Bolo na Airfryer



Bolo na Airfryer
8 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de óleo vegetal

Modo de Preparo:
  • Antes de começar a preparar o bolo na airfryer, primeiro coloque a airfryer para preaquecer, por 5 minutos em 180° C. Em seguida unte a forma do bolo, que caiba na airfryer, com margarina e farinha de trigo.
  • Em uma tigela ou liquidificador, coloque todos os ingredientes (menos o fermento). Bata bem até obter uma massa homogênea e lisa. Por último, adicione o fermento e misture delicadamente com uma espátula ou colher.
  • Despeje a massa na forma para bolo da airfryer. Coloque a forma na airfryer e ajuste o timer para 10 minutos em 180º C. Após passar os 10 minutos, ajuste a temperatura em 160º C e deixe assar por mais 15 minutos.
  • Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito: espete um palito no centro do bolo e retire. Se sair limpo, o bolo está assado. Se sair sujo, deixe assar por mais alguns minutos. Retire o bolo da airfryer com cuidado e deixe esfriar sobre uma grade.
  • Desenforme e sirva como preferir. Você pode decorar o bolo com açúcar de confeiteiro, chocolate derretido ou cobertura de sua escolha.

Curiosidades Sobre a Receita

Como fazer Bolo na Air Fryer

Canal: @AngelaDrullaReceitas

Receita de Bolo na Airfryer

Você já tentou aprender como fazer bolo na airfryer? Eu confesso que fiquei um pouco desconfiada no início, mas depois que testei algumas receitas, me surpreendi com o resultado.

Os bolos ficam fofinhos, macios e muito saborosos, além de serem muito práticos de fazer, afinal, estamos falando de uma receita na nossa querida air fryer, rainha da praticidade.

Para fazer bolo na airfryer, você vai precisar de uma forma que caiba dentro do cesto da fritadeira elétrica. Pode ser de alumínio, silicone ou qualquer outro material que possa ir ao forno.

Você também vai precisar dos ingredientes básicos para a massa do bolo, como farinha, ovos, leite, açúcar e fermento. Você pode variar o sabor do bolo adicionando frutas, chocolate, coco ou o que preferir. Caso contrário, pode comprar bolo de pacote.

A receita é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para uma sobremesa rápida. Ele fica pronto em cerca de 30 minutos e você pode servir quente ou frio, com ou sem cobertura. Sua textura é leve e aerada, e o sabor é irresistível.

Eu aprendi essa receita assistindo uns vídeo na internet, até que resolvi testar e compartilhar com vocês.

Que tal experimentar essa delícia hoje mesmo? Acompanhe o passo a passo abaixo e veja como fazer bolo na airfryer de forma simples e fácil. Tenho certeza que você vai se apaixonar por essa receita!

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 8 porções de bolo na airfryer
  • Cada porção tem aproximadamente 100 gramas

Informação Nutricional

Uma porção de bolo na airfryer, considerando o rendimento de 8 porções, tem aproximadamente:

  • Calorias: 246 kcal
  • Carboidratos: 34 g
  • Proteínas: 5 g
  • Gorduras: 10 g
  • Fibras: 1 g
  • Sódio: 97 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos


Dicas Adicionais:

Variações da receita

Você pode variar o sabor do bolo na airfryer usando outros ingredientes na massa ou na cobertura. Aqui estão algumas ideias:

Bolo de coco: Adicione coco ralado à massa e sirva com leite condensado por cima.

Bolo de maçã: Adicione maçã picada e canela à massa e sirva com geleia de maçã ou caramelo.

Bolo de laranja: Substitua o leite por suco de laranja na massa e sirva com calda de laranja.

Bolo de chocolate: Adicione chocolate em pó ou cacau à massa e sirva com brigadeiro ou ganache.

Bolo de banana: Adicione banana amassada à massa e sirva com doce de leite ou mel.


Dicas e Observações de Segurança

Antes de fazer o bolo na airfryer, verifique se a sua forma cabe dentro do cesto da fritadeira elétrica, deixando um espaço de pelo menos 1 cm de cada lado. A forma não pode ficar grudada nas laterais do cesto, pois isso pode impedir a circulação do ar quente e prejudicar o cozimento do bolo.

Unte bem a forma com margarina ou óleo e polvilhe com farinha de trigo para evitar que o bolo grude. Você também pode usar papel-manteiga ou papel-alumínio para forrar a forma, se preferir.

Pré-aqueça a airfryer antes de colocar a massa do bolo, para garantir que a temperatura interna esteja uniforme. A temperatura ideal para assar bolo na airfryer pode variar de acordo com a receita, mas geralmente fica entre 160°C e 180°C.

Não abra a airfryer durante o processo de assar o bolo, pois isso pode fazer com que o bolo murche ou queime. Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito: espete um palito no centro do bolo e retire. Se sair limpo, o bolo está assado. Se sair sujo, deixe assar por mais alguns minutos.

Retire o bolo da airfryer com cuidado, usando luvas térmicas ou pegadores. A forma estará muito quente e pode causar queimaduras. Deixe o bolo esfriar sobre uma grade antes de desenformar e servir.

Consuma o bolo em até 3 dias, guardando em um recipiente fechado em temperatura ambiente ou na geladeira. Você também pode congelar o bolo por até 3 meses, embalando bem em plástico filme ou papel-alumínio.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer bolo na airfryer, por isso separamos as principais perguntas e respostas para você. Confira:

Qual forma de bolo pode ir na airfryer?

Qualquer forma que possa ir ao forno convencional pode ir na airfryer, desde que caiba no cesto.

Como untar a forma para bolo na airfryer?

Você pode untar a forma com margarina ou óleo e polvilhar com farinha de trigo, ou usar papel-manteiga ou papel-alumínio para forrar a forma.

Qual a temperatura ideal para assar bolo na airfryer?

A temperatura ideal pode variar de acordo com a receita, mas geralmente fica entre 160°C e 180°C.

Como saber se o bolo está pronto na airfryer?

Faça o teste do palito: espete um palito no centro do bolo e retire. Se sair limpo, o bolo está assado. Se sair sujo, deixe assar por mais alguns minutos.

Como desenformar o bolo da airfryer?

Deixe o bolo esfriar sobre uma grade antes de desenformar. Use uma faca ou espátula para soltar as bordas do bolo da forma e vire sobre um prato.


Curiosidades Dessa Receita

Se você ficou curioso sobre essa receita, acompanhe algumas curiosidades que separamos para você:

O bolo na airfryer é mais saudável do que o bolo no forno?

Não necessariamente. O que determina se o bolo é saudável ou não são os ingredientes utilizados na massa e na cobertura. A airfryer não adiciona gordura ao bolo, mas também não reduz a gordura já presente nos ingredientes.

O bolo na airfryer fica mais seco do que o bolo no forno?

Não, se feito corretamente. O bolo na airfryer fica fofinho, macio e úmido, desde que você siga as dicas de temperatura, tempo e forma adequados. A airfryer cozinha o bolo por meio da circulação de ar quente, sem ressecar a massa.

O bolo na airfryer economiza energia elétrica?

Sim, em comparação com o forno convencional. A airfryer consome menos energia elétrica porque tem um espaço menor para aquecer e um tempo menor de preparo. A airfryer desliga automaticamente quando o tempo programado termina, evitando desperdício de energia.




Você Comentou Este Artigo
  1. Stefhany Santos disse:

    Fiz e ficou uma delícia 😋

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Airfryer


Como Fazer Bolo na Airfryer


Mais Recentes