Benefícios a saúde do tereré

Todos sabemos que o Brasil é um dos maiores consumidores de tereré do mundo. Afinal, apesar de não ser uma bebida originalmente brasileira, foi aqui que ela se alastrou por todos os estados e vem cada vez mais conquistando nossas tardes ensolaradas. Mas, o que pouca gente sabe é que o tereré é uma bebida muito benéfica a nossa saúde, sendo uma ótima fonte de fibras e antioxidantes ao nosso corpo.

O tereré pode ser considerado um chá e até uma iguaria paraguaia. Ele por sua vez apresenta diversos benefícios quando olhamos ao lado da saúde, ajudando a desempenhar funções como melhora de atenção, aumento de imunidade, diminuição de riscos de doenças e muito mais. 

Dessa forma, é essencial sabermos como fazer terere e que devemos muito à cultura indiana por terem deixado esse legado da bebida paraguaia em nossas tardes ensolaradas.

Veja abaixo alguns dos benefícios a saúde do tereré


O tereré é responsável por auxiliar na redução e regulagem do nível de açúcar no sangue, combatendo diversas doenças e em especial a diabetes. Isso se deve ao fato que ele atua reduzindo os níveis de insulina e controlando o açúcar em nosso sangue.

 

Por apresentar altos níveis de cafeína o tereré pode ser considerado um ótimo estimulante cerebral, oferecendo melhora no foco, coordenação e até nos níveis de atenção da pessoa.

 

Se você precisa de um companheiro de estudos, o tereré é sim uma ótima companhia. Estima-se que uma xícara de terere tenha aproximadamente 60mg de cafeína, sendo muito superior em quantidade a chás comercializados.

 

Dessa forma, pelos altos níveis de cafeína o tereré é uma ótima maneira de deixar nosso corpo em estado de alerta, melhorando o foco e produção.

 

O tereré tem uma função muito potente quando se alinha à prática física. Por ser uma erva rica em cafeína e fibras ela desempenha um importante papel no melhoramento do desempenho de nosso corpo em atividades físicas e em especial logo após beber pois aumenta a nossa energia e queima de gordura.

 

Também, podemos alinhar o consumo da bebida com a maior resistência e diminuição da fadiga, melhorando nosso desempenho em esportes e até prolongando nosso tempo de atividade física.

A bebida tem a função de ajudar na redução de nosso colesterol, em especial o colesterol ruim. Pelos altos níveis de fibras e antioxidantes o tereré oferece uma ótima solução na redução do colesterol ruim em nosso corpo, sendo essencial para quem apresenta dificuldades na redução dele.


Tomar tereré é uma ótima maneira de evitarmos doenças como infecções provenientes de parasitas. Estudos recentes comprovaram que a bebida tem a capacidade de evitar o crescimento de doenças infecciosas como fungos e bactérias, protegendo nosso corpo de de parasitas e até doenças graves causadas por eles.

 

Evita doenças como gripes e ou intoxicação alimentar. Pelos altos níveis de antioxidantes, o tereré pode ser considerado um ótimo chá para nosso corpo, fazendo a função de anti-inflamatórios, antioxidantes e até regulagem de nossa flora intestinal.

Emagrecimento, talvez o benefício mais procurado nos dias de hoje, o tereré tem a capacidade de aumentar o nosso consumo de calorias diárias através do aumento de cafeína. Também, por apresentar uma estrutura composta por diversos chás, o tereré apresentou a capacidade de diminuição de gordura acumulado no corpo.

Apresenta uma ótima melhora em nossa diurese, por ser uma bebida à base de água o tereré é uma ótima opção para quem tem dificuldades de tomar água e ingerir bebidas em geral. Com seu ótimo gosto e uma grande capacidade de melhora no nosso corpo não existem desculpas para não tomar litros e litros de tereré durante a semana.


Reduz os riscos de doenças cardíacas. Ao tomarmos muita água evitamos que haja riscos cardíacos e até ataques no coração. Também, pela diminuição de gordura corporal o tereré é uma ótima maneira de evitarmos riscos de saúde.

Qual a quantidade de tereré ideal para ser ingerida?

Alguns cuidados são essenciais a serem tomadas ao ingerir tereré. Afinal, por ser uma bebida rica em cafeína sua ingestão exagerada pode ser a causa de alguns problemas como insônia e doenças intestinais. Dessa forma, alguns estudos recomendam que não se passe de 1L por dia tereré. Mas, doses mais altas podem ser tomadas desde que não sejam por muito tempo.

O preparo do tereré é relativamente simples e pode ser feito por qualquer pessoa. Para seu preparo será necessário de alguns materiais como: Erva mate de tereré, copo para tereré,  bomba de infusão e suco de limão (podendo ser natural ou de saquinho.


1 Passo: Separe os ingredientes do tereré na mesa

2 Passo: Coloque 2/3 do copo ou cuia com erva mate de tereré

3 Passo: Gire o copo em 90º de modo a criar um espaço para ser preenchido com a água

4 Passo: Preencha o espaço vazio no copo com o suco, gelo ou água gelada.

5 Passo: Aproveite o tereré