Informações Adicionais
Benefícios da receita à saúde
Pronto, agora você já sabe como fazer churros na airfryer. De fato, esse é um alimento que não tem grandes contribuições para a saúde, mas um de seus ingredientes, o azeite de oliva, possui vários.
Por isso, nessa última parte do artigo, vamos nos dedicar a aprender mais sobre os benefícios do azeite de oliva para a saúde:
Saúde cardiovascular
De fato, o azeite de oliva tem propriedades anti-inflamatórias em pacientes com fibromialgia, melhorando os valores de vários marcadores de risco cardiovascular.
Poderoso antioxidante e neuroprotetor
O azeite de oliva é bom para o cérebro, especialmente para os idosos. O hidroxitirosol, um composto presente naturalmente nele, possui propriedades antioxidantes e neuroprotetoras.
Sabe-se, além disso, que vários fatores, incluindo a dieta, podem estimular a neurogênese em adultos.
Menor risco de coagulação em pessoas com excesso de peso
Em adultos saudáveis, mas obesos, o consumo de azeite extra virgem pelo menos uma vez por semana tem sido associado a uma menor atividade das plaquetas, o que pode reduzir a tendência do sangue a coagular e bloquear o fluxo sanguíneo.
Facilita a absorção dos compostos saudáveis da nossa dieta
Cozinhar os legumes com azeite extra virgem favorece a absorção e libertação dos compostos bioativos dos seus ingredientes tradicionais (alho, cebola e tomate).
Assim, cozinhar legumes com azeite de oliva favorece que os compostos bioativos, como os carotenoides e os polifenóis que estão presentes nos legumes se desloquem, o que facilita a absorção e a bioatividade desses compostos.
Reforça as nossas defesas
O azeite oferece duas armas poderosas na luta contra a resistência bacteriana. Especificamente, foram sintetizados a partir de dois compostos presentes no azeite – o ácido oleanólico e o maslínico – dois derivados com um enorme potencial antimicrobiano.
Neste sentido, foi demonstrado o seu efeito sobre a bactéria Staphylococcus aureus, uma das principais causas de infecções em cateteres ou próteses hospitalares.
Reduz a dor
No consumo de azeite está relacionado com a produção de certas substâncias neurais chamadas encefalinas que reduzem a dor. Os experimentos, realizados em ratos, exploram possibilidades para projetar estratégias terapêuticas de controle de dor e estresse.
Previne a pancreatite aguda
O ácido oleico e o hidroxitirosol, abundantes no azeite extra virgem, atuam sobre os mecanismos celulares envolvidos no desenvolvimento da pancreatite aguda, uma doença com etiologia oxidativo-inflamatória.
Favorece a cicatrização das feridas
Um dos principais componentes dos azeites virgens tem efeitos positivos na cicatrização das feridas e na reparação dos tecidos. Isso se deve à sua ação sobre os macrófagos, células imunológicas que desempenham um papel proeminente nesses processos.
Boa tarde!
Esse churros pode ser frito no óleo também?
Desde já agradeço 😘
Pode sim, minha mãe sempre faz no óleo na casa dela. Fica bom também, só tem que deixar escorrer bem.
Bjs.