Caldo de Cabotiá com Frango



Caldo de Cabotiá com Frango
6 Porções
Tempo: 35 min
Ingredientes:
  • 1 abóbora cabotiá média, descascada e cortada em cubos
  • 1 peito de frango sem pele e sem osso
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro verde picado a gosto

Modo de Preparo:
  • Em uma panela de pressão, coloque a abóbora, o frango, metade da cebola, metade do alho, sal e pimenta. Cubra com água e tampe a panela. Leve ao fogo alto e, quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
  • Abra a panela com cuidado e retire o frango com uma escumadeira. Reserve em um prato e deixe esfriar um pouco.
  • Transfira a abóbora e o caldo que sobrou na panela para o liquidificador. Bata até obter um creme liso e homogêneo. Se necessário, ajuste o sal e a pimenta. Desfie o frango com as mãos ou com um garfo, descartando os ossos e a cartilagem.
  • Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e refogue o restante da cebola e do alho até ficarem macios. Junte o frango desfiado e misture bem. Deixe dourar por alguns minutos, mexendo de vez em quando.
  • Adicione o creme de abóbora batido e misture bem. Deixe ferver por alguns minutos, até engrossar um pouco. Desligue o fogo e salpique o cheiro verde por cima. Sirva quente, em tigelas ou pratos fundos.

Curiosidades Sobre a Receita

Caldo de Cabotiá com Frango

O caldo de cabotiá com frango é uma das minhas receitas favoritas para os dias frios. Eu aprendi a fazer esse prato com a minha avó, que sempre me ensinou os segredos da cozinha. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva.

Para fazer o caldo de cabotiá com frango, você vai precisar de poucos ingredientes: uma abóbora cabotiá, um peito de frango, cebola, alho, sal, pimenta e cheiro verde. O preparo é fácil e rápido, basta cozinhar a abóbora e o frango na panela de pressão, depois bater a abóbora no liquidificador e desfiar o frango. Depois é só refogar tudo junto e finalizar com o cheiro verde.

O resultado é um caldo cremoso, com pedaços de frango suculentos e um aroma delicioso. O caldo de cabotiá com frango é ideal para servir como entrada ou como prato principal, acompanhado de pão ou torradas.

Você pode fazer essa receita ao longo da semana, para aquecer as noites frias, ou no fim de semana, para reunir a família e os amigos.

Que tal experimentar essa receita hoje mesmo? Eu tenho certeza que você vai se surpreender com o sabor e a praticidade do caldo de cabotiá com frango. Siga o passo a passo abaixo e bom apetite!

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo total: 35 minutos

Informação Nutricional

  • Calorias: 250Kcal
  • Carboidratos: 18g
  • Proteínas: 24g
  • Gordura: 9g
  • Fibra: 4g


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @receitasfaceisdalia9812

Você pode variar o tipo de carne usada no caldo, substituindo o frango por linguiça de frango defumada, carne moída, carne seca ou bacon.

Você pode adicionar outros temperos ao caldo, como páprica doce, extrato de tomate, folhas de louro ou curry.

Você pode incrementar o caldo com queijo muçarela ralado por cima, creme de leite, requeijão ou cream cheese.

Dicas e Observações de Segurança

Tome cuidado ao manusear a faca para cortar a abóbora, que é dura e pode escorregar. Use uma tábua firme e uma faca afiada.

Não deixe o caldo ferver demais, pois pode transbordar e causar queimaduras. Mantenha o fogo baixo e mexa de vez em quando.

Use um mixer ou liquidificador para bater o caldo até ficar cremoso, mas espere esfriar um pouco antes de fazer isso. Se usar o liquidificador, não encha muito e segure a tampa com um pano.

Verifique se o frango está bem cozido e desfiado antes de adicionar ao caldo. Evite consumir carne crua ou mal passada, pois pode causar doenças.

Se você tem alergia ou intolerância a algum ingrediente, consulte seu médico antes de consumir o caldo.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira:

Como descascar a abóbora cabotiá?

Você pode usar uma faca afiada e cortar a casca com cuidado, ou cozinhar a abóbora inteira por alguns minutos na panela de pressão e depois retirar a casca com mais facilidade.

Como desfiar o frango?

Você pode usar dois garfos e puxar as fibras do frango cozido, ou colocar o frango na batedeira e bater até desfiar.

Posso congelar o caldo de cabotiá com frango?

Sim, você pode congelar o caldo em potes de plástico ou de vidro por até 3 meses. Na hora de consumir, basta descongelar na geladeira e aquecer no fogão ou no micro-ondas.

Posso usar outro tipo de abóbora?

Sim, você pode usar abóbora japonesa, abóbora moranga ou abóbora paulista. O sabor e a textura podem variar um pouco, mas o resultado será igualmente delicioso.

Posso fazer o caldo sem creme de leite?

Sim, você pode fazer o caldo sem creme de leite se quiser uma versão mais leve ou vegana. Você pode substituir o creme de leite por iogurte natural, leite de coco ou leite vegetal.

Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades da receita que vão te surpreender:

Origem da abóbora cabotiá

A abóbora cabotiá é originária do Japão, onde é chamada de kabocha. Ela foi trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses no século XX e se adaptou bem ao clima tropical.

Benefícios da abóbora cabotiá

A abóbora cabotiá é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo. Ela também é fonte de fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol e da glicemia.

Variações do caldo de cabotiá com frango

O caldo de cabotiá com frango pode ser feito com diferentes ingredientes e temperos, de acordo com o seu gosto. Você pode adicionar cenoura, batata, mandioquinha, milho, ervilha, queijo, bacon, linguiça, carne seca, curry, noz-moscada, gengibre, entre outros. Use a sua criatividade e aproveite essa receita versátil.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras caldos


Como Fazer Caldo de Cabotiá com Frango

Caldo de sururu

Caldo de sururu

Caldo de Ovos

Caldo de Ovos

Caldo de camarão

Caldo de camarão

caldo de pinto

Caldo de Pinto

caldo de peixe

Caldo de Peixe

Caldo de osso

Caldo de ossos


Mais Recentes


Amendoim Cozido

Amendoim Cozido