carne moída refogada, espalhando bem sobre o purê.
  • Cubra com o restante do purê de batata, alisando com uma espátula ou uma colher. Polvilhe o queijo ralado por cima do purê. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Purê de Batata com Carne Moída

Purê de batata com carne moída é uma receita que eu aprendi com a minha mãe e que sempre faz sucesso na minha casa. É um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo, que leva ingredientes fáceis de encontrar e que combinam perfeitamente.

Para fazer essa receita, você vai precisar de batatas, leite, manteiga, sal, pimenta, noz-moscada, carne moída, cebola, alho, molho de tomate, salsinha e queijo ralado. O preparo é rápido e fácil, basta cozinhar as batatas e amassá-las com o leite e a manteiga, temperar a carne moída e refogá-la com o molho de tomate e montar o prato em um refratário, cobrindo com queijo ralado.

O resultado é um purê de batata cremoso e macio, com uma carne moída suculenta e bem temperada, que forma uma casquinha crocante depois de gratinar no forno. É uma delícia que agrada a todos os paladares e que pode ser servida em qualquer ocasião, seja no dia a dia ou em um almoço especial.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu sou a Valéria e vou te ensinar o passo a passo de como fazer esse purê de batata com carne moída incrível. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo total: 50 minutos

Informação Nutricional

  • Calorias: 237 kcal
  • Carboidratos: 35,3 g
  • Proteínas: 3,9 g
  • Gorduras: 8,9 g
  • Fibra: 3,2 g
  • Sódio: 0,7 g


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @Umcafeparavoce

Você pode variar a receita usando outros tipos de carne moída, como frango, porco ou peru.

Você também pode adicionar outros legumes ao refogado da carne, como cenoura, ervilha, milho ou azeitona.

Outra opção é substituir o purê de batata por purê de mandioca, abóbora ou batata-doce.

Para dar um toque especial, você pode gratinar o prato com queijo mussarela ou provolone por cima do purê.

Dicas e Observações de Segurança

Ao cozinhar as batatas, tome cuidado para não se queimar com o vapor ou a água quente. Use luvas térmicas para manusear a panela e o espremedor de batatas.

Ao fritar a carne moída, evite respingos de óleo quente. Use uma tampa ou um protetor de panela para cobrir a frigideira e mexa a carne com uma colher de pau ou de silicone.

Ao montar o prato no refratário, certifique-se de que ele seja resistente ao forno e não esteja rachado ou lascado. Unte o refratário com um pouco de manteiga ou óleo para evitar que o purê grude.

Ao retirar o prato do forno, use luvas térmicas e coloque-o sobre uma superfície estável e resistente ao calor. Espere esfriar um pouco antes de servir.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o purê de batata com carne moída.

Como cozinhar as batatas?

Cozinhe as batatas em água fervente com sal e um pouco de azeite até ficarem macias. Depois, escorra e amasse com um garfo ou espremedor.

Como fazer o purê de batata ficar cremoso?

Em uma panela, leve ao fogo médio a manteiga e o leite. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Junte as batatas amassadas e mexa até obter um purê cremoso. Você pode acrescentar uma pitada de noz-moscada ou queijo parmesão para dar mais sabor.

Como refogar a carne moída?

Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída, mexendo para soltar os grumos. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até dourar. Adicione a cebola, o alho, os tomates e o cheiro-verde e cozinhe por mais alguns minutos, até formar um molho encorpado.

Como montar o purê de batata com carne moída?

Em um refratário untado, espalhe metade do purê de batata. Por cima, distribua a carne moída com o molho. Cubra com o restante do purê e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até gratinar.

Como conservar o purê de batata com carne moída?

Você pode guardar o purê de batata com carne moída na geladeira por até dois dias ou no freezer por até três meses. Para aquecer, basta levar ao forno ou ao micro-ondas.


Curiosidades dessa receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que você talvez não saiba:

Origem do purê de batata

O purê de batata é uma receita originária da França, criada no século XVIII pelo chef Antoine Parmentier. Ele foi um dos responsáveis por popularizar o consumo da batata na Europa, que era vista como um alimento para animais.

Variações do purê de batata

O purê de batata pode ser feito com outros ingredientes além da batata, como mandioca, mandioquinha, abóbora, cenoura, inhame ou couve-flor. Cada um desses ingredientes confere uma textura e um sabor diferente ao prato.


Benefícios da Batata

A batata é um tubérculo rico em carboidratos, que fornecem energia para o organismo. Além disso, ela contém vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, fósforo e magnésio. A batata também ajuda na digestão, na prevenção da anemia e na regulação da pressão arterial.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Carnes


Como fazer purê de batata com carne moída


Mais Recentes