Lasanha de Carne Moída



Lasanha de Carne Moída
8 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 500 g de massa de lasanha pré-cozida
  • 500 g de carne moída
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 latas de molho de tomate pronto
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 300 g de queijo mussarela fatiado
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:
  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para soltar a carne e cozinhe até dourar.
  • Adicione o molho de tomate e a água e misture bem. Deixe ferver por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar.
  • Em um refratário retangular, espalhe um pouco do molho de carne no fundo. Coloque uma camada de massa de lasanha, cobrindo todo o molho. Espalhe mais um pouco do molho de carne sobre a massa e distribua metade do queijo mussarela.
  • Repita as camadas de massa, molho e queijo, terminando com o molho. Por cima, espalhe o creme de leite e polvilhe o queijo parmesão ralado.
  • Leve a lasanha ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Curiosidades Sobre a Receita

Lasanha de Carne Moída

Lasanha de carne moída é uma das minhas receitas favoritas desde que eu era criança. Me lembra dos almoços de domingo na casa da minha avó, que sempre preparava essa delícia para a família toda. Ela me ensinou como fazer essa lasanha, que é muito simples e prática, mas também muito saborosa e nutritiva.

Para fazer essa receita, você vai precisar de ingredientes básicos que você provavelmente já tem em casa: massa de lasanha, carne moída, molho de tomate, creme de leite, queijo mussarela e parmesão ralado. O segredo está em temperar bem a carne moída e cozinhar o molho de tomate até ficar bem encorpado e aromático. Depois é só montar as camadas da lasanha em uma forma refratária e levar ao forno para gratinar.

A textura dessa lasanha é incrível: a massa fica macia, a carne suculenta, o molho cremoso e o queijo derretido. O sabor é irresistível: uma combinação perfeita de salgado, doce e azedo, com um toque de ervas e especiarias. Essa é uma ótima opção para servir em qualquer ocasião: seja durante a semana, no fim de semana ou em datas especiais. Você pode acompanhar essa lasanha com uma salada verde ou um vinho tinto.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu vou te mostrar o passo a passo e as dicas para você acertar em cheio. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Tempo total: 50 minutos

Rendimento da Receita

  • Porções: 8
  • Quantidade por porção: 1 fatia

Informação Nutricional

  • Calorias: 506 kcal
  • Carboidratos: 34,9 g
  • Proteínas: 36,7 g
  • Gorduras totais: 23,8 g
  • Gorduras saturadas: 11,6 g
  • Gorduras trans: 0,8 g
  • Fibras: 2,4 g
  • Sódio: 735 mg


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @Leticiasweetcake

Você pode variar esta receita substituindo ou acrescentando alguns ingredientes, como:

Trocar a carne moída por frango desfiado, atum ou presunto picado.

Adicionar legumes cozidos ao molho, como cenoura, abobrinha, berinjela ou brócolis.

Usar molho branco ou bechamel no lugar do creme de leite.

Usar queijo prato, provolone ou gorgonzola no lugar da mussarela.

Usar massa integral ou sem glúten para uma versão mais saudável.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer esta receita são:

Use luvas ou panos de prato para manusear o refratário quente e evitar queimaduras.

Corte a massa de lasanha com uma faca afiada e cuidado para não se cortar.

Verifique a validade dos ingredientes antes de usá-los e descarte os que estiverem estragados ou mofados.

Guarde as sobras da lasanha em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Reaqueça no forno ou no microondas antes de consumir.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você tirar todas as suas dúvidas e fazer essa lasanha de carne moída com sucesso. Confira:

Como cozinhar a massa da lasanha?

Você pode cozinhar a massa da lasanha em água fervente com sal por cerca de 10 minutos, ou até ficar al dente. Escorra e passe em água fria para interromper o cozimento.

Como fazer o molho branco para a lasanha?

O molho branco para a lasanha é feito com manteiga, farinha de trigo, leite e creme de leite. Você deve derreter a manteiga, adicionar a farinha e mexer bem. Depois, acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Por fim, adicione o creme de leite e tempere com sal e noz-moscada.

Como congelar e descongelar a lasanha?

Você pode congelar a lasanha já montada, mas sem assar, em um recipiente adequado para freezer. Cubra bem com papel-alumínio e etiquete com a data de validade, que é de até 3 meses. Para descongelar, retire do freezer e deixe na geladeira por 24 horas. Depois, leve ao forno normalmente.

Como fazer uma lasanha mais saudável?

Você pode fazer uma lasanha mais saudável substituindo alguns ingredientes por versões mais leves ou integrais. Por exemplo, você pode usar carne moída magra, molho de tomate caseiro, queijo light, massa integral ou sem glúten. Você também pode adicionar legumes cozidos ao molho, como cenoura, abobrinha, berinjela ou brócolis.

Como variar o recheio da lasanha?

Você pode variar o recheio da lasanha usando outros ingredientes além da carne moída. Algumas opções são frango desfiado, atum, presunto, bacon, calabresa, espinafre, ricota ou cogumelos. Você também pode usar outros tipos de queijo, como prato, provolone ou gorgonzola.

Curiosidades Dessa Receita

Agora que você já sabe como fazer essa receita deliciosa de lasanha de carne moída, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse prato tão famoso? Veja a seguir:

Origem da lasanha

A origem da lasanha é controversa, mas acredita-se que ela tenha surgido na Grécia Antiga. O nome lasanha vem do grego “láganon”, que era um tipo de massa cortada em tiras. Essa massa era cozida em água e depois temperada com queijo e ervas.

Lasanha à bolonhesa

A versão mais conhecida da lasanha é a à bolonhesa, que leva carne moída e molho de tomate. Essa receita é típica da cidade de Bolonha, na Itália, onde também se originou o famoso molho à bolonhesa. A lasanha à bolonhesa também leva molho branco e queijo parmesão.

Recorde mundial de lasanha

Em 2012, na cidade de Parma, na Itália, foi feita a maior lasanha do mundo. Mais de 5 mil pessoas se juntaram para fazer uma lasanha com 25 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. A gigantesca lasanha também tinha 800 kg de carne moída, 500 litros de molho de tomate, 2.500 kg de massa e 400 kg de mussarela.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Carnes


Como Fazer Lasanha de Carne Moída


Mais Recentes


Amendoim Cozido

Amendoim Cozido