Tudo sobre endometriose

Tudo sobre endometriose

A endometriose é uma patologia benigna que consiste no aparecimento de um endométrio fora do útero e leva à formação de cistos, placas ou nódulos.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Tudo sobre endometriose

Compartilhe:
Valéria Cristina




Publicidade

Tudo sobre endometriose

A endometriose é uma patologia benigna que consiste no aparecimento de um endométrio fora do útero e leva à formação de cistos, placas ou nódulos.

Estima-se que seja apresentado por até 10% das mulheres em idade fértil e que entre 20 e 40% das mulheres com endometriose possam sofrer de infertilidade.

O que é endometriose?

A endometriose é uma condição na qual o tecido muito semelhante ao que normalmente cobre o interior do útero (chamado de endométrio) cresce fora do útero em lugares onde não deveria estar.

O que é endometriose

Publicidade




Quando você tem endometriose, esse tecido tende a crescer nos ovários, trompas de Falópio, na parte externa do útero e nos órgãos abdominais.

A endometriose é um problema de saúde bastante comum. Mais de 5 milhões de pessoas sofrem com isso nos Estados Unidos.

Pode causar períodos menstruais muito dolorosos, sangramento intenso e dificuldade para engravidar. Não há cura para a endometriose, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas.

Quem está em risco de endometriose?

Ter um útero significa que você pode ter endometriose, embora seja mais frequentemente diagnosticado entre as idades de 30 e 49 anos. As chances de ter esta doença são maiores nos seguintes casos:

Publicidade




  •         Se você nunca tive filhos.
  •         Você tem períodos menstruais que duram mais de 7 dias.
  •         Você tem ciclos menstruais mais curtos (tenha o período a cada 27 dias ou menos).
  •         Alguém da família tem endometriose.
  •         Você tem um problema de saúde que não permite que o sangue saia do útero quando está menstruada.

Quais são os sintomas da endometriose?

Sintomas de endometriose

O sintoma mais comum da endometriose é a dor antes e durante o período menstrual. A cólica causa dor que ninguém gosta; essa dor pode ser ainda mais intensa se você tiver essa condição.

Em muitos casos, a dor crônica (contínua) também é sentida na parte inferior do abdômen ou nas costas. A dor causada pela endometriose pode variar de muito leve a impedir que você saia da cama pela manhã.

A endometriose também pode tornar o sexo vaginal desconfortável. Outros sintomas são detectados entre períodos muito pesados de menstruação e infertilidade. Às vezes, a endometriose faz com que doa urinar ou defecar.

Publicidade




Em alguns casos, a endometriose não apresenta nenhum sintoma.


Como eu sei se tenho endometriose?

Se você acha que pode ter endometriose, entre em contato com seu médico ou enfermeiro. Eles perguntarão sobre seus sintomas e farão um exame pélvico para verificar se há cistos ou cicatrizes.

Você também pode fazer um exame de imagem, como um ultrassom ou uma ressonância magnética.

A única maneira de saber com certeza se você tem endometriose é através de um procedimento cirúrgico menor chamado “laparoscopia”. O médico faz uma pequena incisão no abdômen e insere um tubo fino com uma pequena luz, chamada de “laparoscópico”, para procurar tecido que cresça fora do útero.

Publicidade




Os médicos podem considerar necessário fazer uma biópsia, ou seja, remover uma pequena amostra do tecido para testes.

Quais são as opções para tratar a endometriose?

A endometriose não pode ser curada, mas pode ser tratada com medicação e cirurgia. Se os sintomas forem leves, você provavelmente se sentirá melhor com analgésicos.

Se você não quiser engravidar agora, seu médico pode prescrever contraceptivos hormonais, como a pílula ou um DIU hormonal, para reduzir a dor e o sangramento. Se você está procurando uma gravidez, existem outros medicamentos que você pode tomar para combater a endometriose.

A cirurgia para endometriose pode ser uma opção para você se os sintomas forem realmente graves ou se você quiser engravidar e não tiver conseguido.

Publicidade




Um cirurgião removerá o excesso de tecido que cresce dentro do útero, o que reduzirá a dor e facilitará a gravidez.

Mas os tecidos podem voltar a crescer após a cirurgia, então você pode precisar de medicação extra. Como último recurso, algumas pessoas escolhem uma histerectomia – remoção do útero e, às vezes, dos ovários, mas uma gravidez será impossível após essa intervenção.

Como a endometriose afeta a fertilidade?

Quando você tem endometriose, o tecido muito semelhante ao que normalmente cobre o interior do útero cresce em lugares onde não deveria (geralmente nos ovários, trompas de Falópio ou no exterior do útero).

Quando você tem seu período menstrual, esse tecido descasca e causa sangramento, assim como acontece no tecido que reveste o útero. Mas, como não é fácil para esse sangue sair do corpo, isso pode fazer com que a área inche e cause dor.

Publicidade




Isso pode levar à formação de tecido cicatricial que pode bloquear as trompas de Falópio, dificultando a gravidez. Em muitos casos em que há endometriose, também há problemas de fertilidade.

Se gostou do assunto, confira outros do blog.

Veja também: A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Últimas Publicações