Calda de Chocolate para Bolo



Calda de Chocolate para Bolo
1 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 1 caixa de leite condensado (395 g)
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 200 ml de leite
  • 1 colher de sopa de margarina

Modo de Preparo:
  • Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó, o leite e a margarina. Misture bem com um fouet ou uma colher até ficar homogêneo.
  • Leve a panela ao fogo médio e mexa sem parar até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo até a calda engrossar um pouco, mas sem deixar ficar muito dura. Desligue o fogo e reserve.
  • Despeje a calda ainda morno sobre o bolo já assado e espalhe com uma espátula ou uma faca. Deixando a calda escorrer pelas laterais do bolo e formar uma camada brilhante e uniforme.
  • Espere a calda esfriar um pouco antes de cortar o bolo e servir. Fica bom finalizar raspas de chocolate para decorar.

Curiosidades Sobre a Receita

Olá, tudo bem? Se você procura uma calda para bolos, vou ensinar como fazer uma deliciosa calda de chocolate para bolo.

Essa é uma receita que eu aprendi só de olhar minha mãe fazendo em casa. É uma calda simples, mas muito saborosa e cremosa, que combina com vários tipos de bolo, como cenoura, baunilha, fubá ou até mesmo chocolate.

Para fazer essa calda de chocolate para bolo, você vai precisar de apenas quatro ingredientes: leite condensado, chocolate em pó, leite e margarina. Você vai misturar tudo em uma panela e levar ao fogo até engrossar. Depois é só despejar sobre o bolo ainda quente e se deliciar com essa cobertura incrível.

Essa calda de chocolate para bolo é perfeita para qualquer ocasião, seja durante a semana, no fim de semana ou em datas especiais. Ela deixa o bolo mais úmido, macio e irresistível. Além disso, é uma receita muito fácil e rápida de fazer, que não tem erro. Eu tenho certeza que você vai adorar essa calda e que ela vai virar a sua favorita.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Então continue lendo esse post e siga o passo a passo que eu vou te mostrar. Você vai ver como é simples e prático fazer essa calda de chocolate para bolo.

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 2 xícaras de calda, o suficiente para cobrir um bolo médio.
  • Cada porção equivale a 2 colheres de sopa de calda.

Informação Nutricional

Cada porção (2 colheres de sopa) de calda de chocolate para bolo contém:

  • Calorias: 131 kcal
  • Carboidratos: 20 g
  • Proteínas: 2 g
  • Gorduras: 4 g
  • Sódio: 38 mg
  • Cálcio: 66 mg
  • Ferro: 0,4 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos


Dicas Adicionais:

Receita em Vídeo

Canal: @nutrindosabores

Variações da Receita

Você pode variar a receita de calda de chocolate para bolo usando outros ingredientes que combinem com o sabor do chocolate. Algumas ideias são:

Adicionar uma pitada de canela ou de pimenta para dar um toque picante à calda.

Substituir o leite por café ou licor para dar um sabor mais intenso e aromático à calda.

Acrescentar raspas de laranja ou de limão para dar um toque cítrico e refrescante à calda.

Misturar castanhas picadas ou coco ralado para dar uma textura crocante e saborosa à calda.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja as perguntas e respostas a seguir:

Como fazer calda de chocolate durinha?

Para fazer uma calda de chocolate que fique durinha depois de esfriar, você pode usar açúcar cristal em vez de açúcar refinado, e deixar a calda cozinhar por mais tempo até ficar bem grossa.

Como fazer calda de chocolate sem leite condensado?

Para fazer uma calda de chocolate sem leite condensado, você pode usar creme de leite, leite, leite de coco ou água como base líquida, e adoçar com açúcar, mel ou adoçante.

Como fazer calda de chocolate vegana?

Para fazer uma calda de chocolate vegana, você pode usar leite vegetal (como leite de soja, leite de amêndoas ou leite de aveia) como base líquida, e chocolate amargo ou cacau em pó como fonte de chocolate. Adoce com açúcar mascavo, melado ou agave.

Como fazer calda de chocolate fit?

Para fazer uma calda de chocolate fit, você pode usar leite desnatado ou leite vegetal como base líquida, e chocolate 70% cacau ou cacau em pó como fonte de chocolate. Adoce com açúcar demerara, xilitol ou stevia.

Como conservar a calda de chocolate?

Para conservar a calda de chocolate, você pode guardar em um pote fechado na geladeira por até 5 dias, ou no freezer por até 3 meses. Para usar novamente, basta aquecer em banho-maria ou no micro-ondas.

Custo da Receita

O custo da receita de calda de chocolate para bolo depende dos ingredientes que você escolher e dos preços praticados na sua região. Mas, em média, essa receita custa cerca de R$ 10,00 para fazer 2 xícaras de calda.

Se você quer lucrar vendendo essa receita, você pode cobrir bolos caseiros com essa calda e vender por fatia ou por unidade.

Também pode vender a calda separadamente em potinhos ou bisnagas. Calcule o preço considerando o custo dos ingredientes, o tempo de preparo e a margem de lucro desejada.

Curiosidades dessa Receita

Agora que você já sabe como fazer essa deliciosa receita de calda de chocolate para bolo, que tal conhecer algumas curiosidades sobre ela? Veja a seguir:

Origem da calda de chocolate

A origem da calda de chocolate é incerta, mas sabe-se que os povos pré-colombianos já usavam o cacau para fazer bebidas e molhos. Os europeus foram os responsáveis por introduzir o açúcar e o leite na receita, criando assim o chocolate como conhecemos hoje. A calda de chocolate para bolo provavelmente surgiu como uma forma de aproveitar as sobras do chocolate derretido.

Benefícios do chocolate

O chocolate é um alimento rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. O chocolate também contém flavonoides, que melhoram a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular. Além disso, o chocolate estimula a produção de serotonina e endorfina, que são neurotransmissores relacionados ao bem-estar e ao prazer.

Tipos de Chocolate

Existem vários tipos de chocolate no mercado, que se diferenciam pela quantidade de cacau, de açúcar e de gordura. Os principais tipos são:

Chocolate amargo: contém pelo menos 70% de cacau, é o mais puro e o mais saudável, mas também o mais amargo.

Chocolate meio amargo: contém entre 40% e 60% de cacau, é um pouco mais doce que o amargo, mas ainda tem um sabor intenso.

Chocolate ao leite: contém entre 25% e 40% de cacau, é o mais popular e o mais doce, pois leva leite e açúcar na composição.

Chocolate branco: não contém cacau, apenas manteiga de cacau, leite e açúcar. É o mais gorduroso e o mais doce, mas também o menos nutritivo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Bolos


Como fazer calda de chocolate para bolo

Bolo de Pão

Bolo de Pão


Mais Recentes


Doce Casadinho

Doce Casadinho

Como Fazer Cannelloni

Cannelloni