Pão Caseiro

Pão Caseiro



Receita de Pão Caseiro
2 Porções
Tempo: 2 h 55 min
Ingredientes:
  • 1 e 1/2 Xícara de leite morno
  • 1 Colher (sopa) de fermento biológico
  • 1 Colher (café) de sal
  • 3 Colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 Xícara de óleo
  • 5 xícaras de farinha de trigo
  • 1 Gema de ovo para pincelar
  • Margarina para pincelar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Coloque em uma tigela grande o leite morno, é muito importante que seu leite esteja apenas morno e não muito quente, caso contrário, isso fará com que seu pão não cresça. Logo acrescente o fermento, açúcar e sal. Mexa bem com um fuet para dissolver tudo.
  • Acrescente o ovo e o óleo, misture novamente. Agora vamos acrescentando o trigo aos poucos, mexendo sempre e jogando o restante do trigo. Vai chegar um ponto que não vai dá pra mexer com o fuet. Iremos usar as mão para amassar a massa.
  • Quando a massa ficar firme, transfira ela para uma bancada lisa polvilhada de trigo para ir amassando e deixando ela bem lisa só sovando. O ponto certo é quando ela tiver bem redondinha e lisa.
  • Quando chegar no ponto, devolva sua massa para a tigela e tampa ou cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora. Nesse tempo sua massa irá dobrar de tamanho. Ai vamos moldar essa massa para ganhar formato de pão.
  • Depois de dobrar de tamanho, você vai dividir sua massa em duas parte, e esticá-la com um rolo em cima da bancada polvilhada de trigo. Estica ela em comprido e enrole feito um rocambole. Faça isso nas duas partes.
  • Use 2 formas retangular pequenas, unte com margarina e polvilhe com trigo. Logo coloque seus pães já em formato rocambole na forma. E deixe descansar cobertos com um pano por mais 1 hora. Eles irão crescer mais ainda.
  • Agora pincele delicadamente com gema por cima dos pães, cuidado para não afundá-los. Leve para assar em 180 °C por 35-40 minutos. Atenção na hora de assar, cada forno tem seu tempo.
  • Quando os pães estiverem bem douradinho já vão tá pronto, retire do forno e logo pincele com margarina por cima para dá um brilho em pão. Caso queira, pode jogar queijo ralado por cima do pão ainda quentinho. Fica divino.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Como Fazer Pão Caseiro

As imagens dessa receita são do Gordices da Teka, aproveite para se inscrever no canal dela depois de assistir o vídeo.

Pão Caseiro

Faça você mesmo(a) a receita de pão caseiro mais fofo do Brasil! Com apenas ingredientes simples você consegue fazer um pão gostoso para seus lanches em casa.

Já vai imaginando você tirando seu pão do forno, passando manteiga e vendo-a derreter na fatia que você cortou.

Um pão caseiro fofinho e gostoso feito por suas mãos, imaginou? Portanto, não deixe só na imaginação e vem fazer o seu agora mesmo!

A receita pode parecer complicada por conta do tempo de espera, mas, não é.

Basta ter paciência, pois o tempo de descanso é fundamental para a massa crescer e deixar seu pão caseiro bem fofinho.

Receitas de Pão Caseiro (Como fazer igual padeiro)

Para fazer uma excelente receita de pão caseiro bem gostoso eu uso o leite morno ao invés da água morna. O leite ou a água morna é muito importante para dar a fermentação ideal da massa.

Essa seria um tipo de dica daquelas que os padeiros não gostariam de dar, vai por mim.

Porém, se liga no aviso abaixo:

  • Importante: Em hipótese alguma coloque o leite ou água fervendo, isso vai matar as bactérias do fermento fazendo com que seu pão não cresça.

Se a massa não crescer ela acabará ficando pesada e depois de assado, ficará um pão seco e duro.

Mas não entre em desespero, aprender como fazer pão caseiro da forma correta é simples e eu deixei um modo de preparo bem legal e fácil de seguir.

Para enrolar o pão eu fiz em duas partes, usando duas formas retangulares pequenas para assar, formando dois pães médios.

Mas você pode fazer somente um pão comprido ou pode também fazer vários pãezinhos redondos, organizando todos em uma forma grande, isso vai te render uns 10 a 15 pães caseiros.

como fazer pão caseiro fofo

Você pode se interessar:

Informação Nutricional

  • Quantidade: 100 g (2 fatias)
  • Calorias: 267,7 kcal
  • Carboidratos: 47,8 g
  • Proteínas: 10,25 g
  • Gorduras Totais: 3,86 g
  • Fibra Alimentar: 0,0 g
  • Sódio: 402,5 mg
  • Cálcio: 63,5 mg

Hora da “mão na massa”

Agora vem comigo colocar em prática essa variação de receitas de pão caseiro, sim, pois existem muitas variações.

Por hora e para essa receita, vamos precisar dos seguintes ingredientes:


Publicidade

Dicas Adicionais:

A receita que você viu no topo desse artigo é do canal gordices da Teka, onde ela também ensina do jeito dela a receita que acabamos de fazer.

Variações da Receita

Se desejar experimentar novos sabores e texturas para o seu pão caseiro fofinho, aqui vão algumas ideias de outros ingredientes que podem deixar a receita ainda mais deliciosa:

– Queijo: Você pode adicionar queijo ralado ou em cubos na massa do pão, ou colocar fatias de queijo por cima antes de assar.

O queijo vai derreter e formar uma casquinha crocante e saborosa. Você pode usar o queijo de sua preferência, como muçarela, parmesão, provolone, cheddar, etc.

– Ervas e temperos: Você pode aromatizar o seu pão caseiro fofo com ervas e temperos frescos ou secos, como orégano, manjericão, alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha, alho, cebola, etc.

Basta misturar os ingredientes na massa ou polvilhar por cima antes de assar.

– Frutas secas e oleaginosas: Você pode adicionar frutas secas e oleaginosas picadas na massa do pão, como uva passa, damasco, figo, ameixa, nozes, castanhas, amêndoas, etc.

Esses ingredientes vão dar um toque doce e crocante ao seu pão caseiro fofo.

– Chocolate: Você pode transformar o seu pão caseiro fofo em um delicioso pão de chocolate, adicionando chocolate em pó ou cacau na massa, ou colocando pedaços de chocolate ou gotas de chocolate na massa ou por cima antes de assar.

O chocolate vai derreter e criar um contraste delicioso com a massa fofinha.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer um pão caseiro fofo, por isso separamos as principais perguntas e respostas que podem te ajudar a preparar essa delícia sem erro. Confira:

Como fazer o pão sem sovar?

Para fazer o pão sem sovar, você pode usar uma batedeira com gancho ou um liquidificador para misturar os ingredientes e formar a massa. Depois é só deixar crescer e assar normalmente.

Como fazer pão caseiro fofo com fermento químico?

Para fazer a massa com fermento químico, você pode substituir o fermento biológico por 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

O resultado será um pão mais leve e aerado, mas com menos sabor.

Como fazer pão caseiro com farinha integral?

Você pode substituir metade da farinha de trigo branca por farinha de trigo integral.

O pão ficará mais nutritivo e saudável, mas também mais pesado e denso.

Como fazer pão caseiro na airfryer?

Para fazer pão caseiro fofo na airfryer, você pode seguir a mesma receita, mas dividir a massa em porções menores e colocar em forminhas untadas.

Depois é só assar na airfryer por cerca de 15 minutos a 180°C.

Como fazer pão caseiro fofo doce?

Você pode aumentar a quantidade de açúcar na receita para 1/2 xícara (chá) ou adicionar outros ingredientes doces como mel, leite condensado, coco ralado, frutas cristalizadas, etc.

 

Espero que você tenha gostado da receita de pão caseiro que trouzemos e das dicas para fazer seu pão com sucesso. Até a próxima receita!




5 Comentários Sobre
  1. ETTORE BROTTO disse:

    O trigo estava na geladeira eu acho que estraguei a fermentação.

    1. Mas… Você conseguiu finalizar a receita?
      Me diga como ficou.

    2. Chrissandro Marques disse:

      Gostaria de saber por quanto posso vender esse pão. É uma excelente receita. Já esse tipo de pão gosto, estou pretendendo fazer para vender.

    3. Olá Chrissandro. 🙂
      Na época que minha avó vendia em casa, era 2,00 cada pão. Eles eram redondos e recheados. Isso foi a 4 anos atrás.
      Mas para você ter um bom lucro, eu aconselho que você faça o calculo de todo o seu gasto, faça seus pães e venda no preço que dê para você tirar pelo menos 50% de lucro.
      Agora você tem que escolher como vai querer vender seu pão, você pode fazer um pão comprido e médio igual eu na receita ou pode fazer vários em formas de bolinhas. Ai você pode vender recheado ou não.
      Eu não consigo te dar um valor exato porque temos a diferença do preço dos materiais que variam de um Estado para o outro.
      Abraços e boas vendas!

  2. Ricardo Benedito disse:

    Essa receita tem a combinação e proporção perfeita de ingredientes para um pão caseiro.Dificilmente ela gruda na mão ou não cresce. Eu já a fiz várias vezes e comecei a testar algumas variações que a melhoraram ainda mais. Adicionei um pacotinho de 10g de melhorador de farinha e troquei o óleo por margarina. A margarina deixa a massa menos pegajosa e fica fácil de sovar e esticar. Também notei que a marca da farinha e do fermento biológico seco influenciam demais no resultado. Em geral as farinhas do tipo premium ou puríssima dão melhores pães. Há algumas marcas boas. Já o fermento, notei que há uma marca específica em que os carocinhos do fermento são menores e mais claros que os concorrentes, parecendo pó. Esse produto não tem um cheiro forte, como os seus concorrentes. Faz a massa crescer bastante e ficar saborosa, com um gosto e cheiro bem suaves. Já a farinha dessa marca eu não achei tão boa para pães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina
pão sem sovar

Pão Sem Sovar

Pão de Batata

Pão de Batata

Receita de Pão Caseiro

Pão Caseiro

Publicidade

Mais Recentes


pão sem sovar

Pão Sem Sovar

Tagliolini

Tagliolini

Palha Italiana

Palha Italiana

Arroz Chaufa

Arroz Chaufa

manteiga ghee

Manteiga Ghee

Pudim sem forno

Pudim sem Forno