Informações Adicionais
A aveia é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:
1. Diabetes
Betaglucanos na aveia podem ajudar a controlar a glicose no sangue. Reduz o nível de glicose em jejum, modera picos de insulina, melhora a resistência à insulina, reduz a concentração de hemoglobina glicosilada e diminui o colesterol total e o colesterol LDL.
2. Obesidade e síndrome metabólica
Em pessoas com sobrepeso e obesidade que sofrem de síndrome metabólica, a fibra de aveia pode ajudar a melhorar a tolerância à glicose, bem como a sensibilidade à insulina.
O consumo regular de aveia pode ajudar a diminuir ligeiramente o peso corporal e o IMC e limitar o ganho de peso ao longo do tempo.
A fibra dietética em geral aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta (CCGA) no intestino, o que está associado a maiores concentrações de hormônios supressores de apetite, como GLP e PYY, na fase pós-prandial.
3. Doenças cardiovasculares
O consumo de aveia está relacionado a uma redução no colesterol e triglicérides no sangue, o que poderia prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e coronarianas.
A fibra solúvel ajuda a diminuir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e aumentar ligeiramente as lipoproteínas de alta densidade (HDL).
A fibra aumenta a viscosidade do conteúdo gástrico, diminuindo a absorção de colesterol; liga-se a sais biliares, aumentando sua excreção e estimula o fígado a usar o colesterol disponível.
Betaglucanos aumentam a produção de ácidos graxos de cadeia curta, especialmente propionato, diminuindo os níveis de colesterol no sangue.
4. Câncer
Estilo de vida e nutrição desempenham um papel importante na etiologia e prevenção de diferentes tipos de câncer.
A aveia um efeito antiproliferativo nas células musculares vasculares lisas e em várias linhagens celulares cancerígenas, sendo mais eficazes no câncer de cólon do que no câncer de próstata ou mama.
Acredita-se que os ácidos graxos de cadeia curta (CCGA), como ácido butírico, ácido acético e ácido propiônico, derivados da fibra dietética da aveia possam ter uma poderosa atividade anticancerígena.
Estes são usados pela mucosa do cólon como fonte de energia e estimulam a proliferação celular no epitélio do cólon normal, sendo capazes de retardar o crescimento de linhagens celulares cancerígenas e até induzir apoptose (morte celular) em células cancerígenas.
5. Doença celíaca
A doença celíaca é um distúrbio sistêmico autoimune desencadeado pelo consumo de glúten e prolaminas.
Aveia, como arroz, milho, quinoa, painço, amaranto e sorgo não contém glúten, mas ao contrário destes é muito difícil para ele estar livre de contaminação cruzada de glúten.
O consumo de aveia sem glúten pode melhorar a qualidade nutricional da dieta de pessoas com doença celíaca.
Gostou de saber mais sobre como fazer mingau de aveia com cacau? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!