Início » Natal

Peru Assado ao Molho de Laranja

Peru Assado ao Molho de Laranja


PREPARO

220 Minutos


RENDIMENTO

18 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


Peru Assado ao Molho de Laranja

Hoje temos por aqui Peru Assado ao Molho de Laranja que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 220 minutos esta maravilha de receita da categoria Natal para seus convidados. A receita pode render até 18 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Peru Assado ao Molho de Laranja

O peru é um alimento clássico na ceia de Natal. Com esse período do ano chegando, é comum muitas pessoas procurarem receitas de como fazer. Pensando nisso, trouxemos hoje uma receita de peru assado ao molho de laranja.

Sem dúvida alguma, essa receita de peru assado ao molho de laranja irá chamar a atenção de todos na mesa, por isso, vale a pena fazer!

Veja também: 2 tipos de molhos para peru.


Ingredientes Para Peru Assado ao Molho de Laranja

  • 1 peru inteiro grande lavado e seco
  • 250 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 1 xícara de mistura de ervas (tomilho fresco, salsa, manjericão, alecrim, etc)
  • 1 cebola grande picada
  • Sal a gosto
  • 1/3 xícara de suco de laranja
  • 1 limão, o suco e a casca
  • Raminhos adicionais de tomilho fresco
  • 1 limão, cortado em fatias
  • Pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Caldo de legumes caseiro ou caldo Knorr
  • 1 xícara de vinho branco (por último)
  • ACOMPANHAMENTO:
  • Legumes salteados para servir
  • Batatas douradas para acompanhar
  • Laranjas caramelizadas para acompanhar

Como Fazer Peru Assado ao Molho de Laranja


Temperar o peru

Tempere o peru já fazendo o molho. Em uma tigela coloque a manteiga e adicione as ervas, cebola, sal, suco de laranja, limão e raspas de limão e misture. Espalhe pelo o peru por dentro.


Em seguida

Coloque os ramos de tomilho fresco e o limão dentro da cavidade do peru. Coloque o peru em uma assadeira. Deixe desancar de um dia pro outro.


Preparar para assar

Banhe com o azeite e polvilhe pimenta se quiser. Amarre as coxas do peru com uma corda de cozinha. Cozinhe o peru no forno por 1 a 2 horas. A cada 30 minutos, coloque por cima do peru um pouco de caldo ou sucos do cozimento do peru.


Assando corretamente

Passado o tempo, retire o peru do forno e faça furos nele, cubra com papel alumínio e cozinhe o peru por mais 45-50 minutos. Após isso, retire do forno e incline o peru para que os sucos caiam na bandeja. Retire o peru da assadeira e cubra com papel alumínio; deixe repousar.


Finalizando o molho

Despeje o molho que soltou em uma panela e adicione o caldo de legumes e o vinho. Cozinhe em temperatura média por 10 minutos. Coe a mistura em uma tigela, volte o molho para a panela e reduza por mais cerca de 10 minutos. E despeje em cima do peru.


Servir o peru

Sirva seu peru assado ao molho de laranja acompanhado de legumes salteados, batatas e laranjas caramelizadas.


Informações Adicionais

O peru é um dos pratos principais na ceia de Natal, pois representa a fartura e a alegria da época. Além disso, o peru é uma das carnes tradicionais do Natal, pois além de ser saboroso e nutritivo, também é uma ótima oportunidade para reunir família e amigos em volta da mesa.

A tradição de servir peru no Natal é tão antiga quanto a própria ceia de Natal e representa a comunhão entre o grupo. Por isso, o peru tem grande importância na ceia de Natal.

Portanto, sabemos que a receita de peru assado ao molho de laranja tem seus benefícios. E a carne do peru é rica em diversos nutrientes para a saúde. Acompanhe.

Benefícios da carne de peru

A carne de peru contém proteínas necessárias para o crescimento e desenvolvimento saudáveis do corpo humano durante a infância, adolescência e gravidez.

Este alimento é uma fonte de aminoácidos essenciais que participam da produção de serotonina, substância que gera um efeito calmante em nosso corpo e que ajuda na regulação do sono.

Os nutrientes que contém melhoram a aparência da pele. É importante mencionar que tem vitamina B6, que entre outros benefícios, retarda a perda de memória relacionada à idade.

Por sua vez, contém vários elementos importantes como o ferro, que é essencial para a formação de células no sangue.

 

Espero que você tenha gostado a receita de peru assado ao molho de laranja. Compartilhe a receita com os amigos também.

Abraços!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas