Xarope para Drink



Xarope para Drink
10 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:
  • Comece misturando o açúcar e a água em uma panela pequena. Leve ao fogo médio-alto e mexa até o açúcar se dissolver completamente.
  • Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos, ou até engrossar um pouco. Não mexa mais depois que começar a ferver, para evitar que cristalize.
  • Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha, se desejar. Mexa bem para incorporar. Transfira o xarope para uma garrafa ou jarra de vidro e deixe esfriar completamente antes de usar ou guardar na geladeira.

Curiosidades Sobre a Receita

Xarope para Drink

Você já experimentou fazer seus próprios drinques em casa? Se você gosta de uma bebida refrescante e saborosa, mas não quer gastar muito dinheiro em bares ou comprar ingredientes caros, eu tenho uma dica para você: xarope para drink. Esse é um ingrediente simples e versátil que pode dar um toque especial aos seus coquetéis favoritos.

O xarope para drink é basicamente uma mistura de água e açúcar, que é aquecida até dissolver e formar uma calda. Você pode usar o xarope simples, que leva apenas esses dois ingredientes, ou adicionar algum sabor extra, como frutas, ervas, especiarias ou extratos. O xarope pode ser usado para adoçar e aromatizar drinques à base de destilados, como vodka, rum, gin ou cachaça.

O xarope para drink tem uma textura líquida e viscosa, que se mistura facilmente com outras bebidas. O sabor depende dos ingredientes que você escolher, mas geralmente é doce e agradável ao paladar. O xarope pode ser feito em qualquer ocasião, seja para um happy hour durante a semana, um encontro romântico no fim de semana ou uma festa com os amigos. É uma receita fácil e rápida.

Se você ficou curioso para saber como fazer xarope para drink em casa, continue lendo este post. Eu vou te ensinar o passo a passo de como preparar o xarope simples e algumas variações de sabores. Você vai ver como é fácil e divertido criar seus próprios drinques personalizados. Vamos começar?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos
  • Tempo de espera: nenhum

Rendimento da Receita

  • Esta receita rende cerca de 250 ml de xarope para drink, que pode ser usado para fazer até 10 drinques (25 ml por drinque).
  • O xarope pode ser armazenado na geladeira por até um mês em uma garrafa limpa e bem fechada.

Informação Nutricional

  • Calorias: 77 kcal
  • Carboidratos: 20 g
  • Proteínas: 0 g
  • Gorduras: 0 g
  • Sódio: 1 mg
  • Fonte: FatSecret


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @CocktailChannel

Você pode variar o sabor do xarope para drink adicionando outros ingredientes, como frutas, ervas, especiarias ou extratos. Por exemplo, você pode fazer xarope de morango, hortelã, canela, limão ou amêndoa.

Para fazer xarope de frutas, basta substituir parte da água por suco ou polpa da fruta escolhida. Por exemplo, para fazer xarope de morango, use uma xícara de água e uma xícara de suco ou polpa de morango.

Para fazer xarope de ervas ou especiarias, basta adicionar as folhas ou os pedaços dos ingredientes à mistura de açúcar e água antes de levar ao fogo. Por exemplo, para fazer xarope de hortelã, adicione um punhado de folhas de hortelã lavadas e picadas. Para fazer xarope de canela, adicione duas ou três canelas em pau.

Para fazer xarope com extratos, basta adicionar algumas gotas do extrato escolhido ao xarope pronto e misturar bem. Por exemplo, para fazer xarope de limão, adicione algumas gotas de extrato de limão. Para fazer xarope de amêndoa, adicione algumas gotas de extrato de amêndoa.

Dicas e Observações de Segurança

Tome cuidado ao manusear o xarope quente, pois ele pode causar queimaduras graves se entrar em contato com a pele. Use luvas térmicas e utensílios adequados para evitar acidentes.

Não deixe o xarope ferver demais, pois ele pode caramelizar e endurecer. Se isso acontecer, você terá que descartá-lo e começar novamente.

Guarde o xarope em um recipiente limpo e bem fechado na geladeira por até um mês. Não use o xarope se ele apresentar sinais de mofo ou alteração na cor ou no cheiro.

Consuma o xarope com moderação, pois ele é rico em açúcar e calorias. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas que levem o xarope como ingrediente, pois elas podem causar desidratação, intoxicação e outros problemas de saúde.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja abaixo as perguntas e respostas mais comuns sobre o xarope para drink.

Como conservar o xarope para drink?

O xarope para drink deve ser guardado em um recipiente limpo e bem fechado na geladeira por até um mês.

Como usar o xarope para drink?

O xarope para drink pode ser usado para adoçar e aromatizar diversos tipos de bebidas, como coquetéis, chás, limonadas, sodas e cafés. Basta adicionar a quantidade desejada de xarope à bebida e misturar bem.

Qual a diferença entre xarope e licor?

O xarope é uma mistura de água e açúcar, que pode ou não ter algum sabor adicional. O licor é uma bebida alcoólica, que pode ser feita a partir do xarope misturado com algum destilado, como vodka, rum ou cachaça.

Como fazer xarope de gengibre?

Para fazer xarope de gengibre, você vai precisar de 1 xícara de açúcar, 1 xícara de água e 1 pedaço de gengibre descascado e picado. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio-alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até o xarope engrossar. Desligue o fogo e coe o xarope. Deixe esfriar e guarde na geladeira.

Como fazer xarope de hortelã?

Para fazer xarope de hortelã, você vai precisar de 1 xícara de açúcar, 1 xícara de água e 1 punhado de folhas de hortelã lavadas e picadas. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio-alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até o xarope ficar verde. Desligue o fogo e coe o xarope. Deixe esfriar e guarde na geladeira.

Curiosidades Dessa Receita

Vamos compartilhar algumas curiosidades sobre essa receita. Você sabia que o xarope para drink tem origem árabe? Ou que ele pode ser usado para fazer refrigerantes caseiros? Confira essas e outras informações interessantes a seguir.

A origem do xarope para drink

O xarope para drink tem origem na cultura árabe, que usava uma mistura de açúcar e água chamada sharab para preservar alimentos. Os franceses foram os responsáveis por popularizar o uso do xarope em bebidas, adicionando sabores variados à mistura.

A versatilidade do xarope para drink

O xarope para drink é um ingrediente muito versátil, que pode ser usado em diversas ocasiões e combinações. Além de adoçar e aromatizar bebidas alcoólicas ou não, ele também pode ser usado em receitas culinárias, como bolos, sorvetes, caldas e molhos.

A possibilidade de fazer refrigerantes caseiros

Uma das formas mais divertidas de usar o xarope para drink é fazendo refrigerantes caseiros. Basta misturar o sabor de sua preferência com água com gás ou club soda em uma proporção adequada. Você pode usar um sifão ou uma máquina própria para gaseificar a água. Assim, você pode criar seus próprios sabores de refrigerante sem conservantes ou corantes artificiais.

Direitos da Imagem: @CocktailChannel



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Bebida


Como Fazer Xarope para Drink

Cosmopolitan

Cosmopolitan

Drink Ice

Drink Ice

Lagoa Azul Drink

Lagoa Azul Drink

Margarita Drink

Margarita Drink

Negroni Drink

Negroni Drink

Easy Drink

Easy Drink

Xarope para Drink

Xarope para Drink

Drink Manhattan

Drink Manhattan

Cozumel Drink

Cozumel Drink


Mais Recentes


Peixe Cozinho

Peixe Cozinho