Informações Adicionais
A abobrinha é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:
Composição nutricional
A abobrinha se destaca, como todos os vegetais, por seu alto teor de água, seguido por carboidratos e fibras. Sua ingestão de fibras é moderada, em comparação com outros vegetais, e solúvel.
É rico em vitaminas antioxidantes, como vitamina C, e em vitaminas do complexo B, entre as quais se destacam os folatos.
Em relação aos minerais apresentados pela abobrinha, destacam-se potássio e fósforo. Tem um teor significativo de ferro, mas mal é absorvido. Também pequenas quantidades de magnésio e fósforo.
Fibra solúvel
A abobrinha fornece principalmente mucilagens, uma fibra solúvel que ajuda a capturar água formando uma substância volumosa semelhante a gel que favorece a digestão, suaviza e ajuda a eliminar fezes.
Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que são produzidos no corpo por diferentes razões e que são prejudiciais ao corpo.
Além disso, é necessário para o crescimento e reparo de tecidos, formando proteínas que compõem a pele, tendões, ligamentos… Ajuda na cicatrização de feridas e participa da absorção de ferro.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B encontradas na abobrinha são principalmente B1, B2 e B6, vitaminas relevantes para o seu envolvimento nos processos de metabolismo energético e do sistema nervoso.
Folatos
Também do complexo B, destacam-se folatos também chamados de ácido fólico ou vitamina B9.
Intervém na produção de glóbulos vermelhos, no desenvolvimento do sistema nervoso, participa da síntese de material genético e na formação de anticorpos. Além disso, é muito importante quando se trata de prevenir anemia e espinha bífida do feto na gravidez.
Potássio
Este mineral é indispensável para a transmissão e geração do impulso nervoso. Também participa da contração muscular, bem como do balanço hídrico dentro e fora da célula. De fato, uma dieta rica em alimentos ricos em potássio pode prevenir cólicas.
Fósforo
A principal função do fósforo é a participação na formação de ossos e dentes. Está envolvido no metabolismo de lipídios e carboidratos e ajuda na formação, conservação e reparo proteico de tecidos e células.
E está envolvido na produção de ATP (molécula que ajuda a armazenar energia), função renal, contração muscular, impulso nervoso…
Magnésio
A abobrinha contém quantidades notáveis deste mineral. O magnésio é responsável, entre outras funções, por manter o bom funcionamento dos intestinos, músculos e nervos, também participa da regulação da contração cardíaca, melhora o sistema imunológico e faz parte dos ossos e dentes.
Gostou de saber mais sobre como fazer suflê de abobrinha? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!