Informações Adicionais
O caju é uma fruta muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:
Proporção de gordura perfeita
Muitas pessoas evitam nozes por causa de seu teor de gordura, mas todas têm um lugar em uma dieta saudável se forem consumidas em quantidades adequadas. O caju se destaca como um dos mais saudáveis devido ao seu perfil nutricional.
A quantidade total de gordura é menor do que em amêndoas e as proporções de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados estão muito próximas da proporção de 1:2:1 que os nutricionistas consideram ideal.
Isso significa que ele tem dois ou mais ácidos graxos monoinsaturados, como os do azeite, os mais benéficos para o sistema cardiovascular, do que poli-insaturados e saturados.
A proporção de gordura saudável é maior do que em amendoim, pinhões, pistache, sementes de abóbora ou sementes de girassol.
Minerais valiosos: cobre, magnésio e mais
Cobre e magnésio, dois minerais escassos na dieta de muitas pessoas, são encontrados em abundância no caju.
O cobre participa da formação de glóbulos vermelhos, na manutenção das estruturas dos vasos sanguíneos, nervos, ossos, cabelos e pele, na produção de energia a partir de nutrientes e, acima de tudo, no funcionamento do sistema imunológico.
Quanto ao magnésio, um mineral essencial para os sistemas nervoso e musculoesquelético, um punhado de castanha de caju cobre até 26% das necessidades diárias.
Além do cobre e magnésio, a castanha de caju contém proporções significativas de ferro (9% das necessidades diárias em uma ração de 30 g), zinco (20%), fósforo (20%) e selênio (10%).
O ferro é essencial para o transporte de oxigênio para todas as células, enquanto zinco e selênio colaboram com defesas na eliminação de vírus, bactérias patogênicas, radicais livres e células pré-cancerosas.
Proteínas de qualidade
Cada 100 g fornece 15 g de proteína, então uma porção fornece cerca de 10% das necessidades diárias.
Mas o mais interessante é que os aminoácidos estão nas proporções ideais para sua assimilação, como no caso de proteínas de origem animal ou soja. Dessa forma, eles favorecem a regeneração perfeita dos tecidos e o desenvolvimento de processos fisiológicos.
Além disso, destaca-se a proporção de triptofano, que no caju é maior do que em qualquer outro alimento: em 30 g há 72 mg de triptofano.
Ossos e músculos em forma
A castanha de caju é uma fonte abundante de magnésio, um mineral que faz parte dos ossos e, através de um mecanismo de equilíbrio com cálcio, contribui para o relaxamento e o bom estado do sistema nervoso e dos músculos.
O magnésio é tão necessário para a força óssea quanto o cálcio.
Gostou de saber mais sobre como fazer pão com farinha de castanha de caju? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
qual a quantidade de farinha de trigo desse pao,nao foi informado.
Olá André. Veja bem, nessa receita não leva farinha de trigo só de coco e castanha de caju.
Mas se quiser usar na ora só de amassar a massa em cima de uma mancada, pode.