Mousse de Maracujá



Mousse de Maracujá
8 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 7 gramas de gelatina sem sabor
  • 1⁄4 xícara de água
  • 2 xícara de concentrado ou suco puro de maracujá
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 xícaras de açúcar
  • 1 cx de leite condensado
  • 400ml xícaras de creme de leite
  • 6 claras de ovos batidas até a neve
  • 2-3 polpa fresca de maracujá e sementes opcionais

Modo de Preparo:
  • Inicie hidratando a gelatina sem sabor na água, deixando-a descansar por alguns minutos. Em seguida, dissolva-a em banho-maria ou no micro-ondas, mas não deixe ferver. Reserve.
  • No liquidificador, combine o suco de maracujá concentrado, o suco de limão, o açúcar, o leite condensado e o creme de leite. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. Adicione a gelatina já dissolvida e bata por mais alguns segundos para incorporá-la.
  • Em uma tigela à parte, bata as claras em neve até que fiquem firmes. Delicadamente, misture as claras em neve à mistura de maracujá que foi batida no liquidificador. Use um movimento de baixo para cima para não perder a aeração.
  • Transfira a mousse para uma travessa grande ou distribua em taças individuais. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até que esteja firme.
  • Por fim, quando for servir, adicione a polpa fresca de maracujá por cima da mousse para decorar e adicionar uma textura extra. Esta etapa é opcional, mas faz toda a diferença no resultado final da receita!
  • Pronto! Agora é só desfrutar do seu mousse de maracujá caseiro. Lembre-se de mantê-lo refrigerado até o momento de servir. Bom apetite!

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Mousse de Maracujá com a Fruta

De fato, fazer Mousse de Maracujá é simples, prático e o resultado fica realmente maravilhoso. É uma das minhas preferidas devido à sua simplicidade e sabor incrível. A primeira vez que preparei essa delícia, fiquei impressionada com a combinação perfeita do doce e do azedinho do maracujá.

Com apenas alguns ingredientes, incluindo a polpa da fruta do maracujá e mais um pouco de tempo e dedicação, você consegue fazer sim, essa sobremesa que eu mesma já fiz várias vezes nos almoços de domingo em casa.

Por ser rápida e prática, é possível prepará-la em dias úteis. Mas, devido à sua elegância, também é uma ótima escolha para eventos especiais ou um fim de semana relaxante.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer Mousse de Maracujá, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Mousse de Maracujá

Veja também: mousse de limão

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de espera na geladeira: 2 horas

Rendimento da Receita

Essa receita de mousse de maracujá serve 8 pessoas.


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Para tornar a receita de mousse de maracujá com a fruta ainda mais interessante, você pode experimentar algumas variações.

Por exemplo, adicione um toque de licor de maracujá para intensificar o sabor, ou misture outros sabores de frutas, como o morango ou a manga, para criar uma versão multicolorida e multifrutas.

Outra sugestão é adicionar um toque de chocolate branco ou preto ralado na decoração, conferindo um gostinho especial ao prato.

Aqui vai um vídeo para te ajudar melhor no preparo:


Dicas e Observações de Segurança

Segurança é fundamental na cozinha. Durante o preparo da receita, tome cuidado ao manusear utensílios afiados, como facas, e ao usar o liquidificador, garantindo que o mesmo esteja devidamente fechado antes de ligar.

Além disso, quando for dissolver a gelatina em banho-maria ou no micro-ondas, lembre-se de manusear com cautela para evitar queimaduras.

Ao bater as claras em neve, certifique-se de que a tigela esteja limpa e seca, sem resíduos de gema, para obter o melhor resultado. E sempre mantenha a área de trabalho limpa e organizada para evitar acidentes.


Dúvidas Frequentes da Receita

Sabemos que muitas pessoas têm dúvidas sobre a receita de mousse de maracujá. Para ajudar, separamos as principais perguntas feitas no Google em relação a essa receita e respondemos a cada uma delas.

Posso fazer a mousse sem gelatina?

Sim, mas a gelatina ajuda a dar consistência ao mousse.

Qual é o melhor açúcar para usar na mousse de maracujá?

O açúcar refinado é geralmente usado, mas o demerara também funciona bem.

Posso usar suco de maracujá industrializado?

Sim, mas o suco fresco proporcionará um sabor mais autêntico.

Como faço para a mousse ficar mais firme?

Adicione mais gelatina ou diminua a quantidade de líquidos.

A mousse de maracujá pode ser congelada?

Sim, a mousse de maracujá pode ser congelada e consumida posteriormente.


Curiosidades da Receita

Para tornar a experiência ainda mais interessante, acompanhe algumas curiosidades sobre a receita de mousse de maracujá.

Origem da Mousse: A mousse, que significa “espuma” em francês, é originária da França e é conhecida por sua textura leve e aerada.

Maracujá no Brasil: O maracujá é uma fruta tropical popular no Brasil, sendo a principal matéria-prima para muitas receitas de sobremesas.

Benefícios do Maracujá: Além de ser delicioso, o maracujá é rico em vitaminas C e A, fibras e antioxidantes, sendo um aliado para a saúde. Veja mais:

O maracujá possui muitos benefícios para a saúde. Entre os principais estão:

  • Reduz o risco de doenças degenerativas:

Devido às suas propriedades antioxidantes. Doenças degenerativas ocorrem devido à morte lenta e natural das células, um processo conhecido como oxidação. 

Os radicais livres são controlados no corpo retardando e prevenindo condições degenerativas, como rugas, deterioração muscular, cartilagem, órgãos, osteoporose, até Alzheimer, etc.

  • Fortalece o sistema autoimune:

Como você já deve saber, o maracujá é uma ótima fonte, tanto vitaminas quanto minerais. Todo o seu conteúdo é benéfico para o corpo, ajudando na maioria dos principais processos biológicos. 

Seu consumo é altamente recomendado para toda a população (crianças, jovens, adultos, mulheres grávidas ou lactantes e atletas especialmente).

  • Eleva suas energias:

Devido ao seu alto teor de carboidratos e açúcar. Ao comer um alimento rico em carboidratos, os níveis de açúcar no sangue aumentam imediatamente, causando uma alta energia. No entanto, eles descem novamente com o passar do tempo.

Gostou de saber mais sobre como fazer mousse de maracujá com fruta? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras sobremesas


Como fazer Mousse de Maracujá

Canjica Doce

Canjica Doce


Mais Recentes