Início » Saudável

Como Fazer Aspargos

Como Fazer Aspargos


PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

5 Porções


FAVORITOS

142


CHEFF

Naoca


Como Fazer Aspargos

Hoje temos por aqui Como Fazer Aspargos que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de receita da categoria Saudável para seus convidados. A receita pode render até 5 porções e é bem simples de fazer.

Saiba Como Fazer Aspargos

Nos tempos antigos, as civilizações egípcia e grega usavam espargos como alimento e oferenda para seus deuses. Hoje em dia, as propriedades dos espargos no campo da medicina são atualmente reconhecidas. Mas como fazer aspargos?

Essa é uma pergunta boa!

De fato, existem várias formas de fazer aspargos, inúmeras receitas. Contudo, hoje eu quero trazer uma básica e fácil de fazer, mas que deixará o alimento com um sabor incrível. 

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a como fazer aspargos. Quer saber mais? Continue lendo!

Como Fazer Aspargos

Veja também: Picolé de Chocolate Zero Açúcar e Zero Lactose

Para preparar a aspargos, você vai precisar de:


Ingredientes Para Como Fazer Aspargos

  • 1 punhado de espargos frescos
  • 60 gramas de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 colher de chá de pimenta preta moída
  • 3 dentes de alho esmagados

Como Fazer Como Fazer Aspargos


Inicie

Cortando a base dura dos espargos.


Em seguida

Encha uma panela com água, leve ao fogo e deixe ferver e quando a água estiver fervendo, adicione os aspargos e deixe cozinhar por 2 minuto.



Adicionando

Adicione o azeite, sal e pimenta. Refogue o alho na manteiga por 1 minuto, tomando cuidado para que não doure.


Refogar

Adicione os espargos e refogue por 10 minutos, virando para que cozinhem uniformemente.


Servir

Está pronto! Agora sirva como quiser.


Informações Adicionais

O aspargo é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

Fonte de nutrientes

É um alimento com baixo valor energético e alto teor de água. O principal nutriente são os carboidratos, destacando seu teor de fibras. A fibra exerce um efeito estimulante no peristaltismo, prevenindo a constipação e ajudando a reduzir o colesterol. Além disso, tem um efeito saciante.

Espargos têm inulina, uma fibra solúvel que ajuda a regular o trânsito intestinal e reduzir os níveis de lipídios e glicose no sangue. Também pode atuar na microbiota intestinal modulando-a pela função prebiótica.

É um dos vegetais mais ricos em proteínas. Contém nasparagina, um aminoácido que, quando metabolizado, é transformado em ácido aspártico, importante na síntese de ureia e responsável pelo cheiro da urina após a ingestão de espargos. 

Além disso, o ácido aspártico promove o desenvolvimento muscular e reduz a fadiga. Espargos também têm arginina. 

Este aminoácido é importante na síntese de colágeno e está envolvido na saúde da pele e na cicatrização de feridas. Devido ao seu conteúdo nesses aminoácidos, os espargos são recomendados para atletas e jovens em idade crescente.

Eles são um dos vegetais mais diuréticos devido ao seu baixo teor de sódio e ricos em potássio, bem como ao alto percentual de água que possuem. 

Recomenda-se consumi-lo em dietas para evitar a retenção de líquidos e naquelas pessoas que seguem uma dieta com baixo teor de sal, como no caso de hipertensão.

Vitaminas e minerais

Espargos são ricos em vitaminas C e E, flavonoides e lignanas, um tipo de fitoestrógenos – compostos vegetais com uma estrutura semelhante ao estrogênio. Eles também têm vitaminas do complexo B, como riboflavina e ácido fólico, e betacaroteno (provitamina A).

A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico; enquanto a vitamina E contribui para a proteção das células contra o estresse oxidativo. 

A riboflavina (vitamina B2) está envolvida no bom funcionamento do sistema nervoso e da visão, pode ajudar a reduzir a enxaqueca e melhorar a aparência do cabelo, pele e unhas. 

O ácido fólico (vitamina B9) é essencial na síntese e divisão celular do DNA. Em mulheres grávidas, as necessidades dessa vitamina são maiores.

Lignanas e flavonoides são compostos com capacidade antioxidante. Eles neutralizam a ação dos radicais livres e podem ajudar a prevenir o aparecimento de diferentes doenças não transmissíveis.

Espargos são os vegetais mais ricos em zeaxantina, um carotenoide como a luteína. Esses compostos são encontrados na região da retina chamada mácula e ajudam a prevenir degeneração macular, glaucoma ou perda de visão.

Quanto ao seu conteúdo mineral, os espargos têm quantidades significativas de potássio (contração muscular), fósforo (saúde óssea), ferro e iodo. Eles também contêm cálcio e magnésio em menor grau.

Prevenção de doenças

Como muitos outros vegetais, é uma ótima fonte de antioxidantes, os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que produzem no corpo por diferentes razões, prejudiciais ao corpo, pois alteram o DNA de genes, proteínas e gorduras. 

Baixos níveis de antioxidantes são precursores de algumas doenças, como câncer ou doenças cardiovasculares.

Gostou de saber mais sobre como fazer aspargos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




2 thoughts on “Como Fazer Aspargos”
  1. Palmira Silva disse:

    vou fazer amanhã a receita de espargos

    1. Opa.
      Compartilha com nós sua experiencia.
      Abraços. Naoca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas