5 dicas para equilibrar trabalho e alimentação saudável em casa

5 dicas para equilibrar trabalho e alimentação saudável em casa

Trabalhar em casa requer o desenvolvimento de hábitos adequados. Nesse aspecto, não difere de trabalhar em um escritório - mas nos acostumamos aos poucos depois de entrar no mundo


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
5 Dicas para se equilibrar ao trabalhar em casa

Compartilhe:
Valéria Cristina




Publicidade

5 dicas para equilibrar trabalho e alimentação saudável em casa

Trabalhar em casa requer o desenvolvimento de hábitos adequados. Nesse aspecto, não difere de trabalhar em um escritório – mas nos acostumamos aos poucos depois de entrar no mundo do trabalho. Depois de algumas semanas trabalhando em casa, com certeza você notará alguns mecanismos que afetam sua produtividade.

 

Algumas empresas estão voltando lentamente aos seus escritórios, introduzindo medidas de precaução. No entanto, ainda usamos o home office sempre que possível. E provavelmente usaremos essa opção por muito tempo, se não com equipes inteiras, então parcialmente, para não sobrecarregar os escritórios.

 

Publicidade




Então, vamos dar uma segunda olhada nos novos hábitos que desenvolvemos e pensar em como modificá-los para manter o equilíbrio durante as próximas semanas de trabalho em casa.

 

5 Dicas para se equilibrar ao trabalhar em casa


1. Ajuste seu horário de trabalho à sua situação

A maioria de nós trabalha em horários predeterminados. Antes da crise, você provavelmente começava a trabalhar às 8 ou 9 horas e terminava oito horas depois, junto com o restante dos funcionários do escritório. No entanto, isso nem sempre é possível em condições de isolamento.

Publicidade




 

Quase ninguém tem um escritório em casa separado, então o trabalho é melhor feito durante o horário em que podemos nos concentrar totalmente nele. A situação torna-se ainda mais complicada se, para além do trabalho, também cuidamos de crianças que atualmente não frequentam a escola ou o jardim de infância.

 

Se você encontrou um sistema que funciona bem, ótimo! Lembre-se de conversar com seu supervisor sobre sua situação e informá-lo sobre como você planeja seu trabalho diário. Por exemplo, você pode trabalhar em blocos de duas horas, revezando-se com sua esposa ou marido que cuida do bebê durante seu trabalho. Qualquer trabalho que não exija contato com outras pessoas dentro da empresa ou com clientes pode ser feito após o horário de trabalho tradicional.

Publicidade





2. Crie um espaço de trabalho ideal

É ainda mais fácil do que o normal encontrar distrações em casa. Trabalhar e cuidar dos filhos pequenos é um desafio e tanto. Louça suja? Cama desarrumada? Sapato social feminino jogado pela casa? Seu cérebro, acostumado com as injeções regulares de dopamina do trabalho de escritório, está constantemente em busca de novos estímulos, principalmente durante a quarentena! Não é à toa que lutamos com centenas de pensamentos por minuto.

 

Portanto, certifique-se de fazer seu trabalho em uma mesa ou escrivaninha vazia. Remova quaisquer distrações da sua visão. Parece clichê, mas muitas vezes subestimamos a importância do nosso entorno quando trabalhamos fora do escritório.

5 Dicas para se equilibrar ao trabalhar em casa

Publicidade




 

Além disso, certifique-se de que seu computador também esteja organizado. A necessidade de manter a área de trabalho do computador limpa em muitas empresas é explicada pelo cuidado com os equipamentos e segurança, mas também é um elemento importante da higiene ocupacional. As inúmeras abas no navegador e ícones na área de trabalho nos distraem tanto quanto os objetos físicos em nosso ambiente.

 

Finalmente, se você atingir alta produtividade, pode ser perturbado por uma súbita sensação de fome ou sede. Portanto, esteja preparado para qualquer eventualidade – mantenha sempre água e algo para comer em sua mesa. Mesmo uma ida à cozinha para tomar uma bebida pode tirá-lo do seu estado de fluxo mais produtivo.

Publicidade





3. Revise seus objetivos no trabalho

O isolamento não é um período típico de trabalho em casa. Mesmo pessoas acostumadas a esse tipo de trabalho podem notar uma queda na produtividade durante uma pandemia. Nada incomum! O incômodo relacionado à falta de espaço para trabalhar e a mudança na estrutura do dia é acompanhado pelo estresse relacionado à situação de saúde e à crise econômica.

 

Portanto, revise seus objetivos de trabalho, de preferência durante uma conversa com seu supervisor. Pense em quais elementos são prioritários e quais são menos importantes para a atuação da empresa no momento.

 

Publicidade




O estresse relacionado a metas excessivamente ambiciosas no trabalho pode, paradoxalmente, desacelerar nossas atividades e fazer com que nossa produtividade caia ainda mais. 

 

Por sua vez, a sensação de satisfação resultante de completar todas as tarefas da lista para um determinado dia pode nos dar um impulso de energia necessário para realizar algumas tarefas adicionais.

Assuntos Interessantes (Veja também):


4. Construa um plano e compare-o com o registro de atividades

Falando da lista de tarefas, vale a pena terminar cada dia com a preparação de um plano para o próximo dia útil. Esta é a lista de tarefas que devemos realizar (possivelmente complementada com uma lista de tarefas adicionais que realizaremos, se tivermos tempo suficiente).

 

Vale a pena criar um plano não apenas na forma de uma lista, mas também inseri-lo no calendário. Ao atribuir horas para concluir tarefas específicas, seremos mais produtivos. 

 

Publicidade




Por minha parte, recomendo comparar o plano elaborado dessa maneira com a lista de tarefas concluídas. Para isso, você pode usar ferramentas para medir o tempo de trabalho.


5. Cuide do seu estado emocional

Recentemente, todos nós fomos acompanhados por fortes emoções. Nem todos somos capazes de lidar com a incerteza, que por sua vez afeta todas as áreas de nossas vidas. Estamos mais propensos ao estresse, o que muitas vezes afeta nossos relacionamentos com os outros.

 

Uma maneira útil de lidar com os pensamentos negativos que surgem então é a reestruturação cognitiva. Consiste em acalmar suas emoções e analisar seus próprios pensamentos e a situação em que eles apareceram.

Publicidade




 

Ao aplicar a reestruturação cognitiva, primeiro acalme suas emoções e acalme-se. Em seguida, descreva a situação em que os pensamentos negativos apareceram e, em seguida, as emoções que surgiram em você e os pensamentos que as acompanharam. 

 

Considere se há indicações objetivas a favor ou contra seus pensamentos negativos. Finalmente, dê uma olhada em suas anotações e tente responder a toda a situação com base em fatos, não apenas emoções. Todas as dicas acima servem a um propósito – elas são projetadas para ajudá-lo a fazer seu trabalho melhor.

Publicidade




 

Lembre-se que tudo funciona em conjunto, afinal, nossa alimentação também é um fator que influencia no nosso estado emocional, pode pesquisar à respeito e confirmar. Veja abaixo algumas possíveis opções:

 

Algumas receitas que podem te interessar:

 

Publicidade




Para se manter produtivo a longo prazo, ao trabalhar em casa, você precisa equilibrar o trabalho e o descanso. É difícil, porque resultados mais baixos no trabalho costumam sugerir que devemos trabalhar ainda mais – poucas pessoas podem decidir descansar o necessário para melhorar a situação.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Últimas Publicações