Complemento ou necessidade? Desmistificando os suplementos alimentares em nossas rotinas

Hoje em dia, o homem se tornou muito consciente da importância de cuidar do corpo e da mente. Alimentação saudável e exercícios físicos são necessários para evitar problemas de saúde que podem ocorrer ao longo do tempo.

 

Dentro do fascinante universo da saúde, um tópico específico que tem gerado muito debate nos últimos anos é o dos suplementos alimentares. Eles são bons ou ruins e devem ou não ser tomados?

 

Muitas pessoas parecem ter uma avaliação negativa dos suplementos alimentares, e é por isso que estamos escrevendo este artigo. Nosso objetivo é desmistificar essas substâncias, apontando exatamente para que servem e quais benefícios oferecem.

 

Portanto, se você quiser saber mais sobre o assunto para determinar se os suplementos alimentares são adequados para você, não desista da leitura. Garantimos que você não se arrependerá. Sem mais demoras, vamos começar.

Para que servem os suplementos alimentares?

Em primeiro lugar, é pertinente ressaltar que a razão pela qual os suplementos alimentares ganharam destaque na vida das pessoas é que a rotina às vezes acaba afetando a nutrição. Portanto, é necessário algo a mais para manter uma rotina saudável com todos os nutrientes necessários.

 

Portanto, os suplementos alimentares servem para manter o corpo saudável. Eles proporcionam bem-estar e equilíbrio. Além de existir vários tipos diferentes, de modo que você pode escolher o que mais lhe convém. Os multivitamínicos são muito populares, mas também existem suplementos com nutrientes isolados. Se você tem deficiência de vitamina D, por exemplo, incorporar um desses produtos é uma ótima ideia.

 

Dito isso, devemos prestar atenção ao nosso corpo  e consumir o que ele está pedindo, nem mais nem menos. Dessa forma, manteremos o nível de nutrientes na faixa certa, sem complicações.

 

Acrescentamos que não é necessário ter uma receita médica para comprar suplementos alimentares, mas nunca é demais conversar com um profissional antes. Ele saberá o que é melhor para nossa saúde.

 

Além disso, achamos fundamental esclarecer que os suplementos alimentares não são úteis apenas para quem pratica esportes intensos. Qualquer dieta diária pode ser complementada com os benefícios que esses suplementos oferecem; benefícios que detalharemos a seguir.

Quais são os benefícios e riscos de tomar suplementos alimentares?

 

Como em todas as coisas, há benefícios e algumas desvantagens ou, nesse caso, riscos associados aos suplementos alimentares. Vamos começar pelo lado positivo, ou seja, detalhando quais são os benefícios. Como são muitos para citar todos eles, mencionaremos apenas os principais a título de ilustração.

Portanto, como você pode ver, há muitos benefícios em tomar suplementos alimentares. No entanto, lembre-se de que o corpo de cada pessoa é diferente, portanto, é essencial descobrir quais suplementos são adequados para você. Insistimos em consultar um profissional de saúde.

 

Por outro lado, quais são os riscos ou efeitos colaterais de tomar esses suplementos? É fundamental estar ciente dos aspectos negativos para garantir que os positivos valham a pena, bem como para fazer uso adequado dessas substâncias.

 

Um dos principais riscos mencionados em relação aos suplementos alimentares é a possibilidade de overdose. Em hipótese alguma se deve consumir mais do que a quantidade recomendada pelo profissional. Isso pode levar à toxicidade e a outros inconvenientes. No entanto, é fácil de evitar, basta seguir as orientações do profissional.

 

Outro risco é que certos suplementos alimentares interagem com certos medicamentos. O que isso significa? Significa que eles podem aumentar ou diminuir os efeitos do medicamento. Isso, é claro, não é bom para sua saúde. Portanto, o que se deve fazer é informar ao seu médico quais medicamentos está tomando, para que ele seja informado e escolha os suplementos adequados.

 

Algumas pessoas também tiveram algum tipo de reação adversa ao tomar suplementos alimentares. Isso geralmente acontece quando a suplementação é feita de forma inadequada. Isso pode levar a distúrbios gastrointestinais, reações alérgicas, entre outras coisas.

Outras maneiras de manter uma dieta saudável

Além de aproveitar os benefícios dos suplementos, é obviamente essencial ter uma dieta natural e saudável. Uma recomendação muito útil que muitas vezes é negligenciada é a ingestão de alimentos ricos em fibras, como cereais, legumes e frutas. Dessa forma, o sistema digestivo é estabilizado e digere melhor os carboidratos e açúcares.

 

 

Quanto ao consumo de carboidratos e açúcares, é sempre aconselhável reduzir a porcentagem presente na dieta, pois eles são processados muito rapidamente e essa energia é armazenada no corpo. Portanto, são ingeridas mais calorias do que podem ser assimiladas e isso pode ser prejudicial à saúde de várias maneiras.

 

Conclusão

Para encerrar, esperamos que o que escrevemos aqui tenha sido útil para que você tome uma decisão sobre os suplementos. Não há motivo para ter medo deles. Pode haver muitos mitos em torno do assunto, mas incluímos aqui apenas os fatos claros.

 

Não se esqueça de acompanhar a ingestão desses suplementos com uma boa dieta e exercícios físicos. Na Internet, você pode encontrar várias receitas saudáveis que lhe darão água na boca. 

 

Sim, há riscos associados ao consumo de suplementos, mas esses riscos não precisam surgir se você consultar um profissional e seguir as instruções. Os benefícios também são fantásticos, portanto, o que está esperando, converse com seu médico e sucesso!