Início » Petiscos

Bolinho de Macaxeira

Bolinho de Macaxeira


PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

15 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


Bolinho de Macaxeira

Hoje temos por aqui Bolinho de Macaxeira que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de receita da categoria Petiscos para seus convidados. A receita pode render até 15 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Bolinho de Macaxeira

Hoje iremos fazer uma receitinha de bolinhos de macaxeira que é ótimo para fazer como petisco, acompanhamentos em refeições, lanches mais caprichados e até mesmo se quiser fazer em confraternizações com familiares ou amigos e até mesmo em eventos mais elaborados, combina praticamente em todos os momentos.

E com o sabor inconfundível da macaxeira, e vou te ser sincera: consegue ser melhor que a batata! Se nunca provou um bolinho com massa de macaxeira, você não sabe o que tá perdendo.

Então, já chega de perder tempo e vem aprender com a Chef Naoca a fazer essa receita de bolinho de macaxeira com recheio tradicional de queijo, escolha que não tem erro. Você vai se surpreender. Acompanhe:

Veja também: Macaxeira frita na airfryer.


Ingredientes Para Bolinho de Macaxeira

  • 1Kg macaxeira (cozida e sem sal)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ovos
  • cheiro verde a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • orégano a gosto (opcional)
  • cebolinha a gosto
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado ou um pacotinho pequeno
  • 250g queijo mussarela em cubos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • farinha de rosca para empanar
  • 1 ovo batido para empanar
  • óleo para fritar
  • água até cobrir para cozinhar a macaxeira

Como Fazer Bolinho de Macaxeira


Primeiramente

Você tem que cozinhar a macaxeira, ponha-a em uma panela e jogue água até cobrir e não coloque sal. E deixe cozinhando até amolecer, mas verificando o ponto dela, que é quando consegue enfiar o garfo e ela se quebra ao meio. Neste momento deligue o fogo.


Logo em seguida

Escorra a água, e amasse ainda quente com ajuda de um garfo ou espremedor. Você tem fazer isso enquanto está quente, porque se esfriar endurece. Assim que estiver bem amassado, tire os talinhos da macaxeira e acrescente a manteiga, vá misturando bem com uma colher de pau.


Depois

Em uma outra tigela misture os ovos, sal, cheiro verde, cebolinha, queijo ralado, orégano, pimenta do reino e jogue na macaxeira e misture. Aí acrescente o trigo, e vá colocando aos poucos, até que veja que a massa ficou firme e desgrudou da tigela.


Em sequência

Chegou a hora de separar as porções para fazer os bolinhos. Pegue a porção, faça bolinhas e com o dedo abra uma cavidade da massa o suficiente para passar o cubinho de queijo e feche bem para não entrar ar, porque se não poderá estourar o bolinho na hora da fritura.


Mais adiante

Bolinhos recheados, agora tem que empanar. Pegue um recipiente e bata o ovo e em um prato coloque farinha de rosca. Jogue primeiro os bolinhos no ovo batido e depois na farinha de rosca. Faça esse processo com todos os bolinhos. E reserve.


Neste tempo

Em uma panela jogue o óleo, o suficiente para deixá-los submersos e espere esquentar, ele precisa está bem quente para que os bolinhos fiquem no final bem sequinhos. Uma dica: Com um palito de fósforo coloque no óleo, assim que ele ascender o fogo é porque está bem quente.


E por fim

Adicione na panela os bolinhos para fritar até que fiquem douradinhos. E então, retire e ponha em um prato já forrado com papel toalha, para escorrer o restante do óleo. Espere esfriar um pouco, e já pode servir!


Informações Adicionais

Outros Modos de Preparo Para Fazer Bolinho de Macaxeira

A macaxeira; ou mandioca, que é popularmente conhecida pelo Brasil; se tornou um ingrediente essencial na cozinha de toda e qualquer pessoa, pelo simples fato de ser bem versátil, pois super combina com caldos, vários tipo de carnes, ensopados e assados, e ultimamente está sendo bem utilizada como sobremesa e em salgados, e um desses tipos de salgados é o bolinho de macaxeira que também pode ser preparado de diversas maneiras, sendo frito (como foi mostrado na receita acima) e assado no forno ou na Airfryer, te dando uma opção mais saudável.

Se quiser também, você pode trocar a farinha de rosca pela farinha Panko, que deixa o bolinho ainda mais crocante e sequinho, mas se você não tem acesso à ela e ainda quiser experimentar, a chefe Naoca oferece uma maneira de preparar sua própria farinha Panko caseira,  já disponível no site.

Além disso, você tem uma infinidade de sabores que pode escolher, como por exemplo: carne, queijo com presunto, camarão com creme cheese, calabresa, charque, entre outras dezenas de sabores que você pode explorar a seu gosto e imaginação!

 

Como Armazenar os Bolinhos de Macaxeira

Caso tenha sobrado bolinhos e que você queira fazer em um outro dia, mas claro, que eles estejam apenas empanados é só apenas colocar em uma vasilha que isole bem ou num saquinho próprio para armazenar comida e coloque em um congelador ou freezer. Fazendo de maneira correta poderá ter a duração de até 2-3 meses.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas