Início » Saudável

Mingau de aveia com cacau

Mingau de aveia com cacau


PREPARO

15 Minutos


RENDIMENTO

Porções


FAVORITOS

74


CHEFF

Naoca


Mingau de aveia com cacau

Hoje temos por aqui Mingau de aveia com cacau que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 15 minutos esta maravilha de receita da categoria Saudável para seus convidados. A receita pode render até porções e é bem simples de fazer.

Receita de mingau de aveia com cacau

Este mingau de aveia com cacau fica pronto em 15 minutos e é tão delicioso que é difícil acreditar que é tão fácil de preparar. É o café da manhã ideal!

Você só precisa de 5 ingredientes para tornar esta receita tão saudável: leite de coco, água, aveia, cacau e seu adoçante favorito.

Eu adicionei morangos, coco ralado e gotas de chocolate em cima dele, mas você pode usar suas coberturas favoritas ou não adicionar nada, não é necessário.

Além disso, saiba que a aveia é um alimento cheio de nutrientes importantes para o corpo.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso mingau de aveia com cacau. Quer saber mais? Continue lendo!

Como Fazer Mingau de aveia com cacau

Veja também: Iogurte de Coco 100% Natural

Para preparar a receita de mingau de aveia com cacau,  você vai precisar de:


Ingredientes Para Mingau de aveia com cacau

  • 1 e 1/2 xícara de leite de coco (375 ml)
  • 1/2 xícara de água (125 ml)
  • 1/2 xícara de flocos de aveia (80 g)
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó 70% ou sem zero açúcar
  • 8 colheres de sopa de açúcar de coco
  • Coberturas: morangos, gotas de chocolate e coco ralado a gosto

Como Fazer Mingau de aveia com cacau


inicie

Despejando o leite de coco e a água em uma panela e coloque o fogo ao máximo.


Observe

Quando esquentar (mas antes de ferver), desça para fogo médio e adicione a aveia.


Cozinhar

Adicione o açúcar e cubra a panela e deixe cozinhar por cerca de 5 ou 10 minutos ou até que a aveia esteja pronta.


Em seguida

Retire a panela do fogo e adicione o cacau e mexa até dissolver todos os ingredientes estiverem bem integrados.


Servir

Sirva o mingau em uma tigela e adicione suas coberturas favoritas.


Informações Adicionais

A aveia é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

1. Diabetes

Betaglucanos na aveia podem ajudar a controlar a glicose no sangue. Reduz o nível de glicose em jejum, modera picos de insulina, melhora a resistência à insulina, reduz a concentração de hemoglobina glicosilada e diminui o colesterol total e o colesterol LDL.

2. Obesidade e síndrome metabólica

Em pessoas com sobrepeso e obesidade que sofrem de síndrome metabólica, a fibra de aveia pode ajudar a melhorar a tolerância à glicose, bem como a sensibilidade à insulina. 

O consumo regular de aveia pode ajudar a diminuir ligeiramente o peso corporal e o IMC e limitar o ganho de peso ao longo do tempo.

A fibra dietética em geral aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta (CCGA) no intestino, o que está associado a maiores concentrações de hormônios supressores de apetite, como GLP e PYY, na fase pós-prandial.

3. Doenças cardiovasculares

O consumo de aveia está relacionado a uma redução no colesterol e triglicérides no sangue, o que poderia prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e coronarianas.

A fibra solúvel ajuda a diminuir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e aumentar ligeiramente as lipoproteínas de alta densidade (HDL). 

A fibra aumenta a viscosidade do conteúdo gástrico, diminuindo a absorção de colesterol; liga-se a sais biliares, aumentando sua excreção e estimula o fígado a usar o colesterol disponível.

Betaglucanos aumentam a produção de ácidos graxos de cadeia curta, especialmente propionato, diminuindo os níveis de colesterol no sangue.

4. Câncer

Estilo de vida e nutrição desempenham um papel importante na etiologia e prevenção de diferentes tipos de câncer.

A aveia um efeito antiproliferativo nas células musculares vasculares lisas e em várias linhagens celulares cancerígenas, sendo mais eficazes no câncer de cólon do que no câncer de próstata ou mama. 

Acredita-se que os ácidos graxos de cadeia curta (CCGA), como ácido butírico, ácido acético e ácido propiônico, derivados da fibra dietética da aveia possam ter uma poderosa atividade anticancerígena. 

Estes são usados pela mucosa do cólon como fonte de energia e estimulam a proliferação celular no epitélio do cólon normal, sendo capazes de retardar o crescimento de linhagens celulares cancerígenas e até induzir apoptose (morte celular) em células cancerígenas. 

5. Doença celíaca

A doença celíaca é um distúrbio sistêmico autoimune desencadeado pelo consumo de glúten e prolaminas.

Aveia, como arroz, milho, quinoa, painço, amaranto e sorgo não contém glúten, mas ao contrário destes é muito difícil para ele estar livre de contaminação cruzada de glúten.

O consumo de aveia sem glúten pode melhorar a qualidade nutricional da dieta de pessoas com doença celíaca.

Gostou de saber mais sobre como fazer mingau de aveia com cacau? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas