Caldo de Ovos



Caldo de Ovos
4 Porções
Tempo: 25 min
Ingredientes:
  • 8 ovos
  • 1 litro de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • Noz-moscada a gosto

Modo de Preparo:
  • Coloque os ovos em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por 10 minutos, depois que a água começar a ferver. Escorra a água e deixe os ovos esfriarem um pouco. Descasque-os e corte-os em pedaços. Reserve.
  • Em outra panela, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a farinha de trigo e mexa bem, até formar uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, para não empelotar. Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Cozinhe, mexendo sempre, até o molho engrossar.
  • Junte os ovos picados ao molho branco e misture delicadamente. Ajuste o sal, se necessário. Sirva o caldo de ovos bem quente, com pão, torradas ou biscoitos. Bom apetite!

Curiosidades Sobre a Receita

Caldo de Ovos

O caldo de ovos é uma receita simples e deliciosa que eu aprendi com a minha avó. Ela costumava fazer esse prato nos dias frios, para nos aquecer e nos nutrir. Eu sempre gostei muito do sabor suave e da textura cremosa desse caldo.

Para fazer o caldo de ovos, você vai precisar de poucos ingredientes: ovos, leite, manteiga, farinha de trigo, sal e noz-moscada. Você vai cozinhar os ovos em água fervente, descascá-los e cortá-los em pedaços. Depois, vai fazer um molho branco com o leite, a manteiga, a farinha, o sal e a noz-moscada. Por fim, vai misturar os ovos com o molho e servir bem quente.

O caldo de ovos é uma ótima opção para um almoço ou jantar rápido e fácil. Você pode acompanhá-lo com pão, torradas ou biscoitos. É uma receita que agrada a toda a família e que pode ser feita em qualquer ocasião. Eu gosto de fazer o caldo de ovos quando estou com pouco tempo ou quando quero comer algo leve e saboroso.

Se você ficou com vontade de experimentar o caldo de ovos, venha fazer essa receita comigo. Eu vou te mostrar o passo a passo e as dicas para deixar o seu caldo ainda mais gostoso. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 25 minutos

Informação Nutricional

  • Calorias: 312 kcal
  • Carboidratos: 18 g
  • Proteínas: 16 g
  • Gorduras: 19 g
  • Colesterol: 403 mg
  • Sódio: 286 mg


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @ReceitasSimplesdaEli

Você pode variar a receita de caldo de ovos adicionando outros ingredientes, como:

Queijo ralado, para dar mais sabor e cremosidade ao caldo.

Legumes picados, como cenoura, batata, abóbora ou chuchu, para aumentar o valor nutritivo e a consistência do caldo.

Macarrão, arroz ou mandioca cozida, para tornar o caldo mais encorpado e saciante.

Carnes desfiadas, como frango, carne seca ou linguiça, para incrementar o sabor e a proteína do caldo.

Dicas e Observações de Segurança

Ao preparar o caldo de ovos, tome alguns cuidados básicos de segurança, como:

Lavar bem as mãos e os utensílios antes de manusear os alimentos.

Verificar a validade e a procedência dos ovos, evitando ovos rachados, sujos ou com mau cheiro.

Cozinhar bem os ovos no caldo, para evitar o risco de salmonela ou outras bactérias.

Conservar o caldo em geladeira por no máximo dois dias, em recipiente fechado e limpo.

Aquecer bem o caldo antes de consumir, para evitar a proliferação de microrganismos.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você tirar todas as suas questões e fazer o Caldo de Ovos com sucesso.

Como fazer o Caldo de Ovos mais cremoso?

Para deixar o Caldo de Ovos mais cremoso, você pode adicionar um pouco de farinha de trigo ou de milho dissolvida em água, mexendo bem para não empelotar. Outra opção é bater parte do caldo com um mixer ou liquidificador.

Como fazer o Caldo de Ovos com batata?

Para fazer o Caldo de Ovos com batata, você pode adicionar uma ou duas batatas descascadas e picadas ao refogado de cebola e alho, antes de colocar a água. Deixe cozinhar até a batata ficar macia e depois triture tudo com um mixer ou liquidificador.

Como fazer o Caldo de Ovos com tomate?

Para fazer o Caldo de Ovos com tomate, você pode adicionar um tomate picado ao refogado de cebola e alho, deixando cozinhar um pouco até soltar o suco. Depois, acrescente a água e os temperos e deixe ferver. Você pode triturar tudo ou deixar os pedaços de tomate inteiros.

Como fazer o Caldo de Ovos sem caldo de galinha?

Para fazer o Caldo de Ovos sem caldo de galinha, você pode substituir por caldo de legumes caseiro ou industrializado, ou simplesmente usar água e temperar bem com sal, pimenta, louro e outros condimentos de sua preferência.

Como fazer o Caldo de Ovos vegano?

Para fazer o Caldo de Ovos vegano, você pode substituir os ovos por tofu firme esfarelado ou por grão-de-bico cozido e amassado. Você também pode usar levedura nutricional para dar um sabor mais parecido com ovo. Além disso, use caldo de legumes ou água para fazer o caldo e pão vegano para servir.

Curiosidades Dessa Receita

O Caldo de Ovos é uma receita que tem muitas curiosidades interessantes que valem a pena conhecer. Acompanhe algumas delas a seguir.

Origem do Caldo de Ovos

O Caldo de Ovos é uma receita originária de Portugal, mais especificamente da região do Alentejo. É uma sopa típica da culinária alentejana, que se caracteriza por ser simples, rústica e saborosa. O Caldo de Ovos era consumido principalmente pelos trabalhadores rurais, que precisavam de uma refeição quente e nutritiva para enfrentar as longas jornadas no campo.

Variações do Caldo de Ovos

O Caldo de Ovos pode ter diversas variações, dependendo da região, da época do ano ou do gosto pessoal. Algumas das variações mais comuns são: Caldo Verde (com couve), Caldo à Lavrador (com feijão), Caldo à Moda da Beira (com carne), Caldo à Moda do Minho (com chouriço) e Caldo à Moda do Ribatejo (com arroz).

Benefícios do Caldo de Ovos

O Caldo de Ovos é uma receita que traz muitos benefícios para a saúde, pois é rico em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Os ovos são uma fonte completa de aminoácidos essenciais, que ajudam na formação dos músculos, dos ossos e dos tecidos.

Os ovos contêm colina, que é importante para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. O pão é uma fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia e saciedade. O caldo é feito com água e vegetais, que hidratam o corpo e fornecem fibras, vitaminas C e A, potássio e ferro.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras caldos


Como fazer caldo de ovos

Caldo de sururu

Caldo de sururu

Caldo de Ovos

Caldo de Ovos

Caldo de camarão

Caldo de camarão

caldo de pinto

Caldo de Pinto

caldo de peixe

Caldo de Peixe

Caldo de osso

Caldo de ossos


Mais Recentes