A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação

A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação

A importância de um psicólogo na clinica de recuperação é fundamental para trabalhar o processo de reabilitação do adicto na sociedade. Se você não sabe, o uso excessivo de


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação

Compartilhe:
Valéria Cristina




Publicidade

A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação

A importância de um psicólogo na clinica de recuperação é fundamental para trabalhar o processo de reabilitação do adicto na sociedade. Se você não sabe, o uso excessivo de drogas provoca a dependência química, graves problemas à saúde física e também mental. Quando uma pessoa está em um círculo vicioso, é inevitável que a compulsão surja, a depressão, ansiedade, transtornos alimentares e até esquizofrenia. Mas por que isso acontece?

O excesso de substâncias químicas na região cerebral, faz com que o sistema límbico de um indivíduo seja afetado. A instabilidade nos neurotransmissores ocorre pela alta produção de dopamina na região cerebral. A dopamina é responsável por produzir a alegria, euforia e bem-estar à um indivíduo. Provocar de forma excessiva os neurotransmissores faz com que o sistema límbico fique alto, e o usuário de drogas sempre procurará sentir tais sentimentos.

Quando uma pessoa se torna usuária de drogas, os familiares devem buscar ajuda profissional. O médico psiquiatra e um psicólogo tem um papel fundamental na recuperação, a dependência não é apenas física e sim psicológica. Durante a reabilitação é comum que o paciente tenha graves crises de abstinência, desenvolva um comportamento agressivo, irritado, descontrolado, nervoso e depressivo. Já parou para se perguntar sobre isso?

A dependência química deve ser tratada com o auxílio de profissionais da área da saúde, tanto a falta como o excesso do produto pode levar uma pessoa a morte. O intuito do familiar durante a reabilitação é ajudar o adicto, além de dar suporte emocional e evitar que seu ente querido morra em decorrer ao uso.

Publicidade




A Importância de um Psicólogo na Clínica de Recuperação

Qual é o papel do psicólogo

O papel do psicólogo é compreender e entender a forma pelo qual uma pessoa enxerga o mundo, além de ajudar o paciente a conseguir entender seus próprios sentimentos e emoções. O psicólogo tem a função de ajudar uma pessoa a tomar as melhores decisões possíveis, reconhecendo os erros do passado e tentando não cometê-los novamente. O profissional da área da saúde defini os traumas, medos e frustrações, com o intuito de ajudar uma pessoa a solucionar seus problemas da melhor forma possível.

Além do mais, o psicólogo busca de todas as formas entender o comportamento humano e os motivos que levam o indivíduo a tomar certas decisões. Por meio do estudo, ajuda o paciente a procurar uma solução para o problema psíquico da mente humana. O acompanhamento terapêutico ajuda no autoconhecimento, evita atitudes inconsequentes e ajuda a compreender o que sentiu ou o que sente no momento.

Onde o psicólogo é incluído no processo de reabilitação?

Para que você entenda onde o psicólogo é incluído na recuperação, primeiramente é necessário entender todo o processo de reabilitação. O ambiente possui o auxílio de profissionais da área da saúde, sendo médicos, psicólogos, nutricionistas, supervisores, enfermeiros e educadores físicos. Cada processo na recuperação é fundamental para que um usuário de drogas tenha resultados significantes no tratamento.

Publicidade




Por exemplo, o primeiro passo no tratamento contra a dependência química é a realização de uma consulta médica. O especialista definirá uma ficha técnica para tratar de forma individualizada o problema do usuário de drogas, logo em seguida acontecerá o processo de desintoxicação. A desintoxicação é onde o paciente fará o uso das medicações necessárias, a prática de atividades físicas e uma reeducação alimentar.

Quando o paciente tiver controle do seu comportamento, inicia o processo de ressocialização do adicto na sociedade. A partir de então o usuário de drogas tem o apoio do psicólogo para entender as decisões do passado, ter consciência do que o vício provocou a sua vida, os efeitos colaterais em decorrer ao uso, como evitar o consumo compulsivo da substância química e além de tudo, definir planos para o futuro sem interferências químicas no organismo.

Os benefícios de ter um suporte terapêutico

  • Desenvolvimento no autocontrole;
  • Ajuda no autoconhecimento do paciente;
  • Defini suas dificuldades com mais clareza e busca se manter distante das drogas;
  • Enxerga o passado como forma de aprendizado para não cometer o mesmo erro;
  • Desenvolve uma qualidade de vida melhor, tanto na saúde física e mental;
  • Aprende a ter um convívio melhor com quem está à sua volta e principalmente com os familiares.

A importância do psicólogo no tratamento contra a dependência química

O processo de ressocialização do adicto na sociedade é importante para ajudar o adicto a se conscientizar do uso de drogas. Se você não sabe a dependência química é uma doença crônica, progressiva e sem cura. Passar pelo processo de reabilitação não é garantia e nem a certeza que uma pessoa se livrará do uso compulsivo do produto. O psicólogo ajuda o paciente a entender seus erros do passado, busca melhorias para o futuro, desenvolve técnicas para se manter distante do uso de drogas e aprende a seguir uma nova história de vida.

A conscientização é a forma mais assertiva para manter uma pessoa distante do uso compulsivo do produto. Infelizmente vivemos em uma sociedade que estimula compulsivamente o uso de substâncias lícitas e ilícitas, aumentando a probabilidade no número de mortos e usuários de drogas. Quando o paciente cessa o período da internação, os especialistas da área da saúde recomendam que o usuário de drogas continue frequentando grupos de autoajuda e terapias comportamentais individuais.

Publicidade




Consegue perceber a importância do psicólogo no processo terapêutico? Toda equipe da área da saúde tem funções complementares e importantes na reabilitação. O tratamento contra a dependência química é a forma mais assertiva para ajudar um usuário de drogas, além de evitar uma possível morte em decorrer ao uso. O consumo excessivo de substâncias químicas leva a morte de 500 mil pessoas anualmente, evite o consumo do produto ou ajude uma pessoa a se livrar do uso de drogas.

Se você busca o lugar ideal e que tenha suporte de um psicólogo no processo terapêutico, recomendamos que entre em contato com nossa clínica de reabilitação e ajude quem precisa. O Grupo Aliança Pela Vida é uma instituição que visa ajudar familiares e usuários de drogas a tratarem a dependência química, a instituição possui parcerias com clínicas de todo o Brasil. Se você busca uma clínica para alcoólatras ou em outras substâncias químicas, entre em contato conosco.

Esse conteúdo foi desenvolvido por Ionictech, agência de marketing digital e criação de sites.

Veja também: Vitaminas para o cabelo: Quais são as necessárias?

Publicidade






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Últimas Publicações