Informações Adicionais
Além de deliciosa, a tapioca ganhou muito interesse em consumidores em todo o mundo por sua alta variedade de usos e aplicações gastronômicas.
Alguns de seus benefícios nutricionais são sua contribuição de calorias, gorduras, proteínas e fibras, e é uma fonte de micronutrientes como vitamina B, vitamina C, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, zinco, ferro e potássio.
Esses componentes naturais da tapioca previnem anemia, elevam plaquetas, melhoram a circulação e a saúde óssea, além de fortalecer o sistema imunológico, combatendo os efeitos celulares dos radicais livres que causam o envelhecimento.
Devido ao seu importante teor de fibras e consistência viscosa, protege a mucosa gástrica do estômago e do trato intestinal, diminuindo os processos inflamatórios, de modo que a tapioca é um excelente alimento para promover uma boa digestão e combater a constipação.
Em qualquer uma de suas apresentações, a tapioca tem o potencial de ser um alimento energético que pode ser incorporado às dietas de crianças em crescimento, atletas, pessoas que procuram ganhar peso e intolerantes ao glúten, já que ser um amido é uma importante fonte de calorias.
Além disso, de acordo com um estudo, a tapioca é uma fonte de linamarina, uma substância que ajuda a eliminar células cancerígenas.
Entre seus múltiplos benefícios está seu efeito saciante e é potencialmente útil ter níveis adequados de folatos no sangue e nutrientes essenciais para prevenir malformações congênitas na gravidez.
Gastronomicamente, a tapioca pode ser incorporada à dieta como farinha sem glúten, é pobre em sódio, sem colesterol e é de baixo risco para pessoas com alergias comuns, por isso pode ser consumida em várias preparações.
Gostou de saber mais sobre como fazer dadinhos de tapioca na Airfryer?
Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!