Caldo de Mandioca



Caldo de Mandioca
4 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 1 kg de mandioca
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 litros de água
  • 2 cubos de caldo de galinha
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha e cebolinha picadas para finalizar

Modo de Preparo:
  • Descasque e corte a mandioca em pedaços. Reserve. Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados.
  • Adicione a mandioca, a água e os cubos de caldo de galinha. Cozinhe na pressão por cerca de 30 minutos, ou até que a mandioca esteja bem macia.
  • Bata tudo no liquidificador até obter um creme homogêneo. Volte o creme para a panela, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe ferver por mais alguns minutos.
  • Sirva quente, polvilhado com salsinha e cebolinha picadas. Se desejar, umas torradas acompanhadas fica ainda mais divino.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de caldo de mandioca

O caldo de mandioca é uma verdadeira sensação da gastronomia brasileira, reconhecida pela sua textura cremosa e seu sabor delicioso que acalenta a alma. Este prato tem raízes profundas nas tradições culinárias de diversas regiões do Brasil, sendo popularmente encontrado do norte ao sul do país.

Esta receita é um autêntico conforto para o paladar, especialmente em dias mais frios. No entanto, o caldo de mandioca é também a escolha perfeita para jantares em família, reuniões com amigos ou simplesmente quando se deseja saborear um prato simples, mas cheio de sabor e história.

Celebrar ocasiões especiais com uma tigela fumegante de caldo de mandioca pode ser uma experiência culinária incrível. Então, que tal aprender a prepará-lo?

Caldo de Mandioquinha

O caldo de mandioquinha, também conhecido como caldo de batata-baroa, é uma variedade deliciosa do caldo de mandioca. A mandioquinha é rica em fibras, vitaminas e minerais, além de possuir um sabor mais aveludado que a mandioca, o que confere ao caldo uma textura ainda mais cremosa.

Caldo de Aipim

O caldo de aipim, como também é conhecida a mandioca em algumas regiões do Brasil, é igualmente delicioso e nutritivo. A versatilidade da mandioca permite que esta receita seja adaptada para incluir uma variedade de ingredientes adicionais, como carnes e legumes, tornando-a ainda mais saborosa.

Informações Nutricionais

Uma porção de 240 ml de caldo de mandioca fornece aproximadamente:

  • Calorias: 226 kcal
  • Proteínas: 2g
  • Carboidratos: 40g
  • Gordura totais: 2g
  • Fibras: 2g

Além disso, é uma excelente fonte de fibras dietéticas e vitaminas, incluindo vitamina C e vitaminas do complexo B. (Referência Nutricional: https://www.fatsecret.com.br)

Receitas que podem te interessar:


Dicas Adicionais:

Assista uma variação dessa receita em vídeo

Para um passo a passo mais visual, assista a este vídeo tutorial de como fazer o delicioso caldo de mandioca

Posso congelar o caldo de mandioca?

Sim, você pode congelar o caldo de mandioca por até 3 meses. Para descongelar, coloque na geladeira por algumas horas antes de reaquecer.

Posso substituir a mandioca por mandioquinha ou aipim?

Sim, a substituição é perfeitamente possível e resultará em variações deliciosas do prato.

Posso adicionar carnes ao caldo de mandioca?

Sim, carnes como frango, calabresa, ou carne de porco são ótimas adições ao caldo de mandioca.

Qual é a diferença entre mandioca, aipim e mandioquinha?

Embora sejam semelhantes, a mandioca e o aipim são a mesma planta, já a mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, é uma planta diferente.

O caldo de mandioca é vegano?

A receita básica é vegana, contudo, deve-se substituir o caldo de galinha por caldo de legumes.

Dê opções de variação da receita

As variações do caldo de mandioca podem ir além da inclusão de diferentes carnes. Confira algumas sugestões:

Sopa de mandioca: Adicione legumes variados para um prato mais nutritivo. Ideal para quem deseja um prato mais leve e nutritivo. Pode incluir cenoura, abobrinha, pimentão, tomate, entre outros.

Caldo de mandioca com calabresa: A calabresa dá um toque de sabor defumado.

Sopa de mandioca com carne: A carne traz uma textura e um sabor mais robustos.

Caldo de mandioca com frango: O frango faz uma combinação perfeita com a mandioca.

Calda de mandioca com carne: O caldo com pedaços de carne é uma opção ainda mais substancial.

Sopa de mandioca com couve: A couve adiciona um toque verde ao prato e complementa perfeitamente o sabor da mandioca.

Caldo de mandioca com bacon: A textura crocante e o sabor defumado do bacon contrastam com a suavidade do caldo, criando uma deliciosa harmonia de sabores.

Caldo de mandioca com carne-seca: A carne-seca é muito utilizada na culinária brasileira e adiciona um sabor único ao caldo de mandioca.

Caldo de mandioca com camarão: Este é um prato mais sofisticado, ideal para ocasiões especiais. O camarão traz um sabor de mar para o prato.

Experimente estas variações e veja como a versatilidade do caldo de mandioca permite uma infinidade de possibilidades, todas elas deliciosas e acolhedoras.

E lembre-se, a melhor parte da culinária é que não há regras rígidas – sinta-se à vontade para adicionar seus ingredientes favoritos e criar sua própria versão personalizada deste clássico prato brasileiro.

Curiosidades sobre a receita

A mandioca é um alimento de origem indígena e de grande importância na alimentação brasileira. Ela pode ser consumida de várias maneiras, sendo o caldo de mandioca uma das formas mais populares e saborosas.

Acredita-se que a mandioca tenha sido cultivada pela primeira vez há cerca de 5.000 a 8.000 anos na região amazônica. Hoje, ela é cultivada em todo o Brasil e é um dos principais alimentos de nossa dieta.

Assim, ao saborear uma tigela de caldo de mandioca, você não está apenas degustando uma deliciosa refeição, mas também participando de uma longa tradição culinária que celebra a rica cultura e a história de nosso país.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras caldos


Como Fazer Caldo de Mandioca

Caldo de sururu

Caldo de sururu

Caldo de Ovos

Caldo de Ovos

Caldo de camarão

Caldo de camarão

caldo de pinto

Caldo de Pinto

caldo de peixe

Caldo de Peixe

Caldo de osso

Caldo de ossos


Mais Recentes


Peixe Cozinho

Peixe Cozinho