Início » Natal

Pudim Natalino

Pudim Natalino


PREPARO

205 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


Pudim Natalino

Hoje temos por aqui Pudim Natalino que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 205 minutos esta maravilha de receita da categoria Natal para seus convidados. A receita pode render até 12 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Pudim Natalino

Para quem não conhece, o Pudim de Natal é uma das mais tradicionais sobremesas de Natal em todos os lares de Portugal. E por ser  simples de preparar eu vou te ensinar essa receita.

O Pudim de Natal é um doce cremoso, fácil de fazer e muito saboroso, você verá que é uma sobremesa incrivelmente versátil para servir na ceia de natal,  isso sem falar que é também uma ótima opção para servir no seu jantar de Ano Novo.

É possível variar muitos dos seus ingredientes para criar um sabor único.

Veja também: Sobremesa de natal


Ingredientes Para Pudim Natalino

  • CALDA
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (refinado ou cristal)
  • 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente
  • PUDIM
  • 2 caixas ou lata leite condensado de 395g
  • 5 ovos
  • 500ml leite líquido
  • água quente para o banho maria
  • 4 colheres (sopa) de vinho branco seco (opcional)
  • ½ xícara (chá) nozes picadas
  • ½ xícara (chá) de damascos picados
  • ½ xícara (chá) de cerejas em calda picadas
  • nozes, cerejas e damasco para decorar

Como Fazer Pudim Natalino


Faça o caramelo do pudim

Numa panela ou até mesmo na fôrma que vai utilizar para fazer o pudim, acrescente o açúcar e a água e misture.. Ligue em fogo médio. E só mexa de vez em quando para ajudar no derretimento. Assim que derretido e estiver um caramelo dourado, já pode desligar.


Em sequência

Com a ajuda de um pano, pegue e vá espalhando por todos lados o caramelo na fôrma e com o auxilio de uma colher jogue no centro da fôrma. E reserve.


Prepare o pudim

Ponha o leite condensado, ovos e o leite no liquidificador e bata tudo até ficar homogêneo


Logo após

Pegue o líquido e vá despejando devagar na fôrma já caramelizada. Direcione ao forno preaquecido a 180°C, em banho maria e deixe por 25 minutos.


Enquanto isso

Em uma vasilha misture as nozes, damasco, cereja e o vinho. Reserve.


Em seguida

Chegou no tempo, retire com cuidado do forno. Jogue e espalhe bem devagar a mistura de nozes, o damasco, cereja e vinho até que afunde por eles mesmos. E leve de volta ao forno por mais 35 minutos ou até ficar firme. Verifique também o nível de água do banho maria.


Dica

Faça o teste de palito, se sair limpo é porque chegou ao ponto certo.


E por fim

Se estiver pronto, retire. Deixe esfriar e leve a geladeira por 3 horas. Depois disso, desenforme e decore com as nozes, cereja e damasco do jeito que preferir. E já pode servir à vontade!


Informações Adicionais

Fonte da Imagem: Guida da cozinha

Origem do Pudim Natalino

Essa iguaria data de muito tempo atrás, da Inglaterra dos anos 1300! Isso mesmo que você leu! Mas ela passou por muitas reformulações até chegar no doce que conhecemos. Ele era um tipo de  mingau cheio de ingredientes que hoje nos parecem estranhos, como carne bovina, ameixas, rum escuro, vinho e especiarias.

Algumas décadas depois, a receita passou a receber outras bebidas como cerveja escura e frutas secas em profusão, daí os Puritanos baniram a receita da terra da rainha. Só que, no reinado de George I, quem acabou provando um pouco do doce e se apaixonando por ele, a receita foi trazida de volta.

Mas a receita mais próxima da que conhecemos hoje em dia só chegou a ser produzida por volta dos anos 1800, quando várias tradições envolvendo essa iguaria foram inventadas, como cozinhar uma moeda de prata para dar sorte ou um anel de ouro, quem o achasse, tinha o casamento garantido no ano seguinte. E uma das mais notáveis tradições era a chamada “stir-up sunday”, que consistia em preparar o pudim um domingo antes do advento e cada membro da família ir mexendo a mistura a cada dia até a véspera de natal, quando se servia o doce.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas