Descubra a Importância da Amamentação

Descubra a Importância da Amamentação

Leia esse artigo e descubra a importância da amamentação para a saúde da mãe. Nós que somos mães sempre ouvimos a importância que o leite materno faz para o


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Descubra a Importância da Amamentação Para a Saúde da Mãe

Compartilhe:
Valéria Cristina




Publicidade

Descubra a Importância da Amamentação

 

 

Nós que somos mães sempre ouvimos a importância que o leite materno faz para o desenvolvimento do bebê, para que ele cresça saudável e forte.

 

Publicidade




Mas, o que muitas mamães não sabem é que a amamentação também proporciona muitos benefícios para a sua saúde, principalmente na prevenção de doenças.

 

Por esse motivo, no artigo de hoje, vou fazer você descobrir a importância da amamentação para a saúde da mãe, para não perder nenhum tópico desse assunto, leia até o final!

Como a amamentação pode ajudar a saúde da mãe

A amamentação é uma das coisas mais lindas em ser mãe, apesar de ser dolorida muitas das vezes, a amamentação é linda por ser um momento único onde a mãe supre o bebê diretamente e o faz se desenvolver.

Publicidade




 

Além de suprir e manter o bebê saudável, a amamentação tem muitas outras importâncias para a saúde e muitas mamães acabam não se inteirando do assunto.

 

A amamentação vai muito além de influenciar na saúde do bebê, segundo os especialistas, médicos e cientistas, amamentar e retirar o leite pode influenciar na saúde da mãe prevenindo-a de muitas doenças.

Publicidade




 

Amamentar e tirar leite pode ajudar na saúde da mãe como:

 

  • Prevenir de câncer de mama;

 

Publicidade




  • Prevenir de câncer de ovário;

 

  • Prevenir doenças cardíacas;

 

  • Prevenir derrames;

 

  • Prevenir diabetes;

 

Publicidade




  • Prevenir a depressão pós-parto;

 

  • Ajuda na perda de peso.

 

E é comprovado que quanto mais amamentar mais segura e prevenida a mulher ficará, por isso é comum a recomendação da extração do leite utilizando bombinhas de leite.

 

Publicidade




Porém, existem muitas mães que não conseguem amamentar, e acabam precisando do auxílio de bombas de leite, ou outros utensílios para a ajuda na amamentação.

 

Pode também procurar a ajuda de bancos de leite existentes no Brasil ou até mesmo buscar a ajuda de suplementos como Neston para a alimentação do bebê caso o leite não seja o suficiente.

 

Publicidade




E não podemos deixar de comentar sobre a saúde do bebê também, já que envolve a mãe e também a amamentação.

 

Os bebês que são amamentados com leites saudáveis de mães que se alimentam bem e cuidam para ter um bom leite tem melhor fortalecimento da sua imunidade e são prevenidos a doenças.

 

Publicidade




Além de terem seus outros sistemas dos corpos supridos e  apresentarem diminuição de riscos de hemorragias, também ajuda a fortalecer o laço de mãe e filho e nutrir com nutrientes e vitaminas o bebê.

O que fazer para ter uma amamentação saudável 

Uma dúvida comum entre as mães é o que comer quando estão amamentando ou até mesmo entre as gestantes que estão buscando se informar sobre o que fazer para ter uma amamentação saudável.

 

É necessário ter em mente que durante o período de amamentação tudo deve ser levado em conta, já que a alimentação e alguns hábitos influenciam na amamentação.

Publicidade




 

Então, irei comentar sobre os melhores alimentos para se comer durante a amamentação ou antes de amamentar (durante a gestação), como:

Água

A água é essencial, não só durante a gestação, mas também depois dela, sendo essencial até mesmo quando não se está grávida.

 

Publicidade




A água é fonte essencial da amamentação, já que praticamente todo o leite materno é feito de água e a água faz bem para saúde e o corpo humano, além de ajudar na produção de leite.

Alimentos Frescos

Alimentos frescos também são essenciais durante a amamentação ou antes da amamentação, nessa lista inclui frutas, vegetais e legumes.

 

Eles além de ajudar a nutrir o corpo, em grande parte, oferecem nutrientes muito importantes como proteínas, minerais, ferro, zinco, vitaminas, entre outros.

Publicidade




Proteínas

Outras proteínas podem ser ingeridas durante a amamentação ou gestação, proteínas essenciais.

 

Algumas delas são as carnes, ovos e até mesmo grãos, suprindo e nutrindo o corpo da mãe e também gerando um leite de ótima qualidade, oferecendo pro bebê uma ótima qualidade de vida.

Vitaminas e Nutrientes

Vitaminas e Nutrientes também são necessárias, já que são também parte principal do leite materno.

Publicidade




 

Durante a gestação é recomendado que sejam ingeridas bastantes vitaminas do tipo: A, C, E, D e B12, além de ser recomendado a ingestão também de ferro e cálcio.

 

E é claro que não podemos deixar de reforçar que o melhor para a sua situação é discutível, podendo mudar de acordo com as necessidades do seu corpo.

Publicidade




 

Por esse motivo, como é mutável, é necessário que você consulte um médico especialista para saber do que você realmente precisa, e o que irá fazer bem para você.

 

Também é necessário que você tenha informação sobre que tudo demais não é bom, então evite o consumo em excesso de certos alimentos, principalmente aqueles gordurosos e que possuem muito açúcar.

Publicidade




O que pode prejudicar a amamentação da mãe

Muitas mães também sentem dúvidas em relação ao que não pode comer durante a amamentação, já que muitos alimentos podem ser prejudiciais tanto a amamentação quanto a gestação.

 

Então, irei comentar mais um pouco sobre o que não deve ser de forma alguma ingerido durante a gestação e também durante a amamentação.

 

Publicidade




Essa lista contém também alimentos e itens muito básicos que muita gente sequer faz ideia de que são prejudiciais para a sua saúde, como:

Álcool: 

O Álcool é uma bebida totalmente dispensável e também deve ser vista como um total malfeitor, já que pode causar muitos malefícios no corpo da mãe.

 

Além de prejudicar o fígado, podendo causar cirrose e câncer, pode causar nos bebês atraso de crescimento, diminuição de ganho de peso e até mesmo sonolência em excesso.

Publicidade




Cigarro: 

Meio óbvio, o cigarro além de causar mal ao corpo de qualquer ser humano, ligado diretamente aos pulmões, o cigarro é ainda mais prejudicial ao corpo de mulheres gestantes e aquelas que amamentam.

 

O cigarro pode e passa a substância da nicotina ao leite materno, podendo causar vômitos, náuseas e cólicas, além de diminuir e prejudicar o fluxo e produção do leite.

Tinta de Cabelo e produtos com Chumbo

Produtos em geral que possuem chumbo e até mesmo algumas tintas de cabelo podem causar mal à mãe e à gestante, influenciando até mesmo no leite.

Publicidade




 

Podem assim, como o cigarro, passarem as substâncias para o leite, podendo causar intoxicações, insônia, cólicas, dores e fraqueza, além de prejudicar o fluxo e produção do leite materno.

 

O chumbo é presente geralmente em produtos principalmente para cabelo, como algumas tinturas e a progressiva.

Publicidade




Medicamentos e alguns Cosméticos

Alguns medicamentos e alguns cosméticos podem sim causar mal à mãe.

 

Principalmente aqueles que não são indicados e que possuem químicos e fórmulas questionáveis.

 

Publicidade




Por isso, antes de usar qualquer tipo de medicamento consulte um médico especialista e quando for usar um cosmético consulte um dermatologista ou esteticista.

Conclusão 

Como você acabou de ler, a amamentação além de proporcionar muitos benefícios para a saúde e o desenvolvimento da criança também proporciona muitos benefícios para a saúde da mãe.

 

A amamentação previne a mulher de muitos tipos de doença, como vários tipos de câncer, diabetes, depressão e auxilia até mesmo na perda de peso. 

Publicidade




 

Além disso, amamentar o seu bebê previne que você tenha hemorragias e por essa razão é menos provável que você tenha anemia por deficiência de ferro.

Saiba como equilibrar o trabalho e a saúde em casa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Últimas Publicações