Início » sobremesa

Panacota Fácil

Panacota Fácil


PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


Panacota Fácil

Hoje temos por aqui Panacota Fácil que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de receita da categoria sobremesa para seus convidados. A receita pode render até 6 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Panacota Fácil

Vamos te ensinar a fazer uma Panacota Fácil e simples de se preparar. Com apenas leite, baunilha, açúcar, gelatina incolor e nata; que pode ser substituída tranquilamente pelo creme de leite fresco 35%.

Com esses ingredientes você percebe que a receita vai de pura cremosidade, delicadeza e refrescancia, já que essa iguaria da cozinha italiana utiliza tradicionalmente caldas de frutas vermelhas na sua composição, além de ser servida gelada. 

A Chef Naoca não poderia deixar de trazer essa sugestão, porque com poucos ingredientes você consegue obter uma sobremesa deliciosa e com um toque de elegância, pois dependendo da forma como irá servir, fica ótimo em uma confraternização em família e amigos ou até mesmo em um evento mais sofisticado.

Quem já conhece essa sobremesa de panacota fácil , com certeza vai concordar comigo. Mas, se você nem mesmo ouviu falar desta sobremesa, essa é uma grande oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a culinária italiana ao trazê-la para sua cozinha e ter a chance de experimentar esse clássico da confeitaria. 

Acompanhe agora essa receita: 


Ingredientes Para Panacota Fácil

  • PANACOTA:
  • 450g creme de leite fresco 35% com gordura OU 500g de nata fresca
  • 300ml de leite
  • 100g de açúcar
  • 1 colher de (sopa) extrato de baunilha OU 1 colher de (chá) essência de baunilha
  • 60ml de água
  • 8g de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • CALDA:
  • 100g de Framboesa (congelada ou fresca)
  • 100g de Amora (congelada ou fresca)
  • 100g de Mirtilo (congelado ou fresco)
  • 70g de açúcar
  • 2 colheres de (sopa) de limão

Como Fazer Panacota Fácil


Prepare a Calda de Frutas Vermelhas

Em uma panela coloque as frutas cortadas e o açúcar, e leve em fogo médio. e mexa bem. Assim que o açúcar derreter e a calda ficar ligeiramente mais espessa adicione limão, ele garante que não fique uma textura de geleia e sim de calda. Mexa por mais 1 minuto. Desligue e reserve.


Hidrate a Gelatina

Em uma vasilha, coloque a água, de preferência fria ou gelada, e jogue a gelatina em pó aos poucos. Mexa bem e reserve.


Comece a preparar a Panacota

Pegue uma panela e ponha a nata ou o creme de leite fresco, leite, açúcar e a baunilha. Misture um pouco para começar a dissolver o açúcar e logo em seguida leve ao fogo. Misture bem. Quando você ver que está começando a ferver, desligue.


Logo após

Coloque a gelatina, mas tenha certeza que ela não ficou seca. Se isso acontecer, ponha no micro-ondas por 5 segundos ou em banho maria até voltar com aspecto cremoso. Mas, se tiver tudo certo, é só misturar até dissolver e pronto.


Preencha a Panacota em forminhas

Você pode usar forminhas individuais de Cupcake, funciona muito bem. Mas, se quiser algo diferente é possível utilizar também copos de vidro e taças fica ótimo (caso escolha essas outras opções, não encha até a boca, porque vai precisar adicionar a calda depois).


Leva a Geladeira

Panacotas devidamente preenchidas, leve-as a geladeira e deixe em torno de 4-5 horas. Então, é importante que você se programe para fazer essa receita, porque quanto mais tempo na geladeira mais consistente ele vai ficar.


Montagem da Panacota

Desenforme as Panacotas (frias e consistentes) e jogue a calda de frutas vermelhas (fria) por cima, e já com os copos e taças de vidro é só fazer uma camada de calda também por cima. E sirva à vontade!


Informações Adicionais

Origem da Receita da Panacota

É sempre bom sabermos pelo menos um pouquinho, se possível, sobre a origem de uma receita. E Como falei anteriormente, a Panacota ou Panna Cotta em italiano quer dizer literalmente “nata cozida”, é uma sobremesa que foi criada em Piemonte, que fica na região norte da Itália, e acabou se tornando típica de lá.

 

Tipos de Panacota 

Te ensinamos a preparar a Panacota fácil com calda de frutas vermelhas pois é a receita clássica. Mas, por exemplo, poderia trocar facilmente por calda de morango que é mais acessível, e ainda assim continuaria maravilhoso ou até melhor. Essa sobremesa te dá uma imensa variedade de opções de preparo.

Você pode fazer a Panacota de chocolate, coco, doce de leite, etc. Diversos outras tipos de caldas, por exemplo: maracujá, damasco, mamão e até mesmo com bebidas alcoólicas como rum e vinho. E isso só foi algumas sugestões, porque tem muito mais.

Então aproveite que é uma receita bem versátil e prove cada uma delas ou, quem sabe, criar mais uma!

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas